JANEIRO VERDE E A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO - Juliana Rangel

JANEIRO VERDE E A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO

Compartilhe:

Janeiro Verde é conhecido como o mês de conscientização para o câncer de colo de útero, que é o terceiro tipo mais incidente no Brasil e a quarta causa de morte por tumor na população feminina.

Este tipo de câncer é causado pelo Papilomavírus Humano (HPV) em mais de 90% dos casos, e se diagnosticado nos estágios iniciais, a doença pode ser curada. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2018 ocorreram 6.526 óbitos por esta causa. E em 2020 foram registrados mais de 16 mil casos, com um risco estimado de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.

Para prevenir este tumor, já existe a campanha de vacinação anti-HPV, que está disponível para toda a população, mas o foco são meninas dos 9 aos 15 anos e meninos dos 11 aos 15 anos. Entretanto, o Brasil atinge 70% de cobertura vacinal na primeira dose e menos de 50% na segunda.

Outro método de diagnóstico precoce, são os exames ginecológicos, principalmente o Papanicolau, que está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Mas ainda existe uma falta de conscientização para mulheres quanto à importância da realização dos exames, no País há apenas 25% de rastreamento da doença e 50% das mulheres têm dificuldade no acesso ao tratamento.

Para falar mais sobre o assunto, conversamos com a ginecologista Tatiana Roberti Rocha Prandini, foi médica do setor de gestação de alto risco no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Atualmente, é médica da clínica Ella e docente do curso de medicina da Estácio. A ginecologista também atua nas áreas de ginecologia geral, climatério, obstetrícia baixo e alto risco, anticoncepção, patologia do trato genital inferior e infecções ginecológicas.

Ginecologista Tatiana Roberti Rocha Prandini- Foto: Arquivo Pessoal

Juliana Rangel: O câncer de colo de útero é a quarta causa de morte por câncer na população feminina. Por que este número é tão alto? Falta consciência na prevenção?

Dra. Tatiana Roberti: O que faz com que esse número seja alto, é a falta de acesso de um grande número de mulheres aos serviços de saúde. Temos uma grande parcela das mulheres rastreadas na faixa etária não recomendada e em periodicidade equivocada.

Qual a importância do Janeiro Verde diante deste cenário?

Temos a oportunidade de chamar a atenção de quem não está em dia com a saúde. Também podemos ressaltar quem deve rastrear o câncer de colo de dar informações sobre essa doença.

Como é causado o câncer de colo de útero?

Maior parte dos casos são causados por alterações celulares causadas pelo HPV. A infecção persistente por esse vírus é a grande vilã.

Qual a melhor maneira de prevenção?

A prevenção pode ser feita por várias ações:

– vacina contra o HPV : disponível pelo SUS para meninas entre 9-15 anos e para meninos entre 11-15 anos;

– saúde sexual: uso de preservativo principalmente;

– saúde em dia: mulheres entre 25 e 65 anos devem fazer o Papanicolaou periodicamente;

– tratamento precoce de lesões precursoras do câncer;

– ações de promoção de saúde: alimentação balanceada, atividade física, não fumar, evitar abuso de álcool.

Quais são os principais sintomas?

Os sintomas só aparecem quando a doença já está avançada. Dentre os mais comuns: sangramento, corrimento com cheiro desagradável, dor pélvica.

A desinformação pode ser considerada um dos agravantes no crescimento da doença?

Hoje há um bombardeio de informações e nem sempre essas informações vêm de fonte segura. Isso acaba confundindo algumas mulheres e elas deixam de procurar atendimento.

As mulheres ainda têm medo de procurar ajuda médica?

O medo existe sim. Mas também temos que levar em conta aquelas que não tem acesso à consulta: ou por não haver profissional médico, ou por não haver laboratório para realização do Papanicolaou, ou por ter tudo isso, mas quando o diagnóstico é feito, não há profissionais especializados em prestar assistência.