Conheça o veículo elétrico que acaba de chegar ao Brasil - Juliana Rangel

Conheça o veículo elétrico que acaba de chegar ao Brasil

Compartilhe:

Considerado o maior lançamento da história recente da marca, o Jaguar I-PACE chegou para ser referência em veículos elétricos no País. Absolutamente consagrado ao redor do mundo, com mais de 60 prêmios conquistados em diferentes países desde o seu lançamento, o I-PACE foi o único veículo na história a conquistar as três categorias do mais importante prêmio da indústria automobilística global, o World Car Awards.

Na premiação, o SUV da Jaguar conquistou todos os principais prêmios de uma só vez, sendo nomeado World Car of the Year, World Green Car of the Year e World Car Design of the Year.

Totalmente desenvolvido no Reino Unido, o I-PACE será produzido na fábrica de última geração da Jaguar Land Rover em Graz, na Áustria, em parceria com a Magna Steyr.

O modelo já está disponível na concessionária Eurobike Jaguar Land Rover em Ribeirão Preto, em versão única equipada com dois motores elétricos, que desenvolvem 400 cv de potência, e bateria de 90 kW, que oferece autonomia de até 470 quilômetros com uma única carga, de acordo com o ciclo WLTP.

Extremamente ágil, o modelo elétrico traz torque instantâneo de 69,6 kgfm, força suficiente para levá-lo da imobilidade aos 100 km/h em apenas 4,8 segundos, desempenho digno de um superesportivo. 

Para receber o Jaguar I-PACE e oferecer a melhor estrutura de pós-venda aos clientes do modelo, a rede de concessionárias Jaguar Land Rover de todo o Brasil está sendo devidamente preparada com uma série de amplos programas de treinamento voltados a todos os seus funcionários, desde vendedores até técnicos de oficina.

Além disso, a concessionária tem toda a estrutura física necessária para receber o modelo, incluindo duas unidades de carregamento. E o cliente Eurobike, que adquiri um I-Pace ganha da concessionária um carregador para ser usado em casa.

“Ribeirão Preto tem um apelo muito grande do diesel e do etanol, que é bastante produzido na nossa região, mas a cidade está sempre aberta a novas tecnologias e temos notado um interesse muito grande dos nossos clientes, principalmente aqueles que viajam bastante para o exterior e já notaram o aumento da comercialização desses veículos. O Jaguar I-Pace não é simplesmente um elétrico, ele é um veículo inteligente, um veículo totalmente interativo, além disso, o carro não carrega somente quando está conectado ao carregador, ele regenera energia quando o condutor solta o acelerador. Resumindo,  além de todo luxo e requinte da Jaguar, o I-Pace é o veículo mais inteligente esportivo de cinco lugares” enfatizou o diretor da Eurobike Jaguar Land Rover, Guilherme Passalacqua.

Desempenho

O novo Jaguar I-PACE oferece a seus clientes um SUV extremamente prático, com desempenho de um superesportivo, amplo espaço interno, tecnologia avançada e design extremamente atraente.

Equipado com uma bateria íon de lítio de 90 kWh formada por 432 células e ampla capacidade térmica, o modelo é capaz de sair da imobilidade e alcançar os 100 km/h em apenas 4,8 segundos, além de possuir autonomia de rodagem de até 470 quilômetros, de acordo com a WLTP. Tudo isso graças aos dois motores elétricos idênticos que enviam tração para as quatro rodas.

O carregador de 100 kW permite aos clientes recarregarem até 80% da bateria do I-PACE em até 40 minutos, situação ideal para uma viagem longa. Já quando carregado em um carregador padrão de 7 kW, os 80% de carga são alcançados em 10 horas, ou seja, uma situação perfeita para o carregamento durante a noite.

 “O I-PACE é um verdadeiro Jaguar por oferecer uma experiência de condução extremamente esportiva. Seu sistema de tração integral garante aceleração instantânea em todos os tipos e condições de terrenos”, comenta Mike Cross, engenheiro-chefe da Jaguar.

