NO DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA, RIBEIRÃO PRETO TEM QUEDA DE 50% NA ADESÃO AO EXAME - Juliana Rangel

NO DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA, RIBEIRÃO PRETO TEM QUEDA DE 50% NA ADESÃO AO EXAME

Compartilhe:

Nesta sexta, 5, é comemorado o Dia Nacional da Mamografia, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre importância do exame para detectar precocemente as alterações na mama.

Em Ribeirão Preto foram registrados 110 novos diagnósticos de câncer de mama em 2020 contra 289 casos em 2019, de acordo com o DataSUS. A queda pode estar relacionada à baixa adesão aos exames preventivos, principalmente por conta da pandemia. Conforme dados do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Prefeitura de Ribeirão Preto, até agosto de 2020, o registro de queda foi de 50% na realização de mamografias.

Segundo o oncologista do Diocésio Andrade, do Instituto Oncológico de Ribeirão Preto (InORP), a mamografia é uma radiografia do tecido mamário, e é a principal ferramenta para a detecção do tumor por ser capaz de identificar lesões nos estágios iniciais, o que favorece o tratamento e aumentam as chances de cura. “Com o atual cenário de pandemia, as pessoas acabaram deixando de buscar um médico e realizar os exames preventivos e periódicos, mas precisamos ter consciência que as outras doenças, como o câncer, não vão esperar essa fase acabar”, afirma o médico.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, a realização da mamografia, deve ser feita anualmente, para mulheres acima dos 40 anos. Já o Ministério da Saúde recomenda que pacientes, com idade entre 50 e 69 anos, realizem o exame preventivo a cada dois anos. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que 70% das mulheres, entre 50 e 69 anos, têm acesso à mamografia, considerando a rede pública e privada. No entanto, uma pesquisa realizada pelo Instituto Avon/IPSOS aponta que apenas 20% das mulheres têm o hábito de repetir a mamografia no intervalo de dois anos.

Diocésio Andrade- Foto Divulgação

Segundo o oncologista, ainda existe muita desinformação sobre o exame, o que impacta o diagnóstico precoce que pode realmente salvar vidas. A ideia de que é muito dolorido e que só quem encontra nódulos nos seios precisa realizar a mamografia são alguns dos “mitos”, que afastam as mulheres dos exames regulares.

“Toda pessoa deve conhecer seu corpo e estar atenta aos sinais que possam surgir como nódulos, geralmente indolores, na mama ou axila, pele avermelhada ou retraída, alterações no mamilo e saída espontânea de líquido anormal. Mas só o autoexame não é o suficiente. A mamografia é o método de diagnóstico que demonstra maior eficácia na detecção precoce do câncer de mama”, explica o médico.