O MERCADO DE INTERCÂMBIO EM MEIO À PANDEMIA E A INOVAÇÃO - Juliana Rangel

O MERCADO DE INTERCÂMBIO EM MEIO À PANDEMIA E A INOVAÇÃO

Compartilhe:

Cerca de 98% das agências de intercâmbio do Brasil tiveram um impacto negativo com à pandemia. Isso é o que revela a pesquisa Selo Belta 2020, encomendada pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio, conduzida pelo Grupo de Pesquisa Mobilidades. Os números mostram ainda, uma queda de 46% nas médias de vendas.

E isso não foi diferente em Ribeirão Preto com, praticamente, todas as fronteiras fechadas. A CI Intercâmbio, agência que já é consolidada no ramo de Educação Internacional há 32 anos, teve que reagendar para 2021 cerca de 80 embarques que estavam programados para este ano.

Como viagens ainda não são permitidas, as escolas parceiras oferecem cursos de inglês. São aulas on-line direto do Canadá e ao vivo, como se as pessoas estivessem na escola desse país. Esta é uma oportunidade de já começar a ter um “gostinho” de como é estar numa sala com outros estudantes de várias partes do mundo, com um professor que tem o inglês como língua nativa, e a dinâmica de uma aula em uma escola de idioma no exterior.

Também é a chance de um estudante que quer fazer um programa, que exige um nível de inglês mais avançado, como uma universidade por exemplo, já poder se aperfeiçoar agora, e com este planejamento sair daqui já com um nível de inglês melhor e mais preparado.

Em entrevista com as sócias da CI Intercâmbio, Juliana Carvalho e Mariana Dominiguetti, elas explicaram como a empresa vem conseguindo atravessar este período e como estão os planejamentos para o mercado nos próximos anos.

Sócias da CI Intercâmbio, Juliana Carvalho e Mariana Dominiguetti- Foto: Arquivo Pessoal

Juliana Rangel: Como eram as atividades da CI antes da pandemia?

Juliana Carvalho e Mariana Dominiguetti: A CI já era uma empresa consolidada no mercado da educação internacional, com 32 anos de existência, aqui em Ribeirão Preto temos 23 anos de história. Estamos sempre em desenvolvimento, lançando novos produtos e novos tipos de intercâmbio.

O mercado de intercâmbios já é bem consolidado aqui no Brasil?

O mercado já é bem consolidado, mas sempre com espaço para novos produtos e opções, pois os brasileiros estão buscando cada vez mais se aperfeiçoar e adquirir novas experiências. Estão cada vez mais focados em conhecer novas culturas, novos idiomas, e ter experiências que no Brasil não conseguiriam ter.

Como uma empresa já consolidada no mercado, em algum momento passaram por alguma crise que se aproximasse com o que tem acontecido este ano?

Não, a pandemia foi uma situação única.

No início da pandemia as viagens internacionais foram canceladas. Como vocês contornaram tudo isso?

O momento é de planejar, organizar ou reorganizar os planos e viagens. Orientamos os clientes desde o início a remarcarem as viagens e embarques para um momento mais adequado, com maior segurança e sem dúvidas com maior aproveitamento.

Qual a alternativa que vocês encontraram para conseguir segurar os negócios nesse período?

Como empresa consolidada em Educação Internacional, nossos programas já são planejados com antecedência, temos ótimos parceiros no exterior e já estamos com valores, promoções e formas de pagamento diferenciadas para embarques em 2021/2022/2023.

Como está sendo este retorno agora?

As pessoas entenderam que agora é um momento de planejar! É muito importante entender como é viver uma experiência no exterior e se preparar para isso da melhor maneira possível, em todos os sentidos, financeiro, emocional, melhorando o idioma antes do embarque. Todo esse planejamento, com certeza, vale à pena para se ter maior aproveitamento na viagem.

Vocês oferecem alguma opção de programas online? Como funciona?

Sim , as escolas parceiras oferecem cursos de inglês .São aulas on-line direto do Canadá e ao vivo. Como se as pessoas estivessem na escola desse país. Esta é uma oportunidade de já começar a ter um “gostinho” de como é estar numa sala com outros estudantes de várias partes do mundo, com um professor que tem o inglês como língua nativa, e a dinâmica de uma aula em uma escola de idioma no exterior. Também é a chance de um estudante que quer fazer um programa, que exige um nível de inglês mais avançado, como uma universidade por exemplo, já poder se aperfeiçoar agora, e com este planejamento sair daqui já com um nível de inglês melhor e mais preparado.

Para 2021, possuem estimativas de como será o mercado de intercâmbios?

Acreditamos que com a abertura de fronteiras e possível vacina, este mercado vai retomar com força total! Sentimos que todos estão se preparando para tirar do papel este sonho de morar em outro país e ter esta experiência Incrível que é o Intercâmbio.