This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto começa nesta sexta-feira
Compartilhe:A produção literária nacional é a protagonista da 21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), que tem abertura nesta sexta-feira, 19, com dois espetáculos musicais, a partir das 19h30, no Theatro Pedro II. A cerimônia é aberta ao público e os interessados em participar devem retirar ingressos no dia do evento, na bilheteria do Theatro Pedro II, das 9h às 19h.
O público presencial será recepcionado, a partir das 19h30, no Hall Theatro Pedro II, com apresentação do Coral Unaerp que traz um repertório especial que passeia pela cronologia do Samba, desde a música “Pelo Telefone”, de 1917, até composições de 1995. Com regência de Cristina Modé e participação de alunos e colaboradores da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), o coral também interpreta “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, e a música indígena de Guerra Peixe, um dos maiores representantes do nacionalismo musical brasileiro.
Às 20h, na sala principal do Theatro Pedro II, a cerimônia de abertura da FIL terá apresentação do espetáculo cênico-musical “Terra Brasílis: toda esta poesia!”, com a Academia Livre de Música e Artes (Alma). Unindo teatro e música, o roteiro promove uma viagem pela história da poesia brasileira, da Carta de Pero Vaz de Caminha ao século 20, com destaque aos poetas referenciais da literatura nacional. Para acompanhar, trilha sonora organizada com peças de compositores brasileiros do mesmo período histórico.
Com programação pensada e construída a partir do tema “Do Caburaí ao Chuí: a força da literatura brasileira”, a 21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto chega com a proposta de celebrar a produção dos escritores nacionais e internacionais, destacando a diversidade autoral que retrata temas como questões históricas, comportamentos sociais, assuntos relacionados ao universo feminino, intercâmbio com outras linguagens artísticas e a criação voltada ao público infantojuvenil e LGBTQIA+, entre outros.
“É muito representativo que a FIL traga a literatura brasileira para o protagonismo numa edição que é pautada por um recomeço após dois anos de suspensão de tudo em função da pandemia do Coronavírus. Nossa língua nacional é muito rica e muito expansiva e merece ser celebrada”, comenta Adriana Silva, curadora do evento e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, entidade realizadora da Feira.
Para Dulce Neves, presidente da Fundação, colocar a literatura brasileira como baliza da agenda é um marco importante dentro da história da FIL. “A feira sempre teve seu foco no incentivo à descoberta da magia dos livros e ao encontro com o prazer da leitura. Sempre estimulando a formação de novas gerações de leitores. Nesta edição, a ideia é oferecer ao público uma oportunidade de aproximação com a produção literária brasileira de forma ampla e completa, para além do que a grande mídia divulga”, sublinha Dulce Neves.
Homenagens
O escritor paraibano Ariano Suassuna e a escritora mineira Carolina Maria de Jesus são os autores homenageados desta edição da FIL, junto com Daniel Munduruku (autor infantojuvenil), Magda Soares (autora Educação) e João Augusto (autor local); o patrono será o empresário José Isaac Peres e a professora Isabel Cassanta.
A programação, que se estende até dia 28 de agosto, traz os recortes da diversidade e da pluralidade da literatura brasileira em atividades diversas que contam com a presença de Karina Buhr, Ferréz, Eliane Brum (participação on-line), Tom Zé, Antônio Nóbrega, Arnaldo Antunes, Daniel Munduruku, Veronica Stigger, Luisa Geisler (participação on-line), Fernando Calderón (participação on-line), Renan Inquérito, Rodrigo Trespach, Zezé Motta (participação on-line), Elisa Lucinda, Xico Sá, Milton Hatoum, Ryane Leão, Mary Del Priore, Ignácio de Loyola Brandão, Preto Zezé, Celso Athayde (participação on-line), Mia Couto (participação on-line), Aline Bei, Viviane Mosé, Mel Duarte, entre vários outros convidados.
De todos para todos
Totalmente gratuita e com mais de 200 atividades para públicos de todas as idades, ao longo de dez dias, a feira também terá transmissão on-line de alguns eventos, marcando a estreia do formato híbrido, ampliando o alcance e a participação de pessoas de todo o Brasil e do exterior. O acesso virtual é pelo endereço www.fundacaodolivroeleiturarp.com e pelo YouTube da Fundação do Livro e Leitura.
Salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, exposições, shows musicais, espetáculos teatrais para os públicos adulto e infantil, intervenções culturais, workshops e contações de histórias são algumas possibilidades disponíveis a partir das 9h deste sábado, 20. Entre as novidades, estão as agendas especiais do Estande Diversidade, que acontece por meio da parceria com diferentes entidades sociais de Ribeirão Preto, e do Estande CUFA, em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA-RP).
O festival literário será acessível, com interpretação em Libras e legendas nas transmissões online para participantes de outras nacionalidades e que não falam português. A programação completa – diária e permanente – está no endereço: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/
Considerada a segunda maior feira do livro a céu aberto do Brasil e uma das maiores da América Latina, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto completa 21 anos de realização. Nesse período, passaram pelo evento mais de três mil escritores reconhecidos internacionalmente, público médio de mais de 180 mil pessoas nas edições presenciais e atendimento a mais de 15 mil estudantes nas agendas específicas para este público. Em 2021, na primeira experiência totalmente online, foram oferecidas 110 horas de programação, com acesso de mais de 30 mil pessoas, em 27 países.
Serviço
Cerimônia de abertura da 21ª FIL Ribeirão Preto
Data: 19/08, sexta-feira
Local: Theatro Pedro II, Ribeirão Preto – SP
Horário: 19h30: Coral Unaerp | Theatro Pedro II (Hall de entrada) e 20h: Cerimônia de abertura com espetáculo “Terra Brasilis: toda esta poesia!”, pela Academia Livre de Música e Artes | Theatro Pedro II (sala principal)