Você sabe o que é “Conectividade”? - Juliana Rangel

Você sabe o que é “Conectividade”?

Compartilhe:

Inicialmente é preciso esclarecer que a conectividade não se resume apenas ao acesso à internet, esse rótulo faz com que muitos imaginem o conceito de conectividade apenas como uma parte simples da navegação e não pondera tudo o que ela engloba.

Conectividade é a capacidade de estabelecer uma conexão, ajudando na aproximação, facilitando a comunicação em massa, proporcionando comodidade e agilidade nos projetos e tarefas, que claro, é um ponto relevante tanto nos processos corporativos como residenciais.

O conceito de conectividade está ligado à disponibilidade de um dispositivo para ser conectado a outro ou a uma rede. Podemos destacar também a relação da conectividade com a comunicação, principalmente quando ela é estabelecida sem fios e para isso, o emissor e o receptor não precisam estar ligados por um meio físico, como é o caso dos cabos, pois ela se baseia em troca de dados por meio de ondas que viajam pelo espaço.

Conectividade x Conexão

Mas “conectividade” e “conexão”, são a mesma coisa? A resposta é “não”. Conexão é quando dois ou mais pontos estão ligados fisicamente, ela pode ser entendida como um link entre duas ou mais coisas e pessoas, tais como os dispositivos eletrônicos.

Já a conectividade se trata da capacidade de se conectar e se comunicar com outra coisa, em vez da conexão em si. Ela pode ser entendida como o conjunto de infraestruturas, físicas e de software, que garantem a interação em rede, entre dispositivos e informações digitais.

De fato, esse recurso facilita tarefas, como a comunicação entre pessoas e dispositivos, bem como o processamento em nuvem.

A conectividade acompanha o avanço de outras inovações, dessa forma está sempre em constante evolução, em busca de sua melhor performance.

Onde encontramos conectividade?

A conectividade é o que faz o vínculo para que uma determinada informação seja transmitida entre múltiplos pontos, sejam esses pontos pessoas, máquinas ou ambos.

Com isso podemos ver o leque de oportunidades que ela oferece, pois a partir dela, pessoas que estão em lugares distintos podem participar de eventos, reuniões, ativar comandos no carro ou na sua casa a partir do seu smartphone, até mesmo delegar funções nos dispositivos da sua empresa apenas por comandos de voz, garantindo que as tarefas sejam realizadas mesmo que você não esteja no mesmo local.

Essas informações apontam para um cenário digital com um crescimento extremamente potente, pois a conectividade se tornou parte do cotidiano e passa a ser essencial a cada dia.

E claro que a Alcans também desempenha esse papel, ajudando e impulsionando a experiência do usuário com os serviços que oferecemos!