Conheça três destinos para visitar durante o feriado da semana santa - Juliana Rangel

Conheça três destinos para visitar durante o feriado da semana santa

Compartilhe:

Muito mais que um dia de descanso, a Sexta-feira Santa é uma das principais datas do calendário religioso do Brasil. Considerado feriado nacional, também é conhecido como Dia da Paixão de Cristo e cai em dias distintos a cada ano. Em 2022, será comemorado no dia 15 de abril e tem como principal objetivo celebrar a vida, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, que segundo a bíblia, foi crucificado e morto pelos pecados da humanidade.

A data faz parte da Semana Santa, que começa no dia 10, com o domingo de Ramos e termina com a Páscoa, no dia 17, também no domingo. Nesse período, muitos fiéis a Igreja Católica aproveitam para refletir sobre a vida, atitudes diárias e para realizar promessas futuras. Pensando nisso, muitos locais religiosos possuem uma programação especial para os fiéis e turistas que visitam templos, igrejas e até mesmo cidades sagradas.

Se você está se programando para uma viagem ou um passeio, durante esses três dias de folga, dá uma olhadinha nessas dicas de lugares e cidades que recebem algum tipo de festividade religiosa para comemorar essa data.

OURO PRETO – MG

Matriz de Nossa Senhora do Pilar – Créditos: Ane Souz

Com uma arquitetura exuberante, Ouro Preto é uma cidade que fica em Minas Gerais, tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. A cidade possui diversos museus e instituições culturais, que abrigam obras do escultor e arquiteto, Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Alejadinho.

Outra grande joia do município são as igrejas, em especial, a Matriz de Nossa Senhora do Pilar e a Igreja de São Francisco de Assis, destino muito procurado pelos fies durante a Semana Santa. Neste ano, durante o período de quaresma, as igrejas da cidade realizarão missas especiais, celebrações da Via-Sacra e visita sacerdotal em domicílio, para atendimento de pessoas enfermas e idosas.

As comemorações já começaram e permanecem até o dia 17. Para acompanhar todo o roteiro de ações de cada igreja, basta acessar o site da prefeitura de Ouro Preto. Além das missas, outro destaque na cidade durante esse período são os tapetes coloridos com serragem, que percorre diversas ruas e ladeiras, colorindo todo o município. A clássica encenação de rua da Paixão de Cristo também é uma ótima aposta para você que deseja recordar a morte de Jesus.

APARECIDA – SP

Santuário Nacional de Aparecida

Reunindo cerca de 13 milhões de peregrinos todos os anos, a cidade de Aparecida é uma das mais procuradas para passar o feriado da Semana Santa, afinal, é lá que fica localizado o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Durante todos os meses, a cidade é repleta de turistas e fiéis que a visitam para apreciar os diversos pontos turísticos, pagar penitência ou até mesmo para agradecer as promessas feitas para a santa. Além disso, o município também possui um dos maiores templos católicos do mundo. Diferente de Ouro Preto, as comemorações em Aparecida começam no domingo de Ramos, dia 10, e finalizam no domingo de Páscoa, 17.

Se você está pensando em visitar a cidade durante o feriado, saiba que o principal roteiro para visitação gira em torno do santuário. Todos os dias terão missas comemorativas em diversos horários. Consagrações, vigílias, meditações e procissões também marcam presença nas atividades religiosas de Aparecida, durante a Semana Santa. Para acompanhar todos os horários e celebrações, você pode acessar o site do Santuário Nacional.

Outros pontos para se visitar na cidade são: Mirante da Torre, Museu Nossa Senhora Aparecida, Passarela da Fé, Matriz Basílica Velha de Aparecida, Morro do Cruzeiro, Estátua de Nossa Senhora Aparecida,  Porto Itaguaçu, Teleférico de Aparecida, Torre Mirante, Seminário Bom Jesus e Memorial da Devoção, portanto, aconselhamos que você fique hospedado por mais de um dia, para conhecer mais de uma atração.

MARIANA – MG

Igreja Nossa Senhora do Carmo

A cidade sede do primeiro bispado também possui uma programação especial para o feriado da Semana Santa. Conhecida por ter sido a primeira capital, vila e estado de Minas, a história do munícipio é repleta de descobertas, religiosidade, projeção artística e busca pelo ouro.

Assim como Ouro Preto, a cidade retoma suas celebrações presenciais após dois anos de pandemia. Mesmo com a frouxidão das restrições contra a Covid-19, a Arquidiocese deve aumentar a quantidade de missas  nas paróquias, com o intuito de não formar nenhum tipo de aglomeração dentro dos ambientes.

Além das missas, a cidade também deve promover os tradicionais tapetes coloridos e as procissões para os fiéis e turistas. Rituais como os altares cobertos de roxo na sexta-feira, os cânticos em latim e as matracas de madeira substituindo os sinos das igrejas, também devem ser adotados durante as festividades. A programação completa, com horários e locais das celebrações você pode encontrar no site oficial da Arquidiocese.