Conheça Fábio Fernandes: empresário adepto da vida descomplicada - Juliana Rangel

Conheça Fábio Fernandes: empresário adepto da vida descomplicada

Compartilhe:

Atire a primeira pedra quem nunca quis levar uma vida totalmente próspera, com atitudes simples e definidoras para o sucesso. Para muitas pessoas, essa pode ser uma forma de levar a vida um pouco “tranquila demais”, mas isso não é problema para Fábio Fernandes, administrador de empresas formado pela Universidade de Ribeirão Preto, palestrante, escritor, empreendedor e empresário.  

Nascido em 1976, em São Paulo, Fábio se mudou para Ribeirão aos três anos de idade, quando seus pais decidiram que ofereceriam ao seu filho único uma infância mais tranquila no interior.

Atualmente é Head Global das unidades LIDE, Grupo de Líderes Empresariais, e Presidente executivo do LIDE Ribeirão Preto. O empresário é adepto da vida descomplicada e sua fórmula, aparentemente simples, catalisa um círculo virtuoso de sucesso profissional e pessoal.

Encabeçando mais de 20 projetos, envolvendo startups e empresas, Fábio lançou em 2021 seu livro “Quanto Vale o Seu Tempo”, grande sucesso nas livrarias do País e o livro mais vendido (durante sua semana de estreia) nas categorias Geral e Negócios do portal PublishNews.

Para falar sobre seus projetos, Fábio Fernandes participou do Podcast Juliana Rangel News e contou um pouco mais sobre sua história. Acompanhe:

Juliana Rangel: Fábio, como faz para manter uma vida descomplicada?

Fábio Fernandes: O que que eu vejo muito por aí, muita gente que arruma um jeito de ganhar dinheiro e aí se priva de um monte de coisas. Por exemplo, a pessoa gosta de dormir mas diz “acordar cedo? Eu não ligo, acordo a hora que for”. A pessoa mora em um lugar que ela não gosta “não tem problema, eu vivo na cidade que eu não quero” e assim ela vai abrindo mão de muita coisa na vida.

A pessoa vai se esforçar tanto, vai conseguir o dinheiro que ela quer, uns mais outros menos, mas se você olhar no final das contas, passou o tempo e ele abriu mão de tanta coisa da vida, que às vezes nós vemos pessoas que possuem dinheiro e não são contentes. Eu não fiz isso, eu decidi escolher o horário que eu queria acordar, decidi escolher o local onde iria viver, comecei a ver o que eu queria fazer e teria o menor esforço possível.

Primeiro eu vi como é que eu iria passar a minha vida e eu fui ver como é que eu pagaria essa conta, para ficar sem fazer nada, ter uma vida de rico sem ser rico. Eu pensei “vou ser taxista? Mas isso vai atrapalhar isso, isso e isso”, “vou ser funcionário público? Vou esbarrar ali e ali”, comecei a ver tudo para eu ter a vida ideal.

Juliana Rangel: E hoje você considera que atingiu o sucesso?

Fábio Fernandes: Sucesso para mim é acordar a hora que eu quero. Na época em que decidi isso eu morava sozinho e tinha que pagar conta. Os boletos vão chegar e eu vou ter que ter dinheiro de algum lugar. A segunda coisa que eu pensei foi “eu não posso dever satisfação para ninguém”, se não é muito básico “ah, paguei minhas contas, estou tranquilo, mas eu tenho um chefe que me cobra.”

Hoje existem muitos trabalhos mais flexíveis, isso é ótimo, mas você não pode dever nada para ninguém. Se alguém te paga um salário, ela vai querer o seu tempo e a grande maioria das pessoas trabalha em horário comercial e até aí tudo bem, não existe verdade absoluta. Lembrando que eu estou falando aqui, o que funciona para mim! Qual foi o meu planejamento de vida.

Juliana Rangel: E como você achou o que você precisa vender para atingir esse sucesso?

Fábio Fernandes: Meu pai falava para mim “você quer vender? Então você tem que vender, sem precisar vender. Se você precisar vender, você não vai fazer uma boa venda.”

Você tem que saber vender sem aquele negócio de “compra para me ajudar”, eu tenho pavor disso. Uma, duas vezes a pessoa vai te ajudar, na terceira ela não vai. Então foi isso, vendi meus produtos, no ramo alimentício, sem precisar vender.

Juliana Rangel: Você conseguiu atingir o sucesso e acordar a hora que você quiser?

Fábio Fernandes: Chegou um dia que eu falei, nossa amanhã eu não tenho nada para fazer… estou com as minhas contas pagas, quer saber? Eu vou acordar a hora que eu quiser. Imagina que gosto, numa quarta-feira. Eu não era rico, eu só estava com as minhas contas pagas e não tinha nada para fazer.

Eu poderia ser a pessoa que acorda e fala “eu vou acordar cedo e buscar mais cliente” mas eu não, eu preferi curtir. E foi aí que eu percebi que estava acordando todos os dias, a hora que eu quiser com as minhas continhas pagas.

Juliana Rangel: E você não pensava em financiar algum imóvel, algum carro?

Fábio Fernandes: Não importa o quanto de dinheiro a pessoa tenha, ela pode acabar com tudo. A mesma situação que eu tenho hoje, é a que eu tenho naquela época.

Você pode falar “ah Fábio, mas você tem mais dinheiro agora” e eu posso até ter, mas tenho a mesma linha de pensamento. Se eu tinha um e agora eu tenho 10, a minha responsabilidade com custo fixo é a mesma. Na época, se eu pensasse em financiar um carro, eu estava perdido no planejamento. Hoje, se eu financiar uma fazenda, eu estou perdido!

Eu sempre estou pensando, estou de olho no meu custo fixo e tentando trazer o máximo de receita recorrente. Já dei um passo maior que a perna, mas não é isso que eu quero. Eu gosto de sossego. Eu não perco ele por causa de um jato, de um avião.

Se eu puder comprar e não for fazer diferença no meu dia a dia, beleza, eu compro, mas eu não vou fazer aquele monte de parcela para me sufocar.

Confira abaixo a entrevista completa no Podcast Juliana Rangel News: