Comércio e shoppings reabrem nesta segunda-feira em Ribeirão Preto - Juliana Rangel

Comércio e shoppings reabrem nesta segunda-feira em Ribeirão Preto

Compartilhe:

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, confirmou nesta quarta-feira, 27, a reabertura de atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shoppings, como foi autorizado pelo Governo do Estado de São Paulo. O decreto municipal será publicado até sexta-feira, 29, com várias regras a serem seguidas, como o horário de funcionamento e capacidade de no máximo 20% das pessoas dentro dos estabelecimentos.

A reabertura está sendo possível porque dentro das cinco categorias especificadas pelo governo do Estado, Ribeirão Preto ocupa a fase 2, de cor laranja, que autoriza a abertura desses estabelecimentos. Porém regras da quarentena ainda precisam ser seguidas e a curva de contágio e leitos de hospitais não podem crescer.

Nogueira reforçou isso, que segue ainda a quarentena e essa flexibilização precisa de cuidados com a prevenção para que a curva de crescimento do contágio não cresça. “Período de muito esforço para manter baixas as curvas de contaminação para que possamos passar para a fase amarela e depois a verde”, pede o prefeito.

Plano Consciente

Serão cinco etapas previstas no plano e cada região do estado será classificada em uma delas, no caso Ribeirão Preto na fase 2, a laranja. O estado será dividido de acordo com as 17 Diretorias Regionais de Saúde – DRS, além da cidade de São Paulo, que será analisada isoladamente:

FASE 1 Vermelha – Alerta Máximo:

Funcionam somente os serviços essenciais, a indústria não essencial e construção civil

FASE 2 Laranja – Controle:

Funcionam com restrições os setores de atividades imobiliárias; concessionárias; escritórios; comércios em geral; e shoppings centers

FASE 3 Amarela – Flexibilização:

Funcionam com restrições os setores de bares, restaurantes e similares; salões de beleza

FASE 4 Verde – Abertura Parcial:

Funcionam com restrições as academias

FASE 5 Azul – Normal Controlado:

Todos os setores funcionam, observando protocolos e determinações que serão especificadas pelo estado;

Liberação dos espaços públicos, e funcionamento de teatros, cinemas e eventos que promovam aglomerações, inclusive os esportivos, só serão autorizados nesta fase.

Matéria em atualização…