5 dicas para ser uma empresa mais phygital - Juliana Rangel

5 dicas para ser uma empresa mais phygital

Compartilhe:

Nos dois últimos anos, o e-commerce provou para o consumidor que é possível ter mais conveniência e praticidade no dia a dia e atribuiu um novo papel à loja física. Isso deixou claro que o phygital, fusão entre os dois mundos, não é só mais uma tendência, muito menos apenas uma buzzword. Para se adaptar a esse novo mundo, o primeiro passo é entender que essa, na verdade, não é uma escolha – o phygital é um caminho sem volta.

Pensando nisso, Maria Isabel Noronha, vice-presidente de Contas da Adyen na América Latina, elencou cinco dicas que vão ajudar na missão de fazer com que as empresas sejam cada vez mais phygital. Confira abaixo:

• O omnichannel precisa ser uma prioridade para a empresa inteira
Faz muito tempo que o omnichannel não é responsabilidade apenas do time de TI. Para que a empresa realmente comece a trilhar o caminho phygital é importante que essa integração entre online e offline seja responsabilidade de todas as equipes, como parte importante do planejamento estratégico das diferentes áreas.

Pensando nisso, ter uma equipe para o e-commerce e outra para a loja não é uma boa prática, é preciso que todos incorporem essa visão 360 a seus escopos.

• Repense o papel da loja na jornada de compra
O avanço do phygital não quer dizer que a loja física vai perder importância. Pelo contrário: esses estabelecimentos terão um novo papel dentro da jornada de compra do consumidor.

Grandes empresas, como Tok & Stok e AMARO, estão investindo na expansão de suas lojas, mas com estratégias diferentes. Na Casa Adyen, evento promovido recentemente pela Adyen, ficou clara a importância e o lugar das lojas físicas. Enquanto a AMARO está buscando lojas maiores, que oferecem verdadeiras experiências, e onde a cliente pode encontrar tudo o que procura em relação a lifestyle, a Tok&Stok está investindo em lojas menores, pensando naquele consumidor que já sabe exatamente o que quer, está com pressa e não quer percorrer os longos corredores de suas lojas tradicionais.

Entender como a loja pode agregar valor para um cliente que consulta produtos e os compra de forma digital, faz toda a diferença no sucesso da estratégia phygital.

• Vá além do omnichannel
Muita gente pensa que, para estar pronto para o mundo phygital, só é preciso oferecer ao cliente diferentes opções de canais de compra, como loja, e-commerce e app. Mas a verdade é que é preciso ir além.

Para estar pronto para oferecer jornadas de compra flexíveis e, ao mesmo tempo, lidar de forma assertiva com tantos dados de diferentes canais, é preciso investir em tecnologia de Unified Commerce. Isso quer dizer, integrar essas operações em um só lugar, ganhando uma visão 360 não só sobre o consumidor, mas também sobre o negócio.

• Use dados para conhecer melhor o cliente
Ao centralizar todos os dados dos consumidores em um só lugar, é possível entender melhor quais produtos ou serviços lhe interessam, em quais canais prefere comprar, como prefere pagar, quais lojas são suas preferidas e muito mais.

Esses insights são valiosos para possibilitar ofertas personalizadas que sejam de fato relevantes para o cliente e o estimulem a fazer uma nova compra, no canal que preferirem.

• Invista em programas de fidelidade que agreguem valor
Em tempos em que muitos de nós já não saímos mais de casa com a carteira, não faz sentido pedir para que o seu cliente carregue o cartão fidelidade da sua loja pra lá e pra cá – ou que acumule 10 carimbos para ganhar uma refeição grátis em um restaurante.

No mundo phygital, o programa de fidelidade precisa contemplar online e offline e ser tão prático quanto a experiência de compra. “A dica aqui é vincular o programa ao cartão de crédito do cliente. Assim, o consumidor não precisa informar nenhum dado para ser identificado e acumular pontos. Funciona quase que automaticamente”, comenta a especialista.