Prevenção ao AVC é tema de ação beneficente em Bonfim - Juliana Rangel

Prevenção ao AVC é tema de ação beneficente em Bonfim

Compartilhe:

Quando o assunto é AVC, cada minuto é importante. Com esse mote, o 2° Dia J da Saúde acontece neste sábado, dia 4, em Bonfim Paulista, distrito de Ribeirão Preto, das 8h às 11h. A campanha destaca a importância de identificar logo um Acidente Vascular Cerebral (AVC ou derrame) – conhecimento que pode, literalmente, salvar memórias, trajetórias e vidas.

De acordo com o a organização, a ampla conscientização do público sobre os sintomas é fundamental para o esforço de salvar vidas, já que o AVC é a segunda maior causa de mortalidade no Brasil e o principal agente de incapacidade no mundo.

Mesmo com a pandemia, o primeiro Dia J foi realizada ano passado devido a urgência do tema. O evento teve preocupação com a segurança sanitária e foi realizado com utilização de máscaras e distanciamento social. Foram oferecidos exames rápidos e orientações sobre o AVC.

Nesta edição, a programação vai disponibilizar enfermeiros, teste de glicemia, aferição de pressão e distribuição de material de conscientização fornecido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP).

Uma perda e um jeito de continuar

A iniciativa foi idealizada por Michele Pieri Garcia, que perdeu o pai, Jorge Luiz Pieri Garcia, 59 anos, de forma repentina em novembro do ano passado após complicações clínicas a partir de um AVC isquêmico. Depois disso, a família decidiu de alguma forma chamar a atenção para esta causa.

“Meu pai deixou para todos nós uma lição de vida e coragem. Este dia se transformou em um momento de dividir histórias e ainda conseguir conscientizar a população de forma prática, com a realização dos exames e materiais informativos”, afirma a organizadora.

O evento é gratuito e acontece na Rua Dona Iria Alves, número 95, em frente à empresa onde Luiz Pieri Garcia trabalhou por 19 anos. Todas as medidas de segurança e protocolos de higiene serão mantidos e a recomendação é que todos permaneçam de máscaras de proteção, com distanciamento social e sem aglomeração.

Sinais de Alerta

Existem dois tipos de AVC: o isquêmico, que ocorre quando há o entupimento de vasos sanguíneos em alguma área do cérebro; e o hemorrágico, quando um vaso intracraniano rompe.

Entre os sinais de alerta mais comuns, estão: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão mental, alteração da fala ou da compreensão; alteração na visão, no equilíbrio, na coordenação, no andar; tontura e dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

O principal fator de risco para a ocorrência do AVC é a hipertensão arterial. Em seguida, vem, arritmia cardíaca, diabetes, tabagismo, colesterol alto e obesidade. Outros fatores estão relacionados à idade, raça e herança genética.

AGENDA DE SAÚDE
2° Dia J da saúde: Conscientização e Alerta ao Acidente Vascular Cerebral
Quando: Sábado (04 de dezembro)
Horário: das 8h às 11h
Endereço: Rua Dona Iria Alves número 95 l Bonfim Paulista
Serviços gratuitos

  • Aferição de pressão
  • Teste de glicemia
  • Distribuição de material de conscientização e prevenção ao AVC
  • Entrega de kits snacks pós jejum
  • Lançamento – Assistente Virtual Jorginho