Prefeito prorroga reabertura do comércio em Ribeirão Preto para o dia 27 de abril - Juliana Rangel

Prefeito prorroga reabertura do comércio em Ribeirão Preto para o dia 27 de abril

Compartilhe:

Em pronunciamento feito nesta sexta-feira, 17, pelo prefeito Duarte Nogueira, foi prorrogado o prazo para reabertura do comércio em Ribeirão Preto para o dia 27 de abril – mais 10 dias. O decreto será publicado ainda hoje, com novas medidas, incluindo multa para quem não utilizar máscara na rua, que pode variar de R$ 27,61 a R$ 276,10. O prazo de fechamento era até o dia 22 de abril, com exceção dos setores essenciais.

Porém, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou na sequência que vai prorrogar a quarentena em todo o estado de São Paulo até 10 de maio. A medida foi validada pelo Comitê de Contingência do Coronavírus e vale para os 645 municípios. A assessoria de imprensa confirmou ao portal que o decreto válido é o municipal até o dia 27 de abril. Pelo menos até segunda ordem.

Em reunião na última terça-feira, 14, com o Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (SINCOVARP) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Ribeirão Preto), via videoconferência, o prefeito chegou a sinalizar para a reabertura do comércio a partir do dia 23 de abril, porém, durante o anúncio nesta sexta-feira, Nogueira explicou que esse prazo estendido será para adaptação das medidas para que possam retornar com os devidos cuidados no dia 27 de abril.

Entre as novas medidas estão a publicação de uma cartilha eletrônica, que irá trazer todas as recomendações de cuidados com o Covid-19, a ampliação do distanciamento entre as pessoas de 5 para 10 metros, transporte público com 50% na capacidade dos passageiros até o dia 10 de maio e suspensão das aulas também até o dia 10 de maio. Empresas essenciais que estão funcionando, serão orientadas sobre o controle do distanciamento, em caso de refeitório ter turno de refeição e pelo menos dois metros entre cada mesa de trabalho.

Durante a coletiva de imprensa, Nogueira disse que chegou a falar com o governador do Estado de São Paulo, João Doria, na última quinta-feira, 16. Havia a discussão se a ampliação valeria em todo o Estado, uma vez que dirigentes vêm recebendo pressões de prefeitos do interior para liberar aberturas parciais do comércio em municípios onde a doença ainda não chegou.