Cresce o número de empregos em Ribeirão Preto e 55% dos comerciantes estão otimistas - Juliana Rangel

Cresce o número de empregos em Ribeirão Preto e 55% dos comerciantes estão otimistas

Compartilhe:

Ribeirão Preto já começa a sentir os impactos positivos na geração de empregos, após o avanço da vacinação na região e a reabertura do comércio. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o mês de junho teve um saldo positivo de 1,3 mil novos postos de emprego.

De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), Dorival Balbino, quando se olha o período de lockdown, é possível notar um forte impacto negativo para a geração de empregos. “Em fevereiro deste ano, o saldo de contratações do comércio vinha positivo em 259. Com o fechamento de março e abril esse valor foi negativo em -154 e -47, respectivamente”, explica.

Após a reabertura do comércio, o número de contratações subiu para 443. Segundo o presidente da ACIRP, analisando o período entre março de 2020 e maio deste ano, o número foi praticamente zero. “Somente em junho começamos a criar de fato novos empregos,” comenta.

Quem entra neste número positivo de geração de empregos é a empresária Ismênia Costa, que acaba de abrir a sua segunda unidade da loja de roupas, que leva o seu nome, na avenida Presidente Vargas.

Ismênia Costa comemora a nova loja com o marido Norvandir Vicente da Costa

Num espaço de 250 metros quadrados, ela se vê otimista com o comércio e já contratou uma funcionária e está com uma vaga aberta para mais uma contratação. “A economia agora é esperança total de retomada e graças a Deus conseguimos essa nova unidade e estamos cheio de esperanças até o final do ano”, comenta Ismênia Costa.

Já a proprietária da rede Ótica Silva, Mônica Bietresato da Silva, teve que reduzir o quadro de funcionários durante o momento mais crítico da pandemia. De um total de 23, diminuiu o quadro para 15, porém já recontratou três e, hoje, tem 18 pessoas na equipe.

De acordo com a empresária, em junho, com a retomada das atividades, ocorreu uma melhora nas vendas, mas ainda não pretende aumentar o número de funcionários. “Tenho fé que daqui pra frente o comércio deve melhorar, mas não pretendo fazer contratações,” diz.

Apesar de todas as dificuldades enfrentadas no setor, com o reaquecimento da economia e a flexibilização das medidas de restrição, a geração de empregos deve crescer ainda mais.  “O setor deve evoluir muito com relação aos meses mais duros da pandemia, em especial o comércio de bens não essenciais, que foi quem mais sofreu com a piora da pandemia,” explica Dorival.

Para calcular melhor como estão as expectativas do comércio com relação ao futuro da economia brasileira e local, a ACIRP lançou este ano um novo indicador, o Índice de Confiança do Comércio (ICM). De acordo com os dados apresentados no mês de julho, aproximadamente 1/4 dos comerciantes pensam em ampliar o quadro de funcionários para o próximo mês. Os números também mostram que 71% esperam manter o número de funcionários e apenas 5% afirmaram que irão diminuir e realizar demissões.

Os números do ICM apresentam também um otimismo vindo do setor. Segundo os dados da pesquisa, aproximadamente 55% dos que responderam têm expectativas boas ou ótimas para a economia de Ribeirão Preto no futuro.

Incentivo em empregos

Com o objetivo de capacitar ainda mais os comerciantes para lidar com as dificuldades, a ACIRP tem desenvolvido dezenas de cursos, palestras e treinamentos em todas as áreas. Uma das iniciativas é a consultoria jurídica, que é estendida a todos os empresários durante a pandemia e não apenas aos associados. A associação também oferece um boletim de informações semanal com notícias sobre oportunidades de acesso a crédito barato, concorrências e leis que podem prejudicar ou melhorar os negócios.

Segundo o presidente da entidade, a associação defende constantemente o setor empresarial e, neste mês de agosto, estão pensando em mais alternativas para ajudar a área. “Estamos criando uma linha de crédito a juros zero, em conjunto com a cooperativa de crédito Sicoob/Cooperac. voltada exclusivamente para MEIs e pequenas empresas para auxiliar o fluxo de caixa,” finaliza.