This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Mulheres em tratamento de câncer de mama se unem em uma ação no Parque Raya
Compartilhe:Uma ação solidária promovida por uma paciente em tratamento de câncer de mama, vai movimentar o Parque Raya neste domingo, 13, das 9 às 11 horas, em Ribeirão Preto. Aline Beatriz Zuin de Almeida, 38 anos, está em tratamento desde janeiro, quando descobriu que estava com um Carcinoma ductal infiltrante (CDI), um câncer de mama invasivo do lado direito, e vai reunir no local mulheres com a doença e que também convivem ou já conviveram com alguém em tratamento.
“A troca de experiência, sentir o apoio de outras mulheres é muito importante. Queremos Segurar Uma nas Mãos das outras, formar uma grande corrente”, explica Aline, que é auxiliar contábil. Durante o evento todas as mulheres deverão usar um lenço na cabeça.
Aline faz o tratamento pela rede pública, em Ribeirão Preto, no Hospital Beneficência Portuguesa. Durante o período das quimioterapias, exames, e consultas, ela e todos os outros pacientes são acolhidos pelas voluntárias do Gaceon (Grupo de Apoio ao Centro Especializado em Oncologia da Beneficência Portuguesa).
A associação é formada só por mulheres que trabalham voluntariamente há mais de 20 anos, em Ribeirão Preto. “Sem subsídios públicos, a entidade depende de eventos e venda de artesanato para ter condições de acolher pessoas que acabaram de passar por sessões de quimioterapia e radioterapia”, explica Aline. Pensando nisso, ela resolveu que dentro do evento do dia 13, pedirá para cada pessoa levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para o Gaceon.
Fundação SOBECCan
Em Ribeirão Preto, segundo Aline, existem vários lugares de apoio. A paciente só descobriu através de outras mulheres que passam pelo mesmo momento. Depois de ter um linfedema no braço direito, por conta do nódulo, ela começou a frequentar a Fundação SOBECCan. Lá passa por sessões de fisioterapia, um tratamento específico para ajudar e controlar o inchaço no braço. Tudo isso sem nenhum custo. Outro procedimento oferecido é o laser de baixa frequência para ajudar nos efeitos colaterais da quimioterapia.
Aline está na quarta sessão da quimio vermelha, considerada a mais agressiva durante o tratamento. O cabelo, cílios e sobrancelhas caíram no final da primeira série de 12 sessões da quimioterapia branca. Além de todos os tratamentos oferecidos na Fundação, ela também conseguiu a tão sonhada peruquinha de cabelo humano. “É muito cara. Já tinha pesquisado valores e ficava em torno de R$2.000,00. Quando falei para as enfermeiras, na hora, me levaram dentro de uma sala com várias perucas e eu comecei a experimentar. As perucas são feitas com cabelos doados e feitas por voluntárias que mais parecem anjos”, conta irradiando alegria e gratidão.
A SOBECCan é uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos. Conta com a ajuda da comunidade e iniciativas privadas para manter todos os serviços para os pacientes, que recebem atendimento nas seguintes áreas: fisioterapia, psicologia (pacientes e familiares), odontologia e assistência social.
Outubro Rosa
Estamos no Outubro Rosa, um mês totalmente dedicado ao combate ao câncer de mama. Um alerta para todas as mulheres sobre a prevenção. Segundo uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 59 mil mulheres terão câncer de mama no Brasil, em todo o ano de 2019. Este é o segundo tipo de câncer com mais doentes no país, perdendo somente para o Câncer de Próstata.
SERVIÇO
Parque Ecológico Doutor Luís Carlos Raya
Horário: das 9h às 11h