REGIÃO PORTUGUESA SURPREENDE DEVIDO A QUALIDADE DE SEUS VINHOS - Juliana Rangel

REGIÃO PORTUGUESA SURPREENDE DEVIDO A QUALIDADE DE SEUS VINHOS

Compartilhe:

O outono já está entrando na sua reta final e o inverno vem se aproximando cada vez mais. Nesse período um pouco mais frio, é muito comum que, além de se agasalharem, algumas pessoas abram suas belas garrafas de vinho para degustação em um happy hour com a família ou amigos, não é mesmo?

Conhecida por sua bela culinária e seus saborosos vinhos, a Europa é um continente que possui uma tradição milenar e muito a oferecer para os amantes de vinho. Em Portugal, a produção e exportação dessa bebida continua a crescer cada vez mais. Nos últimos anos o País viu aumentar não só o interesse mundial por seus rótulos (que chegou a 328 milhões de litros exportados em 2021), mas também observou que as experiências oferecidas aos viajantes dentro das vinícolas e adegas locais são um grande diferencial.

Embarcando nesse novo cenário atual, a região de Alentejo é uma das que mais se destaca por conta de seus inúmeros produtores de altíssima qualidade e bebidas premiadas ao redor de todo o mundo. Se você está planejando tirar alguns dias de descanso durante os próximos meses, com certeza deve colocar essa rota na sua agenda. Confira abaixo alguns motivos que tornam a maior região portuguesa, no destino de vinhos ideal para a sua próxima viagem!

Além do custo-benefício, possui castas singulares

Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot, qual é o seu preferido? É possível encontrar essas castas de uvas nas vinícolas alentejanas, mas os melhores vinhos produzidos utilizam espécies de uvas nativas, como Aragonez, Alfrocheiro, Antão Vaz e Arinto. Se você ainda não as conhece, com certeza vai adorar experimentá-las.

Além disso, os vinhos alentejanos esbanjam qualidade sem exagerar no preço. Isso significa que as refeições durante uma viagem pela região podem ser sempre acompanhadas de um ótimo rótulo local. Você ainda poderá voltar para casa com muitas garrafas – pagando um bom preço.

Região de experiências e harmonizações

Você com certeza já ouviu falar sobre o termo “friendly” nos dias atuais, não é mesmo? Pois bem, os vinhos alentejanos são chamados de “food-friendly”, isso porque caem muito bem com os pratos deliciosos da gastronomia do Alentejo, como as famosas bochechas de porco preto. Esse é um segredo – não tão secreto – para melhorar ainda mais a experiência com a degustação de vinho, a harmonização com uma bela refeição.

Alguns restaurantes promovem essa experiência gastronômica imperdível, como a Cadeia Quinhentista, em Estremoz; o Café Alentejo, em Évora; e o restaurante da Herdade do Esporão, comandado pelo chef Carlos Teixeira e reconhecido com uma Estrela Michelin, em 2021.

Mas saiba que degustar os deliciosos vinhos são apenas uma parte de uma viagem pela região. Na verdade, as vinícolas locais oferecem diferentes tipos de experiências que vão desde visitas guiadas para conhecer a produção, até degustações acompanhadas de enólogos e piqueniques com iguarias locais em meio a cenários inesquecíveis. Também existe a oportunidade de desenvolver um vinho próprio, misturando diferentes tipos de castas típicas da região para desenvolver uma bebida exclusiva, já pensou?

Uma vinícola facilmente pode ser o seu hotel

O que me diz de dormir em uma vinícola? Além de aproveitar os passeios incríveis em Alentejo, você pode aproveitar a experiência para imergir de fato nesse mundo dos vinhos. Pensando em proporcionar uma melhor vivência, muitos locais combinam esses dois negócios, a hospedagem incrível e a produção de vinho.

Premiada com a Chave de Platina 2022, Herdade da Malhadinha Nova reúne modernidade e tradição de uma forma muito singular. Quem se hospeda por lá, não apenas se aproxima dos vinhos alentejanos, mas também mergulha de corpo e alma no estilo de vida local, realizando workshops de culinária, jantares temáticos, piqueniques gourmets, tratamentos de spa e muito mais.

Tradição e sustentabilidade

Hoje em dia não dá para não pensar em métodos sustentáveis para a produção de qualquer coisa. Juntando a sua tradição milenar de produção de vinho e muita tecnologia que temos no mercado, a maioria dos empreendimentos locais possuem iniciativas para melhorar o relacionamento da produção com o meio ambiente.

Não pense que os investimentos em práticas orgânicas e biodinâmicas automatizaram totalmente o processo de produção. Mesmo com essa modernização, ainda existe uma tradição vitivinícola intrínseca entre os alentejanos, além de claro, os conhecimentos que foram desenvolvidos ao longo de diversas gerações. Até hoje existem métodos antigos que ainda são utilizados para a produção, como o vinho de talha, e algumas vinhas que já completam centenas de anos, heranças que geram vinhos mais que especiais.

Sobre o Alentejo

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do País. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de cinco títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é co-financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.