Hospital São Lucas comemora 50 anos com expansão e festa em Ribeirão Preto - Juliana Rangel

Hospital São Lucas comemora 50 anos com expansão e festa em Ribeirão Preto

Compartilhe:

O Hospital São Lucas comemora 50 anos de funcionamento em Ribeirão Preto. Com as três unidades: São Lucas, Ribeirânia e Especializado, soma hoje 210 leitos (internação e UTI), 16 salas cirúrgicas, 1.500 internações e 1.400 cirurgias por mês, além de 11 mil atendimento no Pronto Atendimento, 932 funcionários contratados e 212 funcionários terceirizados. Para comemorar, o grupo promove nesta sexta-feira, 01, um jantar no espaço Quinta Linda.

O Hospital São Lucas chega aos 50 anos com novas parcerias e investimentos, como a feita com o holding Hospital Care, oficializada em novembro de 2017, que iniciou uma fase de elevados investimentos na instituição. A previsão é de um aporte total de, aproximadamente, R$ 40 milhões para as unidades hospitalares do Grupo em uma primeira fase.

A reestruturação da Unidade de Pronto Atendimento (PA), teve um processo de triagem mais rápido e eficiente, além da estrutura atual que conta com sete consultórios voltados para Clínica, Ortopedia, Neurologia e Procedimentos. A sala de observação foi ampliada e possui oito leitos. O Hospital também criou uma sala de Leito Monitorizado para pacientes em isolamento ou que requeiram monitorização multiparâmetros como no caso de trombólises endovenosas e outras condições específicas. A nova logística contemplou, ainda, o posto de enfermagem, a farmácia satélite e a sala de inalação.

Mais expansão

A nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Ribeirânia foi projetada para ser referência e, por isso, segue padrões internacionais para esse tipo de atendimento. No local, foram construídos 20 leitos, sendo três específicos para isolamento.

A entrega dessa área, feita em setembro de 2018, marcou o primeiro passo da reestruturação completa do Hospital, que será entregue para a população ainda este ano.

Há, também, um processo de modernização, ou retrofit, em todas as instalações, o que está acontecendo em escalas. Essas iniciativas estão previstas no Plano Diretor do Grupo, que teve outros R$ 4,5 milhões aplicados em equipamentos nos Hospitais São Lucas e Ribeirânia no ano passado.

Investimentos

Em outubro de 2018, mais uma novidade. O Grupo São Lucas assumiu o controle acionário do Hospital Especializado, unidade de referência em procedimentos de alta complexidade em politraumatizados, queimaduras e cirurgia plástica reparadora. O propósito dessa aquisição é potencializar a capacidade de atendimento, criar sinergia com as duas unidades já existentes no Grupo, seguindo um modelo de assistência integrada em uma rede hospitalar, objetivando otimizar os recursos disponíveis e potencializar a capacidade de resolução dos casos mais graves.

Seguindo essa linha, será inaugurado, em breve, o ambulatório de especialidades médicas, composto por 17 salas de consultas e de procedimentos com recursos diagnósticos de imagens e laboratoriais. Está sendo formulada, ainda, uma estrutura de atendimento à Atenção Primária para a população, dentro da saúde suplementar (Planos de Saúde). Em um raio de 100 km de Ribeirão Preto, várias outras unidades serão integradas nos próximos dois anos. po São Lucas.