Lucília Junqueira de Almeida Prado tem biografia pré-lançada em Ribeirão Preto - Juliana Rangel

Lucília Junqueira de Almeida Prado tem biografia pré-lançada em Ribeirão Preto

Compartilhe:

Nesta quarta-feira, 03, Ribeirão Preto recebe o pré-lançamento da obra ‘’A Dona do Jabuti. A vida de Lucília Junqueira de Almeida Prado, uma das mais premiadas escritoras do Brasil’’, biografia da escritora que hoje tem 98 anos e já escreveu 80 livros durante a sua carreira. Ela estará presente no evento, ao lado da neta, a fotógrafa Marina de Almeida Prado, que foi uma das autoras do livro junto com a jornalista Fernanda Buischi.

O pré-lançamento será aberto ao público das 17h às 20h, no restaurante Ancho Premium Beef, localizado no bairro Jardim Canadá, em Ribeirão Preto. A biografia será um presente para quem estiver no evento, que também será um encontro especial por reunir família da escritora, amigos e o público apaixonado por literatura.

O livro escrito pela neta mais velha da homenageada, a fotógrafa Marina de Almeida Prado, e a jornalista convidada Fernanda Buischi, experiente na produção de conteúdo em biografias, conta a história cativante e carreira de Lucília, uma mulher à frente do seu tempo, colecionadora de sucessos, referência e orgulho para Ribeirão Preto e o país, dona de publicações de livros infantojuvenis e contos com linguagem descomplicada, temas correlatos com a vida no campo, pois sempre morou na fazenda, e muito amor e sensibilidade pela profissão.

O livro aborda como Lucília Junqueira de Almeida Prado contribuiu para a renovação da literatura brasileira destinada aos jovens, destacando seu processo criativo, a ruralidade brasileira e a influência da família quando decidiu ativar a nova fase, como escritora, a partir dos 40 anos.

‘’Neste primeiro lançamento, o livro não vai ser comercializado. Até minha avó [Lucília] está super ansiosa, está engraçada a história. Eu tenho a sensação de que ela não acreditou que o livro sairia tão rápido’’, diz Marina Prado.

Esse pré-lançamento foi pensado em algo mais intimista por conta da família ser da região. O lançamento oficial tem data marcada e acontecerá em São Paulo no dia 23 de agosto, com recepção e sessão de autógrafos na Livraria da Travessa, unidade recém-inaugurada Shopping Iguatemi da capital.

‘’Por ser um evento social e não um evento de livraria padrão, nós vamos atender as pessoas, conversando, e eu tenho a impressão de que vai ser muito emocionante com a presença dela lá, a família’’, completa Fernanda Buischi.

As escritoras ainda revelam que o título do livro foi o último ajuste da produção do projeto, sugerido pela Matrix Editora e aprovado de cara por elas. ‘’A Dona do Jabuti’’ faz referência ao grande Prêmio Jabuti, um dos recebidos por Lucília, e intitulado como o mais tradicional prêmio literário do Brasil, criado em 1959 pela Câmara Brasileira do Livro, a CBL, com o objetivo de reconhecer e destacar os autores e livreiros a cada ano.

O romance juvenil ‘’Uma Rua Como Aquela’’ conquistou o prêmio em 1972 com seu segundo livro da carreira, que marcou e marca gerações. Lucília acumula oito prêmios, entre eles, o Pen Clube Internacional, conquistado pelo conjunto da obra.

Além de remeter a premiação, o título resgata uma lembrança familiar de quando Lucília recebeu uma ligação da editora informando que havia sido a escolhida. Eufórica e extasiada, viu inicialmente seu filho mais velho, Aloísio de Almeida Prado, também escritor e o pai da Marina, e disse: ‘’eu ganhei o Jabuti!’’. Aloísio, brincalhão, sem pensar duas vezes, disparou: ‘’é macho ou fêmea?’’.

Esse acontecimento permitiu ambiguidade ao título, afinal era bem provável que Lucília ganhasse o animal jabuti em algum momento da vida, todavia estava em contato com a natureza. Com isso, Marina e Fernanda aprovaram o tema e caíram na risada, porque ‘’ A Dona do Jabuti’’ tinha se encaixado perfeitamente, unindo a vida profissional e pessoal da escritora.

‘’Olha, desde a hora que eu ouvi a história, achei muito inspiradora. A trajetória da Lucília é um exemplo para qualquer pessoa de qualquer idade, qualquer época. Ela foi publicar o primeiro livro com mais de 40 anos, em uma época que o que mais se esperava de uma dona de casa, esposa de fazendeiro de família tradicional, era uma mulher que cuidaria da casa e família. Lucília fez tudo o que tinha que fazer e quando os filhos já estavam com autonomia, ainda cuidou dos netos e foi atrás do que queria. Uma pessoa que não desistiu do objetivo, do seu sonho, que era escrever’’, enfatiza a jornalista.

Ao final da obra, ainda é possível acompanhar as fotos de infância até os dias de hoje, árvore genealógica, livros e anos das publicações, material reunido por meio de uma força tarefa da família de Lucília, desde obra com edição em Portugal, que Marina ganhou uma cópia há tempos da avó, até registros escondidos, resgatados por Fernanda, durante árdua e conjunta apuração para mapear os sucessos da escritora.

Um dos critérios que acercam o livro, sem dúvidas, é a colaboração e entrevistas dos familiares de Lucília em Ribeirão Preto, Orlândia e região, para que os registros seguissem fiéis a trajetória. ‘’Ela produziu muito, é chocante. Tem anos com 15 livros publicados. Numa pesquisa, a Fernanda descobriu coisas que a gente nunca soube’’, confessa a neta Marina.

De acordo com as autoras, em contato há mais de um ano, ‘’resumir é impossível, cada capítulo do livro daria um outro livro e assim por diante’’, brincam. Na entrevista, Marina provoca Fernanda, querendo mais, querendo a continuação.

Por isso, leitor, espere muita literatura e escrita de qualidade. O ‘’dar conta de tudo’’ sempre fez parte da vida de Lucília Junqueira de Almeida Prado.

Serviço
Pré-lançamento da biografia em vida: ‘’A Dona do Jabuti. A vida de Lucília Junqueira de Almeida Prado, uma das mais premiadas escritoras do Brasil’’
Evento aberto ao público
Data: quarta-feira, 03 de agosto
Horário: entre 17h e 20h
Local: Ancho Premium Beef – Av. José Adolfo Bianco Molina, 2595 – Jardim Canada, Ribeirão Preto – SP

Capa do livro ‘’A Dona do Jabuti’’ da Matrix Editora pelas escritoras Marina de Almeida Prado (neta da homenageada) e Fernanda Buischi, jornalista apoiadora do projeto
Marina de Almeida Prado, escritora, fotógrafa e neta de Lucília Junqueira de Almeida Prado (foto: divulgação)
Fernanda Buischi, escritora e jornalista convidada por Marina Prado (foto: Chris Castanho)