ESPECIALISTA DÁ DICAS PARA NÃO CAIR EM GOLPES NAS COMPRAS ONLINE DA BLACK FRIDAY - Juliana Rangel

ESPECIALISTA DÁ DICAS PARA NÃO CAIR EM GOLPES NAS COMPRAS ONLINE DA BLACK FRIDAY

Compartilhe:

As compras de final de ano estão chegando e já é possível notar uma grande quantidade de promoções da famosa, “Black Friday”. Este ano, muitos consumidores estão optando por realizar as compras online, por causa da pandemia. De acordo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com o Neotrust-Compre&Confie, a estimativa para a Black Friday 2020 é a de um crescimento de 77% nas vendas em relação ao mesmo período de 2019.

Para auxiliar os consumidores, o advogado e especialista em direito digital, Francisco Gomes Júnior, traz algumas dicas importantes para evitar golpes da internet e não ter prejuízos.

1- É importante fazer uma lista de prioridades e desejos e estabelecer o valor disponível para uso. Pense no que é necessidade, para não comprar nada por impulso.

2- Pesquise sobre o local da compra. É necessário saber a reputação do site onde está comprando, pesquise em sites como Reclame Aqui ou Procon, para saber se a empresa é confiável.

3- Existem cibercriminosos que aplicam golpes por e-mail, mensagens de SMS ou WhatsApp e até criam sites falsos na internet. Fique atento, pois as páginas falsas geralmente usam nomes de grandes marcas com cópias quase idênticas dos sites originais e preços muito atrativos.

4- Não confie em promoções exageradas. Produtos vendidos por um preço muito baixo, podem ser ofertas enganosas.

5- Desconfie de sites que oferecem pagamento por transferência bancária, boleto bancário. Sites seguros geralmente possuem diversas formas de realizar o pagamento. Verifique se há um cadeado ao lado da barra de endereço do seu navegador.

6- Cuidado com os formulários. Não preencha quando solicitam vários de seus dados pessoais, sem checar a utilidade e real necessidade do cadastro. Leia com atenção os avisos dos sites, antes de concordar com os termos.

Segundo pesquisa feita pela GFK, este ano o percentual de pessoas fazendo compras online entre maio e agosto chegou a 43% e agora com a chegada das compras de fim de ano e os tradicionais descontos, a Black Friday de 2020 será a mais digital da história. Desse modo, o advogado reforça que é importante realizar as compras tomando os devidos cuidados, para que não ser mais uma vítima de fraude. É importante estar sempre atento nestes momentos.