A combinação de tração nas quatro rodas, 400 cv de potência e 69,6 Kgfm de torque instantâneo, característica inerente de um veículo 100% elétrico, assegura que esse modelo de zero emissão tenha um comportamento esportivo em todas as situações.

O modelo é equipado com dois motores elétricos idênticos de ímãs permanentes, cada um com a função de gerar força para um eixo do veículo. Os motores são totalmente ajustados ao sistema de transmissão de velocidade única e ao diferencial do I-PACE, construídos para serem extremamente compactos. Ambos trabalham para gerar distribuição de força instantânea para as quatro rodas. Tal característica permite que o SUV adapte continuamente seus balanços dianteiro e traseiro, de acordo com as condições da estrada.

Concebido para ser um veículo elétrico de alto rendimento, o I-PACE oferece a seus clientes uma dinâmica de condução extremamente atraente, com um equilíbrio único entre controle, refinamento e praticidade. Para isso, a Jaguar colocou a bateria na posição mais baixa possível entre os eixos, de forma a proporcionar uma distribuição de peso 50:50 e um centro de gravidade 130 milímetros mais baixo que o F-PACE, o que reduz muito a rolagem da carroceria.

Os engenheiros da Jaguar substituíram um freio convencional por um freio elétrico no I-PACE. Isso proporciona ao sistema mais flexibilidade ao combinar a frenagem mecânica regenerativa com a tradicional, o que proporciona a sensação de pedal consistente e precisa em todas as circunstâncias.

O I-PACE também permite que o condutor selecione níveis altos ou baixos de frenagem regenerativa para maximizar a eficiência e otimizar o alcance do veículo. Quando o modo regenerativo elevado é selecionado, ele efetivamente permite que o condutor experimente a condução intuitiva com um único pedal pois a velocidade do modelo diminui conforme o pedal do acelerador é levantado, o que reduz a dependência do pedal de freio. Nesse caso, uma força de frenagem regenerativa máxima de 0.4 G pode ser alcançada. 

Design       

Os designers da Jaguar, chefiados pelo renomado designer Ian Callum, desenharam o I-PACE como um SUV de proporções imponentes e silhueta marcante, que remete a um cupê. Seu design é inteiramente inspirado no superesportivo C-X75, com linhas bastante agressivas e rodas de aro 20.

Seu capô baixo, teto de alta fluidez aerodinâmica e traseira mais quadrada garantem ao I-PACE um coeficiente de arrasto de apenas 0,29. A grade dianteira passa a assumir um importante papel aerodinâmico no modelo, ao canalizar o fluxo de ar para as linhas do capô e para a parte inferior do para-brisas, o que contribui diretamente para a redução do arrasto. O fluxo de ar que passa pela grade dianteira e pelas linhas do capô também ajudam no resfriamento da bateria, o que garante ainda mais otimização de sua carga.    

Da mesma forma que no F-TYPE e no Range Rover Velar, as maçanetas do I-PACE localizam-se dentro da carroceria e são reveladas no momento em que os ocupantes entram ou saem do veículo. Essa característica dá ao SUV um visual mais limpo e, ao mesmo tempo, proporciona uma melhoria aerodinâmica ao modelo. Quando equipado com o sistema de suspensão pneumática opcional, o I-PACE ainda pode ser rebaixado em 10 milímetros em velocidade acima de 105 km/h, o que também contribui para a redução do arrasto.

A assinatura dos faróis full LED do modelo em duplo J são absolutamente marcantes e comprovam seu design agressivo.

Se fora o modelo traz características marcantes, dentro, os clientes do I-PACE encontram um ambiente absolutamente amplo e tecnológico, com acabamento premium que recebeu atenção em todos os detalhes.

Os materiais que revestem o interior do I-PACE foram cuidadosamente escolhidos de forma a proporcionar uma aparência amplamente natural e high-tech. Elementos em laca preta (black piano) e alumínio, combinados ao avançado sistema de entretenimento Touch Pro Duo, dão um ar extremamente moderno ao veículo.

