Comércio tem flexibilização e outros seguem fechados até o dia 10 de maio em Ribeirão Preto; shoppings até o dia 24 - Juliana Rangel

Comércio tem flexibilização e outros seguem fechados até o dia 10 de maio em Ribeirão Preto; shoppings até o dia 24

Compartilhe:

Ribeirão Preto segue em isolamento até o dia 10 de maio, seguindo a decisão do Governo do Estado de São Paulo. Porém, alguns setores foram flexibilizados para reabertura a partir desta terça-feira, 28. São clínicas médicas e de estética, barbearias, salões de cabeleireiro, laboratórios, feiras livres, além de estacionamentos, lava jatos, oficinas de costura e lojas de tecidos, por conta da venda de materiais para produção de máscaras. 

O anuncio foi feito pelo prefeito Duarte Nogueira nesta segunda-feira, 27, quando venceria o decreto de quarentena na cidade. Restante do comércio e serviços considerados não essenciais seguem fechados até o dia 10. Shoppings só poderão reabrir a partir do dia 25 de maio – também de forma parcial e com regras.

Bares seguem somente com sistemas delivery e retirada, com previsão de reabertura com regras somente a partir do dia 8 de junho, como igrejas, pubs e boates também. Escolas municipais ficarão fechadas até o dia 31 de maio, o que também foi recomendado para o setor privado.

Esses prazos podem ser prorrogados, caso a pandemia cresça na cidade, afetando em mais de 50% os leitos dos hospitais da cidade.

Dois decretos serão publicados ainda nesta segunda-feira no Diário Oficial, estabelecendo as novas medidas e as regras de adequação ao retorno das atividades no município, a partir do dia 11 de maio.

Confira em detalhes o que pode reabrir, quando e as regras a seguir, anunciadas nesta segunda-feira, 27.

Grupo 1 – abertura a partir do dia 28 de abril

Neste grupo estão os setores que podem reabrir nesta terça-feira, 28. Clínicas médicas e estética, laboratórios de análises, clínica de vacinação e veterinária, lavanderias, serviços de segurança, armazéns, revendedores de materiais e construção, tintas, produtos de limpeza, bancas de jornal, estacionamentos, lava-jatos, instituições financeiras e similares, indústria em geral, serviços autorizados de manutenção, conserto e da construção civil, oficinas de costura, lojas de aviamento e venda de tecidos. O que já tinha sido autorizado, como óticas e oficinas mecânicas, seguem abertos.

Esses setores e os já abertos terão que seguir as seguintes exigências: equipe reduzida, funcionários e clientes devem ter acesso a água e sabão para lavar as mãos, álcool em gel, uma pessoa para cada 10 metros da área de atendimento, distância de dois metros entre pessoas, uso de equipamentos de proteção,ventilação natural do ambiente, refeitórios devem instituir turnos para manter em 50% a sua capacidade, evitar atendimento a pessoas com mais de 60 anos ou debilitadas. Uso de máscara.

Grupo 2 – abertura a partir do dia 11 de maio

Neste grupo, estão outra parte do comércio que poderá abrir a partir de 11 de maio. São estabelecimentos que tenham área de serviço de até 800 metros quadrados e que não estejam em shoppings, com ventilação natural. O funcionamento será de segunda a sexta-feira. Sábado, domingo e feriados terá que ficar fechado, podendo sofrer alterações.

Grupo 3 – abertura a partir do dia 25 de maio

Neste grupo, estão shoppings, galerias e centros de compras, que poderão reabrir a partir do dia 25 de maio, de forma parcial e regrada, ficando abertos de segunda a sexta-feira, vedado o funcionamento aos sábados, domingos e feriados, podendo sofrer alterações.

A equipe terá que ser reduzida, funcionários e clientes devem ter acesso a água e sabão para lavar as mãos, álcool em gel no local com pontos com dispensers, manter o controle de distanciamento entre as pessoas nas áreas externa e interna. Também fica proibido qualquer forma de consumo no local, sujeito a multa e cassação do alvará.

As entradas desses locais deverão ter sistema de medição de temperatura para o público em geral, obrigatório a desinfecção de elevadores, corrimões, balcões, etc. No atendimento, uma pessoa para cada 10 metros da área, distância de dois metros entre pessoas, uso de equipamentos de proteção,ventilação natural do ambiente, refeitórios devem instituir turnos para manter em 50% a sua capacidade, evitar atendimento a pessoas com mais de 60 anos ou debilitadas. Uso de máscara.

Atividades proibidas

Cinemas, entretenimento, teatros, academias, pubs, shows, parques e atividades para crianças e qualquer de aluguel ou empréstimo de carrinhos e similares. Uso das mesas e cadeiras nas praças de alimentação. Bares e restaurantes só podem funcionar em sistema delivery, take-out e drive-thru. Funcionamento de valet e bebedouros devem ser desativados.

Até o dia 8 de junho ficam proibidas feiras, clubes, cinemas, teatros, academias, museus, bibliotecas, atividades culturais, de lazer e esportivas.

Matéria em atualização.

Juliana Rangel
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.