Eliane Pavini e o mercado da beleza que cresce no Brasil - Juliana Rangel

Eliane Pavini e o mercado da beleza que cresce no Brasil

Compartilhe:

A hairstylist Eliane Pavini, proprietária do Shampoo Eliane Pavini e Rafael Pavini, em Ribeirão Preto, tem muita bagagem na área com mais de 30 anos de atuação no mercado da beleza. Hoje faz parte da coordenação no Brasil da Intercoiffure Mondial – Associação Internacional de Mestres Cabeleireiros, entidade que qualifica profissionais como os melhores do mundo e também coordenadora regional da Intercoiffure no Estado de São Paulo. Confira a entrevista com a profissional, que fala das tendências e também da mudança no setor.

Há dois anos você me respondeu essa pergunta e agora eu quero saber de novo. Qual a nova tendência de cabelo para este inverno?

Acredito muito que neste inverno a tendência será cabelos com tons frios e quentes, da mesma forma, o que muda são os tons de reflexos e luzes. Não será mais saindo das raízes até as pontas, mas sim com o efeito mais iluminado. O inverno pede isso: tons mais fechados. Os loiros continuam em alta: quem é loira será sempre loira, mas não o loiro tão claro e sim o loiro dourado, porém mais iluminado.

A moda do colorido ainda vai seguir com tudo?

Ainda segue, com menos força, mas continua com os coloridos

Me fala mais da sua atuação na INTERCOIFFURE – Associação Internacional de Mestres Cabeleireiros…

Hoje estou como delegada do projeto Education for Life no Brasil. Trata-se de um projeto de responsabilidade social conduzido pela Intercoiffure Mondial, em parceria com outras empresas. É um projeto social importante que está em 55 países e tem o objetivo de tirar jovens carentes das ruas e oferecer a eles uma profissão: cabeleireiros, barbeiros, maquiador, manicure. Meu trabalho é junto as empresas, fazer com que os professores sejam profissionais ainda mais qualificados.

O mercado mudou muito?

Acredito que mudou bastante nos últimos tempos, principalmente nos últimos dois anos. O importante é, nós da área da beleza, estarmos conectados a estas mudanças, sabendo o que está na moda e o que é bom para as pessoas. Acredito que vai mudar cada vez mais e mudará para melhor: os profissionais vão se adequando, se profissionalizando cada vez mais ao novo mercado. Com isso, o público fica mais exigente. E isso é bom: só faz com que a gente procure evoluir junto ao mercado da beleza.

E essa avalanche de produtos para beleza e também profissionais. Como você enxerga?

Há muita coisa no mercado. As pessoas vão se adequando e vendo o que é bom para cada tipo de público. Cada profissional, cada salão de beleza terá o seu público diferenciado. Por isso, acho que ninguém é concorrente. Cada um tem seu público e, conforme o perfil de cada cliente, vão surgindo produtos que dão certo naquele estabelecimento, acho isso muito legal. Existem produtos maravilhosos no mercado hoje. As colorações, por exemplo, existem várias marcas. Por isso, é importante que os profissionais façam cursos, se aprimorarem dentro de cada produto trabalhado no salão.

E como é para você ter o seu filho na mesma profissão?

É um orgulho. Adoro ter meu filho trabalhando comigo, pois falamos a mesma língua (ele cursou a mesma escola que eu). Ele passou cinco meses em Londres para a realização do curso de cabeleireiro profissional na academia Toni e Guy Beginers Course London Academy, considerada a melhor do mundo no ramo. Também já participou de workshop color em modelos, na Holanda, promovido pela marca holandesa de produtos profissionais, Keune Hair Cosméticos. No ano passado, Rafael fez o curso Barbering Courses & Training, no London School of Barbering. Ele acredita nos mesmos ideais que eu: que temos que ter qualidade de produtos e profissionais. Nos cursos que fazemos juntos, sempre trocamos figurinhas. Crescemos bastante como profissionais e nossa equipe ganhou muito com isso. Ele procurou se especializar em cada parte da beleza, por exemplo, em cortes: ele foi para Londres para fazer o melhor curso que existe no mercado. Fez também um curso de coloração também (hoje ele e técnico de uma marca que é top, a número um no mercado). Para mim é um presente de Deus ter ele trabalhando comigo.

Entre as suas especialidades, tintura ou corte?

Os dois! Eu amo coloração, cortar cabelo, fazer penteado, então meu trabalho não é trabalho, é um divertimento porque amo o que faço.

Dos eventos internacionais que já participou como profissional, qual foi o que mais te marcou?

Já fui em vários eventos, em vários lugares do mundo, mas um que me marcou foi um evento da marca holandesa Keune. Fizemos um curso, foram 20 profissionais – técnicos do Brasil todo. Fomos presenteados com um curso só para nós, foi um presente maravilhoso. Tivemos uma apresentação sobre beleza, simplesmente sensacional.

Uma dica para a mulher moderna que cuida dos cabelos?

A dica é: procure um bom profissional se você quer saber o produto, o que deve fazer de coloração, reflexo, corte. Este profissional está apto a ajudar e atender da melhor forma possível, indicando o que há de melhor no mercado. Seu cabelo é sua moldura, ele deve estar sempre bem tratado, bem cuidado. A pessoa precisa ter um bom produto no banheiro, uma boa máscara de cabelos. Minha dica então é essa, ter sempre um produto bom na hora de lavar os cabelos.

 

Foto: divulgação