Alessandro Toniello inaugura a quarta concessionária - Juliana Rangel

Alessandro Toniello inaugura a quarta concessionária

Compartilhe:

Em uma nova fase profissional, Alessandro Toniello, 47 anos, acaba de inaugurar em Ribeirão Preto a Allma, uma concessionária da Peugeot. O empresário tem 30 anos de experiência no mercado e, desde junho do ano passado, decidiu investir em novas lojas de veículos. Ele já soma duas unidades da Fiat em Jaú e Botucatu e uma com Jeep, Dodge, RAM e Chrysler em São José do Rio Preto.

Alessandro Toniello começou em 1988 na Ortovel Ford, em Sertãozinho. Em 1992, veio a Atri Fiat, que deu início à grande expansão do Grupo Toniello. Na entrevista a seguir, o empresário que agora segue com o sócio Maurício Sanzzovo, fala dos desafios e investimentos.

Juliana Rangel: Essa mudança de investimentos você começou em 2017. Qual a sua avaliação do mercado de veículos no Brasil?

Alessandro Toniello: O mercado no final do ano começou a reagir e a gente espera que 2018 seja melhor, em torno de 10% a mais que no ano passado. E se o mundo político ajudar, a gente espera uma recuperação entre 7 e 8 anos, que o mercado volte em 2,8 a 3 milhões de carro.

Dados da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Afavea) estimam alcançar pelo menos 300 mil veículos novos nas ruas e fechar 2018 com esses 3 milhões. Você não parece tão otimista assim?

Não. A expectativa é de ter 2,4 milhões de veículos e chegar a 3 milhões dentro de 8 anos mesmo. O Brasil já bateu 3,8 milhões de carros e caiu no ano passado para 2,2 milhões, caiu metade. A ideia é voltar para esse número nesses anos. O Brasil tem um problema de crédito muito grande e isso não se recupera rapidamente.

Se observarmos alguns anos atrás, se tinha muita facilidade de crédito para ter um veículo. Hoje já mudou esse cenário. Isso interferiu?

Com essa farra do crédito, a população acabou se endividando muito e com essa crise absurda que tivemos nesses 3 e 4 anos, a renda não acompanhou a inflação. A população endividada com salários baixos e custo de vida maior. No final do ano já vimos uma recuperação de renda, mas vem lenta. Ainda temos mais de 60 milhões de pessoas negativadas no Brasil. Isso deve ter uma melhora a longo prazo.

E assumindo a Peugeot em Ribeirão Preto. Qual a sua expectativa?

A Peugeot é uma marca que tem tudo a ver com Ribeirão Preto, pois produz carro prime, de luxo, e Ribeirão Preto possui poder aquisitivo alto. Um dos maiores share de carros caros do Brasil é na região de Ribeirão Preto.

O SUV 3008 já está com fila de espera em Ribeirão Preto?

Já. Temos mais de 12 unidades em espera na concessionária.

E você espera entregar quantos por mês pela concessionária?

Esse ano deve melhorar, a importação no ano passado foi muito pequena. Cinco carro mês para vender esse ano.

A sua aposta na Peugeot em Ribeirão Preto é no modelo premium?

É nicho da Peugeot, o que ela mais sabe fazer. Ela faz carros acima da concorrência e a ideia daqui para frente é ter uma linha completa de SUV. Deve ter esse ano a 2008, que é a de entrada nossa, a 3008 e a 5008 que chega agora em março com sete lugares.

No ano passado, com as três concessionárias, você fechou o ano com quantos veículos vendidos?

Fechamos em 1.800 carros vendidos em seis meses.

E a expectativa de venda da Peugeot em Ribeirão Preto que você abriu agora em janeiro?

Perto de 50 carros no mês.

Até o momento qual o modelo que você vendeu mais em Ribeirão Preto?

Foi o Peugeot 208 com preço médio de R$ 53 mil.

Esse modelo dentro dos 50 vendidos no mês representa quantas unidades?

Uma média de 25 unidades, metade. Um carro mais de entrada para o filho.

Pela primeira vez, a Peugeot tem uma mulher na presidência da marca no Brasil, a Ana Theresa Borsari…

Eu conheço a Ana Theresa de 15 anos atrás, quando ela era diretora de Marketing, já temos uma amizade antiga e ela tem uma visão clara do que a Peugeot quer no Brasil.

Como estão os seus planos de investimentos para 2018?

A ideia é ter mais uma concessionária. Ainda não temos a cidade, mas será no interior, mas fora de Ribeirão Preto.

* A inauguração oficial da Allma Peugeot  em Ribeirão Preto é neste dia 30 de janeiro e tem presença confirmada presidente da marca no Brasil, Ana Theresa Borsari. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo, desde que a Peugeot chegou no País.

Fotos: Hugo Battaglion/julianarangel.news