Espaço interno é o que não falta no Jaguar I-PACE. Os ocupantes do banco traseiro têm à sua disposição uma ampla variedade de porta-objetos, além de um espaço para pernas de impressionantes 890 milímetros. A ausência de um túnel de transmissão proporcionou um porta-objetos central com capacidade de 10,5 litros, ideal para a armazenagem de telefones, chaves ou outros objetos pequenos.

A Jaguar também disponibilizou um porta-objetos embaixo do banco traseiro, que é um local perfeito para o armazenamento de laptops ou tablets. Já o porta-malas tem capacidade para até 656 litros, maior do que o de muitos SUVs médios do mercado. Tal capacidade pode ser ampliada para até 1.453 litros com os bancos rebaixados. 

Como opcional, o modelo traz teto de vidro panorâmico, o que amplia a luminosidade e a sensação de espaço da cabine.

Tecnologia

O I-PACE é o primeiro modelo da Jaguar a ser equipado com o novíssimo e totalmente intuitivo sistema de entretenimento Touch Pro Duo, formado por duas telas sensíveis ao toque dispostas no console central, nos mesmos moldes do que existe no Range Rover Velar. O sistema foi desenhado para minimizar a distração do condutor, ao distribuir de forma lógica as informações disponíveis. 

Todas as funções do veículo, como controle de temperatura, sistema de som e modo de condução, são controladas por apenas dois botões giratórios, o que minimiza o volume de informações no painel e cria um ambiente mais limpo e agradável.

O cluster disposto aos olhos do condutor é 100% digital, formado por uma tela de alta resolução em TFT de 12”, que traz as informações mais importantes do veículo de forma clara e precisa. Tais informações também podem ser disponibilizadas no para-brisa, por meio do sistema opcional Head-up Display. 

O I-PACE também conta com a tecnologia Smart Settings, que registra o estilo de condução do motorista e consegue assim adaptar o veículo às necessidades de cada um.   

Por meio da conexão Bluetooth entre o smartphone do proprietário e o veículo, uma vez conectado, todas as configurações de temperatura, posição dos bancos e modo de condução podem ser previamente configuradas e já estarem prontas antes mesmo de o motorista entrar no I-PACE.

De série, o I-PACE traz o sistema de entretenimento In Control Touch Pro Duo. Compatível com as plataformas Apple Car Play e Android Auto, ele permite aos usuários espelharem alguns aplicativos de música e navegação de seus smartphones na tela localizada no painel do I-PACE.  

Segurança

Mais do que um veículo limpo, consagrado, de alto desempenho e tecnologia, o I-PACE também é um dos mais seguros veículos disponíveis na atualidade. Alcançou a classificação de 5 estrelas nos testes de segurança da Euro NCAP, que o confirmou como um dos veículos mais seguros na estrada. 

O I-PACE marcou 91% para proteção de ocupante adulto, 81% para proteção de ocupante infantil e 81% para assistência de segurança. Nos testes de impacto da barreira lateral e impacto da coluna lateral mais severa, o modelo obteve pontuação máxima, com boa proteção de todas as áreas críticas da carroceria. 

Esse último resultado significa que todos os três membros da família PACE, de SUVs da Jaguar –

E-PACE, F-PACE e I-PACE – têm a classificação máxima de 5 estrelas da Euro NCAP, demonstrando o compromisso da marca em projetar alguns dos carros familiares mais seguros. O I-PACE é o décimo modelo consecutivo da maior fabricante de veículos da Grã-Bretanha a receber as 5 estrelas. 

Tal desempenho se deve a uma série de fatores, como, por exemplo, a estrutura de carroceria leve de alumínio do I-PACE, que oferece níveis inerentemente altos de rigidez e, quando combinada com a bateria integrada – protegida por um quadro estrutural de alumínio –, oferece a mais alta rigidez torcional de qualquer Jaguar, a 36 kNm por grau. 

Os destaques do design da carroceria incluem o primeiro uso industrial de peças de alumínio forjado e as primeiras aplicações da Jaguar de tratamento térmico pós-moldagem para aumentar a resistência das ligas de alumínio usadas em áreas críticas relacionadas a acidentes. 

