This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Atleta Maria Zeferina Baldaia é homenageada na Fenasucro & Agrocana nesta terça-feira
Compartilhe:A abertura da 28ª Fenasucro & Agrocana, que acontece nesta terça-feira, 16, a partir das 14h, no Centro de Eventos Zanini em Sertãozinho, homenageará as conquistas e a história da atleta Maria Zeferina Baldaia. O reconhecimento ocorre em um momento ímpar da carreira, já que a maratonista planeja se aposentar das competições em 2022.
A homenagem está prevista para ocorrer após o encerramento da 9ª Conferência DATAGRO & CEISE, que acontecerá juntamente com a abertura oficial no Auditório Fenasucro. Maria Zeferina Baldaia estará presente.
História de superação
A ex-trabalhadora rural passou por muitas dificuldades até chegar ao reconhecimento. Ainda na infância, Maria Zeferina começou a trabalhar junto com os pais no corte de cana-de-açúcar.
Chegou a ter outras profissões, como faxineira e babá, mas não deixou de perseguir o sonho do atletismo, correndo descalça em meio aos canaviais da área rural de Sertãozinho.
Somente aos 20 anos de idade conseguiu o primeiro par de tênis. E não demorou para que a maratonista chagasse à elite do atletismo brasileiro.
No currículo, Maria Zeferina coleciona as maiores competições do Brasil, entre elas a São Silvestre, onde chegou ao pódio em 2001.
Anos mais tarde ingressaria também na política, tornando-se vereadora em Sertãozinho, ocupando uma cadeira na Câmara Municipal (2009-2012).
Em 2022, prestes a completar 50 anos, a atleta planeja a aposentadoria das pistas para se dedicar a outros projetos na área esportiva. Por esse legado de sucesso e superação, CEISE Br. e Fenasucro & Agrocana prestam a justa homenagem.
Filme
Em breve a história dela também chegará às telas de cinema. O filme “Zeferina” vai contar como a atleta conseguiu superar as dificuldades, desde a rotina no corte de cana, até as conquistas que projetaram o nome dela e de Sertãozinho para o mundo. O longa metragem é fruto de uma parceria dos jornalistas Lucas Bretas e Samuel Prisco.
Em 2012 já havia sido lançado o documentário “Maria”, de Marcella Aranda, Flaviane Silos, Junior Angeloti e Magali Aranda, em que a atleta conta sua história, desde a chegada de família no interior de São Paulo até a vitória na corrida de São Silvestre.
Serviço
28ª FENASUCRO & AGROCANA
Quando: De 16 a 19 de agosto
Local: Centro de Eventos Zanini – Sertãozinho/SP
Horário: das 08h às 20h
Demonstração de produtos/equipamentos: das 13h às 20h
Credenciamento de visitantes: Link