MOSTRA JANELAS CASACOR INOVA NA PANDEMIA - Juliana Rangel

MOSTRA JANELAS CASACOR INOVA NA PANDEMIA

Compartilhe:

Em meio à pandemia, a CASACOR inovou na edição deste ano e, pela primeira vez, não foi realizada em um único espaço reunindo em todos os ambientes arquitetos, designers de interiores e paisagistas. Também é a primeira vez que a mostra pode ser visitada virtualmente.

Relaxar, Recarregar e Reconectar – por Juliana Affini e Patricia Makhoul
Foto: Felipe Araujo/Divulgação

Pensando nas ideias deste novo morar, a proposta faz refletir sobre qual será o formato da casa pós-pandemia.

Em 35 anos de história, esta é a primeira vez que o projeto ganha as ruas, com vitrines instaladas em contêineres, em 11 cidades brasileiras.

Em Ribeirão Preto a mostra vai até o dia 20 de dezembro no Shopping Iguatemi ou pelo site www.janelascasacor.com.

Para compreender melhor este novo conceito, o portal conversou com Mauricio Siqueira, organizador do projeto Janelas CASACOR de Ribeirão Preto.

Mauricio Siqueira, organizador do projeto Janelas CASACOR de Ribeirão Preto
Foto: Divulgação

Juliana Rangel: Como surgiu a ideia de trazer este conceito do novo morar, no período pós-pandemia?

Mauricio Siqueira: A CASACOR se reinventou como todo mundo teve que se reinventar, esse ano trazendo uma forma diferente de se apresentar. Nós tínhamos uma mostra física e esse ano nós temos uma mostra hibrida, física e virtual ou “figital”, que é como a gente costuma chamar.  Então a experiência é diferente, onde a gente tem uma preocupação com a pandemia e a reclusão de todos. Nós entendemos que falar do novo morar precisava ser feito, então nós tínhamos que trazer este olhar dos profissionais de CASACOR, do elenco de CASACOR, dos parceiros de CASACOR, deste novo morar, mas de uma forma diferente. Partindo daí, nós chegamos neste modelo, de vitrines e de janelas. A janela virou, na verdade, o nosso grande contato com o mundo, o nosso olhar exterior, o nosso olhar para as janelas interiores nossas, principalmente no início da pandemia. As janelas desse projeto, foi a forma que a gente encontrou para que as pessoas enxergassem também, esse novo morar dentro das necessidades que foram surgindo.

As Janelas da CASACOR são descritas como janelas que refletem as necessidades pós-pandemia, quais são essas necessidades?

Essas necessidades a gente foi vendo nas moradias de diversas formas. Primeiro que todo mundo passou a ficar impossibilitado de ir para o seu trabalho. Acho que essa foi uma das grandes necessidades transformadoras, o Home Office é uma das grandes transformações dessa pandemia. Começou também uma grande transformação na família, para quem tem filhos estudando, os pais viraram os grandes professores. As vezes minha casa não estava preparada para ter um quarto para o meu filho estudar, as vezes eu não tinha computador para todo mundo, as vezes não tinha acesso à internet, o que era pior. A outra necessidade que foi surgindo, como estou em casa, não saio mais para o cinema, restaurante, meu lazer é em casa. Precisava de um espaço para me exercitar, e aí eu tinha que aprender onde buscar isso em algum lugar, e isso estava nas redes. Então, a mostra traz de diversas formas, novos espaços sendo repensados.

Qual é o principal objetivo da mostra em trazer este tema?

O principal objetivo de CASACOR sempre foi apresentar e representar, trazer uma leitura do mundo que a gente vive naquele período em que as mostras ocorrem. Trazendo inovações tecnológicas, inovações construídas, tendências de padrões e produtos, cores e as tendências principalmente do morar. O principal objetivo, como falei anteriormente, é trazer a discussão dos profissionais de design, arquitetura, paisagismo, uma leitura da casa atual, das necessidades que as casas passaram a ter quando a gente passou a utilizar a casa 110% do dia.

