Ribeirão Preto vai ter clínica veterinária gratuita - Juliana Rangel

Ribeirão Preto vai ter clínica veterinária gratuita

Compartilhe:

Ribeirão Preto terá uma clínica veterinária gratuita. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 2, pelo Governo do Estado. A clínica faz parte do programa estadual Meu Pet na cidade e a previsão de início das obras é para este ano, com conclusão para 2022.

Serão oferecidos serviços gratuitos para cães e gatos como consultas clínicas, cirurgias, exames de ultrassom, Raio-X e endoscopia, laboratório de análise clínicas, setor de urgência e emergência, além dos serviços de vacinação, castração e adoção responsável.

A cidade possui entre 71 mil e 142 mil cachorros e gatos. Além de Ribeirão Preto, também foi anunciada a instalação do programa Meu Pet em Barueri, Sorocaba, Santos, Registro, Santa Bárbara d’Oeste, Jundiaí e São José do Rio Preto.

No Estado

Além de Ribeirão Preto, o projeto Meu Pet também será instalado em Barueri, Sorocaba, Santos, Registro, Santa Bárbara d’Oeste, Jundiaí e São José do Rio Preto.

As duas primeiras clínicas do programa já estão em construção, nas cidades de Araçatuba e Votuporanga, e tem conclusão prevista para dezembro de 2021.

Prefeito Duarte Nogueira esteve em São Paulo para acompanhar o anúncio Foto: Fernando Gonzaga

O investimento do projeto está estimado em R$ 50 milhões, sendo dividido cerca R$ 5 milhões por clínica, que devem ser usados na construção e aquisição de equipamentos. As unidades serão construídas em espaços cedidos por cada prefeitura, com estrutura de 480 m², e com salas cirúrgicas, de medicação, internação e equipamentos para ofertar atendimento regionalizado aos animais domésticos.

A escolha das cidades está ligada a capacidade de realizar assistência regional, e a infraestrutura adequada para comportar este tipo de serviço. Eles também serão os responsáveis pela contratação dos profissionais e custeio das atividades assistenciais quando as unidades estiverem prontas.