Literatura brasileira será protagonista da 21ª FIL - Juliana Rangel

Literatura brasileira será protagonista da 21ª FIL

Compartilhe:

Alinhavada pelo tema central “Do Caburaí ao Chuí: a força da literatura brasileira”, a 21ª edição da FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto coloca a produção literária nacional como protagonista do evento, com homenagens a autores icônicos que representam diferentes gêneros e momentos históricos brasileiros: Ariano Suassuna, Carolina Maria de Jesus, Daniel Munduruku (autor infantojuvenil), Magda Soares (autora Educação) e João Augusto (autor local). Também serão homenageados o empresário Isaac Peres (patrono) e a professora Isabel Cassanta. O evento acontece em Ribeirão Preto, entre 20 e 28 de agosto – em formato híbrido.

Neste ano, a programação da FIL – inteiramente gratuita – marca a retomada das atividades presenciais – que ficaram dois anos suspensas por conta da pandemia do Coronavírus -, sem abrir mão das transmissões on-line que passaram de alternativa às restrições sanitárias à modalidade obrigatória, ampliando o alcance e a participação de públicos de todo o Brasil e do exterior. O acesso virtual será por meio da plataforma oficial da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, entidade organizadora do evento, pelo endereço www.fundacaodolivroeleiturarp.com.

Considerada a segunda maior feira do livro a céu aberto do Brasil e uma das maiores da América Latina, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto terá cerimonial de abertura no dia 19 de agosto, no palco principal do Theatro Pedro II, às 19 horas. Durante os nove dias de realização do evento, o público terá à disposição um amplo leque de atividades, como salões de ideias, sessões de contação de histórias, shows musicais, performances, debates, oficinas e workshops.

Valorização da Língua Portuguesa
Trazer a literatura brasileira como destaque e baliza de toda a agenda da FIL 2022 representa um importante marco dentro da própria história do evento, que sempre esteve focado no incentivo à descoberta da magia dos livros e do prazer da leitura, e no estímulo à formação de novas gerações de leitores. “Esta edição promove uma celebração da nossa língua nacional, tão rica e expansiva, num reconhecimento de uma das mais fortes identidades culturais do nosso país”, destaca Adriana Silva, curadora da FIL e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

A presidente da Fundação do Livro e Leitura, Dulce Neves, acrescenta que o tema escolhido para a 21ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto oferece ao público uma oportunidade de aproximação da produção literária brasileira para além do que a grande mídia divulga. “Nosso desafio neste evento foi roteirizar, de uma maneira ampla e completa, um mergulho pelo Brasil impresso nos livros, com conteúdo expressivo e reflexivo, de forma a dialogar com produções de escritores de todos os cantos do nosso país, que trazem recortes da nossa pluralidade histórica e cultural”, comenta Dulce Neves.

Com 21 anos desde sua criação, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto tornou-se um dos maiores eventos culturais do Brasil e terá neste ano mais de 200 atividades, contemplando públicos de todas as idades. O festival literário também será 100% acessível, com interpretação em Libras e legendas nas transmissões on-line para participantes de qualquer localidade. Desde sua primeira edição, a FIL contou com a participação de mais de 3 mil escritores reconhecidos internacionalmente, público médio de mais de 180 mil pessoas nas duas últimas edições presenciais  e atendimento a mais de 15 mil estudantes nas agendas específicas para este público. Em 2021, na primeira experiência totalmente on-line, foram oferecidas 110 horas de programação, com registro de acesso de mais de 30 mil pessoas, em 27 países. “Estamos em constante evolução, sempre buscando formar leitores cidadãos. É uma tradição que se renova ano a ano”, finaliza a curadora Adriana Silva.

Serviço
O que: 21ª FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) com destaque para a cerimônia de abertura do evento, em 19 de agosto, às 19h, na sala principal do Theatro Pedro II.
Data da FIL:  20 a 28 de agosto/2022