Festa do Peão de Barretos gira economia e turismo da região - Juliana Rangel

Festa do Peão de Barretos gira economia e turismo da região

Compartilhe:

Após dois anos sem ter uma edição presencial por conta da pandemia, a Festa do Peão de Barretos se aproxima já trazendo uma tradicional e aguardada movimentação econômica para a região. O evento acontece de 18 a 28 de agosto no Parque do Peão, complexo com mais de 2 milhões de metros quadrados.

De acordo com os organizadores, cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos devem ser gerados entre os 30 dias que antecede até o final do evento. Além disso, a movimentação em busca de reservas nos hotéis e pousadas da cidade e da região vem em uma crescente.

Segundo Adriano Santos, gerente do Barretos Park Hotel, todos os quartos disponíveis para hospedagem já estão reservados há mais de dois meses. “Para esse ano estamos com 251 apartamentos destinados ao público da festa e devemos receber aproximadamente 500 pessoas durante os 11 dias de evento. É um período de muita movimentação, geração de empregos e retorno econômico para o município. Estamos inclusive com vagas disponíveis para nosso quadro de funcionários fixos e também temporários para os 30 dias de agosto. Serão de trinta a cinquenta contratações para diversos setores no hotel”.

O Barretos Country Hotel também já registra 100% de ocupação nos dois finais de semana da Festa. A gerente comercial Grace Vilela confirma ainda que o empreendimento terá contratações de intermitentes e terceirizados para o período.

Essa movimentação aumenta a expectativa em superar os números da última Festa presencial, em 2019, quando pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo apontou uma movimentação econômica no turismo de R$ 900 milhões na região.

O estudo mostrou ainda que entre as cidades que mais hospedam turistas durante o evento estão Olímpia, Ribeirão Preto, Bebedouro, Franca, Guaíra, entre outras.

Em Olímpia, distante 40 quilômetros de Barretos, o Wyndham Olímpia Royal Hotels também já viu a procura crescer para o período e a expectativa é de que haja 100% de ocupação durante o evento. “Estamos muito otimistas com as perspectivas que se apresentam nesta data para o período da Festa do Peão de Barretos. Nosso hotel está pronto para receber os hóspedes, que tendem a lotar as acomodações durante os dias de festa’’, comenta Mário Pio, gerente geral do hotel.

Outra forma muito tradicional dos turistas aproveitarem o evento é através de excursões “bate-volta”. Ainda de acordo com a pesquisa da Secretaria de Turismo, 46,6% dos visitantes consultados estavam na última edição da Festa neste esquema.

Marcelo Costa, de Ribeirão Preto é organizador de excursão para Barretos há oito anos. E para esta edição já está com 350 pessoas confirmadas. “A expectativa é muito maior levando em consideração que a maioria deixa para confirmar na última hora. Geralmente saímos da cidade com dois ou três ônibus por dia, uma média de 150 pessoas. Mas alguns dias chegamos a lotar até cinco ônibus”, explica.

Para receber o público que visita o evento através de excursões, o Parque do Peão conta com uma mini rodoviária própria. Além do receptivo para os turistas, que conta com 250 vagas para ônibus e 250 vans por dia.

O comércio e a prestação de serviços em geral são outros setores diretamente beneficiados com a realização da Festa. O empresário Danilo Borges, proprietário de um buffet na cidade, confirmou que deve contratar até 300 pessoas para atuar no período. “Depois de dois anos numa situação muito difícil, a volta do evento é um respiro importante para o setor e para milhares de famílias que dependem da renda gerada”, disse.

Para o taxista André Gomes a Festa é muito aguardada por conta da alta demanda de trabalho. Ele explica que o aumento do fluxo de passageiros começa antes mesmo do primeiro dia do evento. “Antes da Festa já aumenta o trabalho e os ganhos. Todos os taxistas da cidade esperam muito pelo evento por conta do aumento de renda que gera pra gente. É a possibilidade de colocar as contas em dia”, relata Gomes.

Investimentos e expectativa

A Associação Os Independentes, promotora do evento desde sua primeira edição, está investindo cerca de R$ 10 milhões em obras e melhorias no Parque do Peão para receber cerca de 900 mil visitas esperadas.

Segundo o Presidente da Festa, Jeronimo Luiz Muzetti, as reformas e construções visam aprimorar a experiência dos visitantes. “Queremos que a retomada seja realmente muito marcante. Mesmo enfrentando muitos problemas, passando por dois anos desafiadores demais pra todo setor, estamos investindo e muito otimistas com a volta da Festa presencial”, declara.

A construção de mais uma estrutura de camarotes, novos banheiros, reformas no Estádio, nova Praça de Alimentação e melhorias na área de camping estão entre os investimentos deste ano, de acordo com Muzetti.

Programação

A 65ª edição da Festa do Peão de Barretos já contabiliza mais de 100 shows musicais confirmados espalhados pelos palcos do evento.

A grade conta com grandes nomes da música sertaneja como Gusttavo Lima, Jorge & Mateus, Zé Neto & Cristiano, Cesar Menotti & Fabiano, Bruno & Marrone, Maiara & Maraisa, o projeto Resenha dos Bravos com João Bosco & Vinícius, Guilherme & Benuto e Clayton & Romário, e ainda Rionegro & Solimões, Maria Cecília & Rodolfo, Ícaro & Gilmar e muito mais.

Outros ritmos também têm espaço nos palcos com artistas como Wesley Safadão, Alok, Dilsinho, Hungria, DubDogz, Pedro Sampaio e Sevenn. Outra novidade na programação é a apresentação beneficente do evangelista Deive Leonardo.

Já o rodeio, grande estrela do evento, terá competições da final da PBR Brazil, 18 a 21, Super Copa Barretos de Três Tambores, 19 a 24, final da Liga Nacional de Rodeio — LNR, 22 a 24 e 27, e o 28º Barretos International Rodeo, 25 a 28, com competições nas modalidades rodeio em touros, cutiano, sela americana, bareback, três tambores e team penning.

Além disso, também ocorrerão seletivas das provas cronometradas na Hípica do Parque diariamente.

Entre os outros atrativos do evento estão o Rancho do Peãozinho — com atividades socioeducativas e divertidas para o público infantil -, Palco das Raízes Sertanejas, recebendo apresentações de música sertaneja raiz e cultural, Concurso da Queima do Alho, 21/08, Concurso de Berrante, 21/08, festas particulares nos ranchos e camarotes, Praça de Alimentação, Feira Comercial, Monumentos espalhados pela Parque e Museu do Peão.

“O Parque do Peão se torna no período da Festa um complexo repleto de atrações e atividades para todos os gostos e idades em tempo integral”, afirma Muzetti.