This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
João Carlos Martins e Orquestra Bachiana Sesi-SP promovem live neste sábado
Compartilhe:O maestro e, agora novamente, pianista João Carlos Martins e a Orquestra Bachiana SESI-SP, preparam uma live especial para o próximo sábado, 22, com transmissão gratuita e seguindo os protocolos da Organização Mundial da Saúde, nos canais do Banco Honda e do Maestro João Carlos Martins no YouTube e Facebook.
A live foi viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo – e parte do projeto de democratização da música clássica empreendido por Martins e sua Fundação Bachiana há 15 anos.
“O concerto fala sobre juventude. Vocês devem até estranhar este velho maestro falando sobre juventude, mas o que eu quero mostrar é o poder que a música me trouxe. Com ela eu me reinventei e superei todos os limites da vida e é com ela que seguirei por mais 20 anos de muito trabalho, dedicação às artes e com este espírito jovem”, afirma João Carlos.
A noite começa com Cavalleria Rusticana: Intermezzo, de Pietro Mascagni, considerada uma das primeiras composições do realismo operístico italiano. Três jovens que cruzaram sua trajetória, o jovem pianista Davi Campolongo, seu único aluno, o tenor Jean William e o violinista Lucas Farias completam a Bachiana neste concerto especial.
Campolongo executará o Concerto para Piano e Orquestra nº 1 op.23, de Tchaikovsky e Somewhere Over the Rainbow, “música que fala muito sobre o espírito de ser jovem, algo que jamais podemos deixar morrer”, diz o maestro. Jean William soltará sua voz em um clássico da cinematografia mundial, Singin’ in the Rain, de Arthur Freed e Nacio Herb Brown, tema do filme homônimo dirigido e protagonizado por Gene Kelly, no enérgico tango Por Una Cabeza, composto em 1935 por Carlos Gardel e Alfredo Le Pera, Bridge Over Trouble Water, sucesso de Paul Simon e Art Garfunkel, e em My Way, versão eternizada por Frank Sinatra para a canção francesa Comme d’habitude, de Claude François. Já o violinista Lucas Farias, que, aos 15 anos, acompanhou o maestro em uma de suas apresentações em Nova York, empresta seu talento à Ladies in Lavander, escrita por Nigel Hess e executada por Joshua Bell e a Royal Philharmonic Orchestra no filme que no Brasil ganhou o título de O Violinista que Veio do Mar.
Nesta noite única, João Carlos Martins assume o piano, que voltou a tocar com os dez dedos com a ajuda das luvas extensoras criadas pelo designer Ubiratan Bizarro, com o Libertango, de Astor Piazzolla, a inesquecível Yesterday, de Paul McCartney, lançada no álbum Help!, do Beatles, em 1965, e Love of My Life, canção de Freddie Mercury, parte do álbum A Night at the Opera, lançado em 1975 pela banda de rock britânica Queen.
LIVE “PARA SEMPRE, JOVEM”
MESTRO JOÃO CARLOS MARTINS E BACHIANA FILARMÔNICA SESI-SP
Solistas: Davi Campolongo (piano); Jean William (tenor); Lucas Farias (violino)
Patrocínio: Banco Honda /
Lei de Incentivo à Cultura – Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo
22 de agosto, às 20h
YouTube e Facebook: Banco Honda e Maestro João Carlos Martins
PROGRAMA
Regência: Maestro João Carlos Martins
Bachiana Filarmônica SESI-SP
CAVALLERIA RUSTICANA: INTERMEZZO (Pietro Mascagni)
CONCERTO PARA PIANO E ORQUESTRA Nº 1 OP.23 (Piotr I. Tchaikovsky)
Solista: Davi Campolongo (piano)
SINGIN’ IN THE RAIN (Arthur Freed / Nacio Herb Brown)
Solista: Jean William (tenor)
SOMEWHERE OVER THE RAINBOWN (Harold Arlen / Yip Harburg)
Solista: Davi Campolongo (piano)
POR UNA CABEZA(Carlos Gardel / Alfredo Le Pera)
Solista: Jean William (tenor)
LIBERTANGO (Astor Piazzolla)
Solista: Maestro João Carlos Martins (piano)
LADIES IN LAVANDER (Nigel Hess)
Solista: Lucas Farias (violino)
BRIDGE OVER TROUBLE WATER (Simon & Garfunkel)
Solista: Jean William (tenor)
YESTERDAY (Paul McCartney)
Solista: Maestro João Carlos Martins (piano)
LOVE OF MY LIFE (Freddie Mercury)
Solista: Maestro João Carlos Martins (piano)
MY WAY (Claude François / versão: Frank Sinatra)
Solista: Jean William (tenor)