Projetos de Cultura e Turismo são anunciados para Ribeirão Preto - Juliana Rangel

Projetos de Cultura e Turismo são anunciados para Ribeirão Preto

Compartilhe:

Na tarde desta segunda-feira, 8 de agosto, a prefeitura de Ribeirão Preto anunciou o lançamento de projetos da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo para a cidade, dentre eles, o portal oficial de turismo e o guia turístico impresso, e projetos aprovados no programa Juntos pela Cultura, do governo do Estado.

“Ribeirão é uma cidade plural, tanto na produção artística quanto nos segmentos do setor turístico, gerando empregos e impulsionando a nossa economia. Isso faz com que nossa cidade seja destaque, não apenas no estado de São Paulo, mas com números que nos colocam entre as principais capitais do país.” Afirmou o prefeito Durte Nogueira.

A cidade agora tem um guia turístico impresso, com 48 páginas de indicações de locais para lazer, prática de esportes, compras, locais históricos e os principais eventos. O material já havia sido distribuído no estande da prefeitura na 28ª Agrishow, e a partir de agora, o material está disponível para a população no PIT – Ponto de Informação Turística, localizado no Centro Cultural Palace.

Também foi anunciada a instalação de totens interativos no Aeroporto Leite Lopes, com informações gerais da cidade, principais pontos de informações, locais para hospedagem, alimentação, lazer e eventos.

Ocorreu, ainda, o lançamento do Portal Oficial de Turismo, o turismoribeirao.com.br, site que pode ser atualizado pelos próprios empresários da cidade, com a curadoria de uma equipe especializada, e que contém os equipamentos culturais e turísticos, além de bares, restaurantes e hotéis de Ribeirão.

Outro lançamento foi o Mapa Ilustrado da Cidade, nas versões impressa e digital, com os principais pontos turísticos apresentados de forma que possibilite fácil interpretação e navegação entre os locais.

Para José Venâncio Júnior, diretor de Turismo, os lançamentos já faziam parte do cronograma de trabalho da pasta e evidenciam o potencial turístico da cidade. “Deste o início desta gestão, o departamento de Turismo vem trabalhando para propor e executar projetos que deem suporte e intensifiquem a divulgação da nossa cidade, servindo de apoio ao Trade Turístico e demonstrando o quanto nossa rede hoteleira é qualificada, o setor gastronômico é amplo e diversificado, e que temos variedade de pontos turísticos, mobilidade urbana, além de comércio e serviços de alta qualidade. Contando com a nossa localização estratégica no estado, reunimos grandes pontos que fazem de Ribeirão Preto um grande potencial emissor e receptor de turistas para o Brasil e o mundo”, afirmou.

Na mesma oportunidade, foram anunciadas as premiações nos editais do programa Juntos pela Cultura, do governo do Estado de São Paulo, onde departamento de atividades culturais inscreveu oito projetos e foi  selecionado em todas as inscrições, trazendo recursos, capacitação e atividades culturais para a cidade.

O Juntos Pela Cultura visa estreitar a parceria entre o governo do Estado e as prefeituras na área cultural, fortalecendo a produção independente, ampliando o acesso da população à arte, descentralizando o investimento público na área e estimulando o desenvolvimento da economia criativa.

“Ribeirão recebeu aprovação em todos os projetos que se propôs a participar, e acredito que isso reflete a capacidade técnica que temos de receber e executar grandes projetos, além de evidenciar, também, o esforço da nossa equipe e desta administração em prezar pelas ações descentralizadas e pelos programas de visão e fomento, a forma e a difusão das artes”, afirma Isabella Pessotti, secretária da Cultura e Turismo.

Além das chamadas públicas, o Juntos Pela Cultura também abriu editais para organizações sociais e coletivos, onde a cidade teve um projeto selecionado no + ORGULHO SP, para a realização da 18ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Ribeirão Preto.

Projetos selecionados no Juntos Pela Cultura:

+Gestão SP       
Visa à qualificação profissional para colaboradores da Secretaria da Cultura e Turismo.

Revelando SP
A Folia de Reis de Ribeirão Preto foi selecionada para o Festival Parque da Água Branca, o maior festival cultural do estado, recebendo cerca de 400 mil visitantes em cinco dias de programação.

Capacitação Revelando
Tem por objetivo a qualificação de artista no segmento de artesanato.

Tradição SP
O projeto selecionado foi o Arraiá com Solidariedade – Viva Ribeirão, que acontecerá entre os dias 26 e 28 de agosto.

Retomada SP
Possibilitará a realização da 6ª edição do Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto, entre os dias 30 de agosto e 10 de setembro.

Circuito SP
Conjunto de apresentações artísticas que serão realizadas em Ribeirão Preto, entre os meses de agosto e novembro.

Arte Urbana SP
O projeto selecionado foi o “Quebrada Visionária”, que visa à confecção de cinco painéis em grafitti com artista da cidade.

Cria SP
Projeto que estimula os municípios selecionados, por meio de mentoria especializada, para a elaboração de um plano de desenvolvimento participativo de economia criativa, além de dar suporte à gestão municipal para futura estruturação de eventual candidatura do município à Rede de Cidades Criativas da UNESCO.