Varanda Conexão- por Adriana Fontana
Foto: Felipe Araujo/ Divulgação

O conceito da CASACOR todo ano é ter um espaço único, onde vocês reformam todo o local para fazer um ambiente exclusivo, essa ideia de fazer dentro do shopping, surgiu por conta da pandemia? Ou qual foi a ideia de utilizar esse espaço?

Foi a necessidade da gente ter uma área fechada. Você não podia entrar dentro do espaço para fazer uma visita física. Então, surgiu essa ideia das janelas e espaços fechados, e os caminhos que a gente tinha eram os contêineres. A gente possibilitou através dos contêineres e das vitrines de loja a visão do ambiente físico pelo lado externo, como se a gente estivesse olhando uma vitrine mesmo. Como se a gente estivesse olhando da janela da vitrine para cada cliente, daí o nome Janelas CASACOR. A grande janela ficou agora de fora para dentro, não posso entrar nos ambientes.

Além de visitar pessoalmente o público também pode visitar a exposição virtualmente? Como funciona esse novo modelo de visitação?

A visita interior de cada espaço é feita através de um tour virtual 3D, que você pode acessar através do site, e quando você está na frente do espaço, você pode fazer a leitura do QR-Code e acessar internamente. Uma coisa que já vem ocorrendo no seguimento de arquitetura, de design de interiores e decoração, é essa visão interna dos espaços sem eu precisar estar lá. Esse conceito que a gente trouxe do tour virtual, mostrou também para o consumidor final, uma nova visão dos projetos e para os profissionais uma nova possibilidade de se desenvolverem neste conceito.

Onde o público pode visitar as Janelas CASACOR em Ribeirão Preto?

Janelas CASACOR Ribeirão Preto ocorre em dois locais, nós temos um contêiner no espaço de negócios da Perplan, no Jardim Botânico, Av. Giuseppe Cilento, 1881, onde nós temos o contêiner da design de interiores, Adriana Fontana e o Jardim Equilíbrio da paisagista, Mônica Costa. O outro local é no Shopping Iguatemi, onde nós temos quatro espaços: espaço Relaxar, Recarregar, Reconectar, das arquitetas Juliana Affini e Patricia Makhoul; a Estação Gourmet Deca da Manarelli Guimarães; o Estar Centro Cerâmico, do MHM estúdio e o espaço (des)continuo do Eduardo Franco Correia.

Acessar a exposição virtualmente também trará as mesmas experiências ao público?

A experiência de visitar CASACOR sempre é uma experiência fantástica e diferente, onde você pode conhecer novos produtos, novos designs, novos profissionais, novos fornecedores. A realidade virtual já é uma coisa que acontece muito forte em diversos seguimentos e vem se desenvolvendo de uma forma muito bacana, muito grande no seguimento da arquitetura e da construção. Então, você consegue apresentar os novos projetos utilizando esta ferramenta, você consegue fazer tudo dentro da casa, até entrar na piscina. Nós desenvolvemos esse modelo de visitação, então são duas formas que você pode visitar, dentro dessa nova CASACOR, “figital”.

A sustentabilidade é uma marca registrada na exposição, ao estimular o uso de estruturas temporárias e reaproveitáveis, o novo morar deve então ser um morar mais sustentável?

Acho que as novas moradias trazem sim uma preocupação maior com a sustentabilidade. Hoje nós temos uma mostra com descarte muito pequeno, com um reaproveitamento de recicláveis muito grande, até do lixo orgânico. Então, a gente já vem trabalhando além das construções temporárias, todo o uso de dejetos para o reuso e transformação de adubos e aplicação, as vezes até nos próprios espaços onde a gente organiza e realiza CASACOR. O consumo mais consciente, influencia diretamente até a nova visão que a gente vai tendo e as novas gerações mais ainda, do reuso, do consumo menor, de consumir o que é importante, e quando a gente olha para dentro das nossas casas, a mesma coisa. Isso consequentemente vai influenciando este novo morar.

Serviço

Mostra Janelas CASACOR Ribeirão Preto

Data: Até 20 de dezembro

Local: Espaço Perplan,Jardim Botânico (Av. Giuseppe Cilento, 1881)

Shopping Iguatemi ( Av. Luiz Eduardo Toledo Prado, 900 )

No site  www.janelascasacor.com

Acesso gratuito.