O I-PACE também oferece avançadas tecnologias de segurança para proteger usuários e pedestres, incluindo Capô Destacável e Frenagem Autônoma de Emergência com detecção de pedestres e ciclistas. A Jaguar também desenvolveu um sistema único de Alerta Audível de Veículos (AVAS) para seu primeiro modelo elétrico que avisa os pedestres quando o veículo está se aproximando. O som pode ser ouvido a velocidades de até 20 km/h e excede o mínimo de 56dB (A) exigido pela legislação de alguns países. O sistema foi testado em conjunto com membros da instituição Guide Dogs for the Blind, principal ONG do Reino Unido para pessoas afetadas por perda de visão. 

Além das tecnologias de segurança, o SUV de rendimento oferece um conjunto completo de sistemas avançados de assistência ao condutor, como Controle de Velocidade Cruzeiro Adaptativo (Adaptive Cruise Control), Assistente de Ponto Cego (Blind Spot Assist) e Auxílio de Estacionamento 360º (360º Parking Aid). 

Vantagens aos clientes

Ser proprietário de um Jaguar I-PACE no Brasil é uma experiência tão única quanto dirigir o SUV 100% elétrico. Muito mais do que não precisar de um posto de combustível para abastecer seu veículo e poder ser transportado por um veículo com zero índice de emissão, os clientes terão à sua disposição uma série de vantagens exclusivas.

Plano Jaguar Care: os proprietários do Jaguar I-PACE contarão com as três primeiras revisões de seu modelo sem custo. As revisões são feitas a cada 24 meses ou com 34 mil quilômetros e incluem a troca de filtro de ar de cabine, limpador de para-brisa, fluido de freio e dos tubos flexíveis dos freios, além da mão de obra especializada. Tudo sem nenhum custo para o cliente. 

Cinco anos de garantia: os clientes poderão ficar absolutamente tranquilos com o Jaguar I-PACE. Ao todo, a Jaguar oferece cinco anos de garantia total no I-PACE.

Jaguar Assistance por cinco anos: os clientes do I-PACE terão à sua disposição cobertura total de atendimento em caso de pane do modelo ou falta de carga de bateria durante cinco anos, com cobertura em 100% do território nacional, por meio do plano Jaguar Care, sem nenhum custo adicional.  

Garantia total da bateria por oito anos: o compromisso da Jaguar em oferecer os melhores produtos do mercado é reforçado pela garantia total de bateria do I-PACE oferecida pela marca por oito anos ou 160 mil quilômetros – o que ocorrer primeiro. Ao final do período, a Jaguar garante no mínimo 70% de capacidade de carga no I-PACE.

Carregadores via Electric Mobility: a Jaguar Land Rover conta com a Electric Mobility para oferecer a seus clientes uma gama completa de carregadores para as baterias do I-PACE. Entre as opções disponíveis, a empresa oferece equipamentos voltados para uso em larga escala – como vias públicas, condomínios e empresas – até equipamentos voltados para uso doméstico. Todos eles são compatíveis com o SUV da Jaguar. A Eurobike disponibiliza sem custo um carregador Electric Mobility para todos os seus clientes que adquirem um I-PACE.

Seguro total de seu veículo: a Porto Seguro, empresa referência em seguros automotivos no Brasil, oferece diversas opções aos clientes do Jaguar I-PACE, com planos de seguros para os mais variados perfis de clientes. Os planos contam com inúmeras vantagens, como carro reserva para o segurado e para terceiros, em caso de acidente; motorista da vez, em caso de o segurado consumir bebidas alcoólicas e não estiver apto a dirigir; motorista particular para casos de impossibilidade física de o segurado dirigir seu veículo, entre outros. Planos de financiamento Itaú: banco parceiro da Jaguar Land Rover, o Itaú oferece aos clientes uma série de opções de financiamento para diferentes perfis de consumidores. Com entrada mínima de 20% do valor do carro, o cliente pode financiar seu I-PACE em até 48 parcelas.