Segurança na internet: como proteger seus dados no mundo virtual - Juliana Rangel

Segurança na internet: como proteger seus dados no mundo virtual

Compartilhe:

Atualmente é difícil conhecer alguém que não esteja conectado a internet, seja pelo celular ou computador. Segundo dados do Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), cerca de 134 milhões de brasileiros estão online. As informações também mostram que 79% da população faz o uso de aplicativos que necessitam do acesso.

Com o aumento do público nas redes, também cresceu o número de golpes no ambiente virtual. De acordo com um estudo feito pela empresa de segurança da informação Kapersky, só no ano de 2020 o número de golpes pela internet cresceu 120% no Brasil. Recentemente, ocorreu um vazamento de mais de 100 milhões de dados de usuários, o que põe em xeque a segurança de quem compartilha informações pela web.

Para explicar como proteger os seus dados ou da sua empresa, e quais alternativas buscar quando for vítima de algum golpe virtual, o portal conversou com o fundador da IbestSec Segurança da Informação, Adriano Bueno.

Atualmente, Adriano também participa de diversos projetos corporativos de segurança da informação em vários seguimentos como indústria, saúde, financeiro, entre outros. Confira a entrevista:

Adriano Bueno – Foto: Arquivo Pessoal

Joice Soares: Qual a melhor forma de manter seus dados seguros nos aplicativos de celulares?

Adriano Bueno: O processo não é tão direto e fácil assim, pois diminuir o impacto nessa questão é necessária uma composição de solução.

1 – Conscientização do usuário é o melhor caminho, com isso as instalações de aplicativos devem ser conservadoras, evitando assim as instalações de aplicativos com baixa avalição.

2 – O uso de conteúdos sensíveis deve ser moderado, pois em caso de roubo ou perda do celular isso acarretará o possível vazamento de dados.

3 – Existem aplicativos no mercado hoje para usuários corporativos para manter a segurança e integridade dos dados.

Como saber se o aplicativo de celular é realmente seguro?

Isso não é explicito pelos fabricantes dos celulares e/ou dos aplicativos. O indicado é o usuário adotar um perfil conservador, evitando assim as instalações de aplicativos com baixa avalição. Sabemos que as lojas fazem inspeções da Google e Apple, validando os aplicativos ao ingressar nas plataformas. Excluindo aqueles que porventura tenham falhas de segurança, porém isso não quer dizer que o usuário não corra riscos de vazamento de seus dados.

Existe alguma ferramenta que permita uma proteção maior dos dados?

Existem aplicativos de várias marcas e fornecedores no mercado hoje para usuários corporativos, a fim de manter a segurança e integridade dos dados. Em breve isso será disponibilizado para usuários convencionais, através das operadoras de telefonia móvel.

Os aplicativos de banco, por exemplo, são confiáveis? Ou a melhor alternativa ainda é procurar uma agência física?

Alguns bancos não possuem agencias físicas. A modalidade banco digital veio para ficar. Na era digital, muitos desses bancos tiveram que se readaptar para passar a confiabilidade aos clientes e futuros clientes, fazendo com que eles invistam valores considerados para manter a única forma de entrada de receita. Ou seja, esses aplicativos estão para banco como a cana-de-açúcar está para usina.

Existem algumas ações que podem dificultar a ação dos golpes virtuais?

Golpes baseados em engenharia social:

  • A Conscientização do usuário é melhor caminho;
  • A informação sobre como esses golpes são efetivamente executados
  • Golpes usando software malicioso.

Além da conscientização dos usuários, é necessário o uso de softwares de segurança que sejam baseados em comportamento, principalmente com uso de inteligência artificial.

E caso alguém caia em um desses golpes, quais ações devem ser tomadas?

Golpes baseados em engenharia social é necessário procurar a polícia e interagir com a intuição verdadeira para relatar a fraude realizada em nome dela. Golpes utilizando softwares maliciosos, no caso de usuários corporativos, são usadas ferramentas em modo preventivo, mais em alguns casos, de forma corretiva, é possível recuperar os dados danificados por um bom valor pago por 1GB recuperado.

Como identificar que meu aparelho ou os dados da minha empresa estão sendo hackeados?

Com soluções implantadas de modo preventivo é possível rastrear e mitigar os danos prestes a acontecer. Atualmente existem soluções de segurança que trabalham por comportamento, identificando assim se o usuário é legítimo, se a ação é legítima e, assim por diante.

Qual o momento certo de procurar ajuda profissional?

Agora!!! De modo preventivo sempre. A PERGUNTA É: quanto os seus dados são valiosos? Com essa resposta, todos saberão a hora de buscar ajuda. É necessário ter um plano de ação desenhado para essas ocasiões, sempre preventivo.

Qualquer pessoa e empresa pode ter esse tipo de serviço?

Sim. O custo ainda é um fator relevante para atender pessoas físicas, porém, não impossível de investimento. Para organizações, o investimento em segurança é mais que necessário.