Entrevista: João Brigadeiro e a sua capacidade de empreender - Juliana Rangel

Entrevista: João Brigadeiro e a sua capacidade de empreender

Compartilhe:

Responsável pelo posicionamento do brigadeiro gourmet no interior de São Paulo, claro que estamos falando de João Penariol Junior, o João Brigadeiro, que há seis anos lançou em Ribeirão Preto os famosos brigadeiros de diversos sabores. Com mix de formação – Publicidade e Propaganda, Designer de Interiores e Agronegócio, o empresário de 31 anos, parte agora para um novo investimento. Ele decidiu abrir mercado com um produto milenar e exclusivo no interior – chá BOAZ , de fermentação natural.

Juliana Rangel: Lembrando um pouco a sua história. Como começou o João Brigadeiro?

João Penariol Junior: A João Brigadeiro vai fazer sete anos em 2018 e foi uma ideia incomum com um grande amigo meu, que é dono de um buffet e me ajudou bastante na época e isso foi me inspirando e vi que realmente tinha tudo a ver com o negócio. Mesmo por conta de todas as faculdades que eu já fiz, eu consegui colocar isso em um único projeto, desde layout da loja, criação da marca, conceito, sensações, cheiro ambiente da loja, músicas. A João Brigadeiro nasceu disso, nasceu pelo desejo de aplicar todas as informações e conceitos que eu aprendi e também a trabalhar com uma coisa que amo: os doces, os brigadeiros.

E agora a João Brigadeiro está com nova administração em Ribeirão Preto?

Na verdade, eu não passei a João brigadeiro para minha irmã, continuo ainda nos projetos de marketing, estratégias e no gerenciamento, mas no ano passado, eu entrei em outro patamar que é o de vender franquias. Eu vendi algumas unidades e isso me fez sair diretamente da gestão da loja física para o conceito know-how das franquias e do suporte que exige. Minha irmã estava morando na Itália com o marido dela e sempre me ajudou quando estava em Ribeirão Preto, pois ela ficava um tempo aqui na cidade e quando decidiu vir para cá, optou em assumir a João Brigadeiro como se fosse uma franquia. Ela propôs um novo bistrô italiano que agregou muito. Hoje, nos servimos pratos executivos em um formato de bistrô com preço bem acessível. Estamos mudando o conceito da marca para um conceito de bom gosto com preços acessíveis e populares. O meu projeto para João brigadeiro é isso, repaginar desde o conceito da marca, do layout da loja e dos produtos, para se transformar em um bistrô de delícias.

E o conceito de doces gourmets?

O que me motiva a trabalhar e a ser uma pessoa melhor é criar novos conceitos. Assim como criei o conceito de doces com a estrutura física da loja. Um grande exemplo e antigamente, você olhava as lojas de doces e elas eram apenas loja de doces, agora o conceito que eu criei para o produto é ter algo mais bacana como aquelas casas de avó, por exemplo, uma decoração, um layout da loja mais charmoso, etc. Acho que essa é umas das grandes sacadas que tive na época e isso me inspira a fazer coisas diferentes. Uma coisa que poucas pessoas sabem também é que por trás dos doces João brigadeiro, existe uma coisa muito bacana que são os produtos fitness. Nós já tivemos uma engenheira de alimentos há três anos, que reformulou todos os nossos brigadeiros, então, isso tornou os produtos mais saudáveis porque todos eles tem adicionados na formulação da receita fibras, probióticos, etc.

E ainda existe mercado para o doce gourmet?

O gourmet está saturado. Na verdade, há dois anos a palavra gourmet não é que saiu de moda. O problema que acontece muito hoje em dia, é que as pessoas copiam uma ideia e não replicam de forma correta. O gourmet não é simplesmente um produto que vai só ingredientes mais selecionados e de maior qualidade. O conceito gourmet caracteriza-se do produto, ingredientes melhores, o atendimento e ambiente, e muito além do produto. Acredito que essa onda que está passando que é o Food Truck, ao meu ver é copiado errado, porque por exemplo, nos Estados Unidos, o Food Truck é de fácil acesso, preço justo e acessível, onde você não paga caro por isso. Então, o brasileiro copia errado e perde o conceito. Voltando a palavra gourmet eu acredito que depois de tudo, foi ultrapassado para o verdadeiro, as pessoas estão dando mais valor hoje e o gourmet está se passando para o justo, você sabe quanto vale aquele produto, serviço, atendimento, ambiente e isso nunca vai sair de moda.

E agora investindo em um produto mais natural?

A nova marca BOAZ é uma para fitness ou para uma criança, atleta ou mesmo idosos, e uma bebida que faz bem e além de ser espetacular, todas as propriedades dessa bebida faz com que esse chá milenar, esse espumante milenar, feito à base de chá verde, vermelho e preto, o Kombuchá, transforme o nosso corpo e o nosso hábito em um conceito de vida, porque você consumindo esse chá diariamente, se sente com mais energia. Por isso é uma nova marca e o primeiro produto dessa nova marca é a Kombuchá. Mas o meu intuito será criar uma marca de produtos saudades, produtos veganos e orgânicos, que fará dessa marca um conceito diferente de produtos.

É um mercado em expansão?

Acredito que o mercado hoje para produtos realmente saudáveis está em expansão, porque nós estamos cada vez mais se preocupando com alimentos que ajudam nosso organismo, alimentos que façam com que a gente não necessite tanto de remédios. Eu fiz várias viagens fora do país para conhecer a comercialização, distribuição e até mesmo o conceito que outras pessoas dão para uma bebida. Então, acredito que esse mercado tem muita chance de dar certo.