21ª FIL traz Ferréz, Mary Del Priore, orquestra e homenagem nesta quarta-feira - Juliana Rangel

21ª FIL traz Ferréz, Mary Del Priore, orquestra e homenagem nesta quarta-feira

Compartilhe:

O romancista, contista, poeta e empreendedor Ferréz é o convidado da 21ª Feira Internacional do Livro Ribeirão Preto para uma das sessões do Salão de Ideias programadas para esta quarta-feira, 24. A partir de 16h, no auditório da biblioteca Sinhá Junqueira, o escritor recebe o público para uma conversa sobre sua produção literária de mais de 20 anos, sempre inspirada no cotidiano urbano, especialmente das regiões periféricas.

A programação completa da 21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto pode ser acessada pela plataforma: www.fundacaodolivroeleiturarp.com

O outro Salão de Ideias, às 19h, no Auditório Pedro Paulo da Silva, Centro Cultural Palace, terá a advogada Maria Eugênia Biffi abordando o tema “Protagonismo das mulheres em espaços de liderança: uma conversa sobre políticas públicas e legislações afirmativas que materializam os direitos femininos de cidadania”. Maria Eugênia, coordenadora regional da Comissão da Mulher Advogada da 9ª Região da OAB do Estado de São Paulo, discute questões como os avanços na conquista de direitos pelas mulheres e os entraves que ainda existem na luta pela plena cidadania pública feminina.

No Theatro Pedro II, as atividades movimentam o dia. Às 14h, no auditório Meira Júnior, a Sessão 200 Anos recebe a historiadora e escritora Mary Del Priore para o debate “História da Gente Brasileira” e mediação de Rafael Cardoso de Mello. Internacionalmente premiada, a autora é especialista em temas como história da mulher, da família e da criança.

Em seguida, às 16h, no mesmo local, a também escritora Maria Eugênia Boaventura estará na Sessão Arte Moderna: “22 por 22”. Professora e pesquisadora do Modernismo na Unicamp, a autora também é ensaísta e titular da disciplina de Literatura Brasileira no Departamento de Teoria Literária, na mesma universidade. A mediação é de Rita do Carmo Garcia.

O auditório Meira Júnior terá espaço ainda para a solenidade de homenagem à professora Magda Soares, destaque da Educação nesta edição da FIL. O evento começa às 19h30 e será coordenado por José Pacheco, mestre em Ciências da Educação e membro do Conselho Nacional de Educação. Magda Soares é doutora e livre docente em Educação, professora emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e autora de 25 livros. A mediação é Marlene Trivellato e Marília Ferranti Marques Scorzoni.

Às 21h, o concerto da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), na sala principal do Theatro Pedro II, encerra a agenda de quarta-feira na Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto. Completando 100 anos de atividade, a OSRP terá regência do maestro Reginaldo Nascimento.

Música, circo e debate

O centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 segue em destaque na programação desta quarta-feira, com mais duas atividades. De manhã, mesa redonda “Semana de Arte Moderna: ressignificações”, no Auditório Pedro Paulo da Silva, Centro Cultural Palace, às 9h30. Participam a professora e advogada Rosa Maria de Britto Cosenza; o filósofo, pedagogo e doutor em Sociologia, Wlaumir Donisete de Souza; e a escritora e professora Maria Conceição Alves de Lima. Abertura musical com recital de piano com Daniela Pomini.

No início da noite, às 19h, o Duo de Acordeons com Gilda Montans e Meire Genaro, e a escritora Eliane Ratier, fazem uma apresentação músico-literária no espaço Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II), com poemas de Mário de Andrade e composições de Villa-Lobos.

Também no Ambient de Leitura, a escritora ribeirão-pretana Luiza Romão lança seu livro “Nadine”, às 13h. O trabalho apresenta uma narrativa sobre feminicídio e violência sexual, misturando poesia e literatura policial.

No espaço de convivência do SESC, a trupe Irmãos Atada apresenta o espetáculo “Cabaré Circo Literário”, às 20h. Com números de palhaçaria, habilidades circenses e muito humor literário, os artistas criam um clima de cabaré com muita poesia, diversão e alegria. À tarde, a trupe Irmãos Atada realiza duas sessões da intervenção circense “Romeu e Julieta”. Às 14h e 15h, na Esplanada do Theatro Pedro II.

Heroínas Negras

A agenda infantil da FIL do dia tem participação do Núcleo de Pesquisa e Criação de Narrativas Pretas Agbalá Conta, em duas atividades. Às 13h, mediação de leitura e às 16h, contação de histórias “Heroínas Negras”, com a atriz e mestre em Arte e Educação, Giselda Perê.

Ela apresenta diferentes mulheres negras – africanas e brasileiras -, que tiveram grande contribuição para a história como cientistas, guerreiras, inventoras e artistas. Os dois eventos acontecem na Tenda SESC, na Esplanada do Theatro Pedro II. As crianças podem aproveitar ainda de outras sessões de contações de histórias e oficinas.

Palestras sobre autismo e capacitismo no Estande Diversidade; palestras e oficinas sobre sustentabilidade no Estande da Prefeitura; conversa sobre drogas no Estande CUFA; sessão vestibular com o escritor Milton Hatoum (participação on-line) e sarau artístico-literário na Biblioteca Sinhá Junqueira completam a agenda do dia.