Duas empresas de Ribeirão Preto levam prêmio de exportação - Juliana Rangel

Duas empresas de Ribeirão Preto levam prêmio de exportação

Compartilhe:

Duas empresas de Ribeirão Preto foram premiadas no Exporta São Paulo, um prêmio que homenageia aquelas que se destacaram em exportações e inovações durante o ano. A Kidopi – Soluções em Informática Médica recebeu o “Prêmio Destaque” em Inovação e a Indústria e Comércio de Chopeiras Ribeirão Preto Ltda. (Chopeiras Memo) foi a ganhadora do “Prêmio Exporta São Paulo”. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), Dorival Balbino, prestigiou a décima terceira edição do evento.

Em outubro passado, a região metropolitana de Ribeirão Preto atingiu a marca de 2,1 bilhões de dólares em exportação, porém, houve uma queda de 5% em relação a junho desse ano. O saldo comercial foi de 1,78 bilhões de dólares em outubro, puxado pelas exportações de açúcar.

Fundada em 2000, em Ribeirão Preto, a Memo, da família Cavalin, começou a exportar no ano passado para o México, Guatemala, Chile, Paraguai e Argentina. As chopeiras elétricas estão ganhando o mercado internacional por conta da agilidade em resfriar as bebidas.

Desde que começou a exportar, a empresa já vendeu mais de 2.600 unidades de chopeiras no exterior. A previsão de faturamento este ano é de 71 milhões – sendo 9% das exportações.

O prêmio

O prêmio se dá á partir de avaliações do desempenho exportador das 20 Regionais Administrativas da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP). As indicações finais são feitas pelos vice-presidentes regionais da entidade, com base, também, em critérios de responsabilidade social e ambiental, demonstrada pelas premiadas. Para a análise do desempenho exportador, a Comissão Organizadora do Prêmio conta com o apoio da Coordenação de Estatística do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento do Comércio Exterior, da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (DEPLA/SECEX/MDIC).

Dorival Balbino e os empresários Fernanda Cavalin (Chopeiras Memo) e Mário Sérgio Adolfi Júnior (Kidopi)

 

Foto: divulgação