Paixão pela gastronomia - Juliana Rangel

Paixão pela gastronomia

Compartilhe:

Organizar eventos sempre foi a maior paixão do ribeirão-pretano que descobriu também o seu talento na cozinha. Afonso Diniz, 35 anos, nasceu em Guaíra e encontrou na gastronomia sua verdadeira vocação. Mas antes de descobrir o seu dom, o jovem empresário se aventurou na carreira jurídica, onde atuou por vários anos. Logo que amadureceu a ideia de investir na gastronomia, abandonou a advocacia e investiu na arte da cozinha. Curioso, sempre estudou e pesquisou muito para abrir o seu próprio mercado, o Diniz Buffet in Branville.


Como você descobriu essa paixão pelo mercado gastronômico? 

Quando eu tinha uns 12 anos, a minha mãe saia para dar aula à noite. E eu estava enjoado da comida da funcionária que ficava conosco à noite. Então comecei a pegar as sobras do almoço e inventar algumas receitas. 

Como surgiu a ideia de investir no buffet Galeria Diniz? 

Quando eu estava no colegial e faculdade, comecei a organizar eventos na minha cidade. Fiz comícios eleitorais, retiros espirituais, festas para levantar fundos para instituições e eventos de uma forma geral. Mas eu ficava só na administração. E era um hobby, pois não ganhava dinheiro com isso, mas ganhava muita experiência. Quando estava terminando a faculdade (ano de 2000), resolvi parar com os eventos para me dedicar a carreira jurídica. Mas em 2009 resolvi seguir meu sonho e investir em um buffet. Assim, em fevereiro de 2009 comecei a fazer pesquisa de mercado e visitei vários buffets. Percebi então que não havia um espaço para eventos pequeno, charmoso e dentro da cidade. Foi assim que nasceu a Galeria Diniz 

A cozinha sempre fez parte do seu cotidiano? Por quê? 

Sim, por conta que minhas avós cozinhavam muito bem, e minha mãe também, mas ela passou a dar aula à noite. 

Você se inspira em algo ao preparar algum prato? Quais são suas influências?

Sim, me inspiro nas experiências que tenho em casa, nas viagens e nas tendências gastronômicas.                 

Os pratos têm algum ingrediente em especial? 

Sim, tem muito carinho, estudo, amor e dedicação. 

O que você pode me falar sobre a sustentabilidade na cozinha? 

As práticas sustentáveis em uma cozinha comercial trazem diversas vantagens econômicas, ambientais e sociais. Traz um benefício para o planeta, gera economia, uma vez que a adoção dessas práticas reduz os custos com água, energia e matéria-prima, pode atrair mais clientes preocupados com as questões ambientais e ainda melhora a saúde e qualidade de vida dos funcionários, resultando em maior produtividade. A adoção dessas práticas ajuda a fidelizar o cliente que está cada vez mais exigente e preocupado com as questões ambientais, gera economia e ainda contribui com o meio ambiente

Atualmente, como está a sua vida profissional e novos projetos? 

Continuo com buffet, que hoje mudou de nome. Tiramos a palavra GALERIA. E agora ficou apenas DINIZ BUFFET. Resolvemos mudar, uma vez que todos pronunciavam apenas o Diniz, que é meu sobrenome. Muitos não me chamam de Afonso, apenas Diniz. Além disso, tenho o blog, que se chama Blog do Diniz. Tenho também o Programa de TV, que se chama Na Cozinha do Diniz. Além disso tenho alguns projetos novos, mas ainda estão em sigilo.

O que você acha do mercado gastronômico hoje? 

A gastronomia está em alta, principalmente por uma valorização maior que se tem hoje no profissional. Além disso, os programas de TV sobre gastronomia trouxeram para as pessoas em geral, uma aproximação com a cozinha e uma cozinha mais sofisticada. Claro que a internet ajuda muito. 

E essa mudança para um novo local, que é o Branville. Deu certo? O que mudou? 

Deu muito certo. Com as qualidades desse espaço e o tamanho, aumentou a possibilidade de eventos maiores e de realizar as cerimônias no mesmo local.

 

 

Foto: Divulgação