Shows com Antônio Nóbrega e Tom Zé são destaques da FIL neste final de semana - Juliana Rangel

Shows com Antônio Nóbrega e Tom Zé são destaques da FIL neste final de semana

Compartilhe:

De volta com programação presencial, juntamente com transmissões on-line, a 21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, com abertura oficial nesta sexta-feira, 19, tem agenda movimentada para este primeiro final de semana. A programação completa da FIL está no site: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/

Alinhavadas pelo tema central “Do Caburaí ao Chuí: a força da literatura brasileira”, as atividades deste sábado, 20, e domingo, 21, contemplam diferentes linguagens culturais, que vão de música a jogos RPG; de dança a oficinas de sustentabilidade, de aula de esportes inclusivos a lançamentos de livros, como “Água Nossa de Cada Dia”, que abre os trabalhos deste sábado, às 10h, na Esplanada do Theatro II no espaço Ambient de Leitura.

Produzida pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto em parceria com a GS Anima Ambient, a obra “Água Nossa de Cada Dia” mescla fotografias feitas por profissionais de diferentes partes do mundo a poemas, crônicas e contos em torno da temática da água.  

O livro contou com a curadoria das fotos de Paulo Henrique Oliveira e de Dulce Neves, por meio da escrita de Adriana Silva, escritora e jornalista responsável pelo texto e poesia gráfica do livro. Também participam os fotógrafos Alexandre Marchetti, Alex Pazuello, Amdad Hossain, Cristiano Xavier, Enrico Marone, Érico Hiller, Jae Woon U, Joan Carol, Livia Rebehy, Luciano Candisani, Marcos Amend, Margi Moss, Renato Soares, Ricardo Feres, Sátiro Sodré, Sté Frateschi e Yousuf Tushar.

“A água impulsiona desenvolvimento, economias e culturas. Ela é a promessa de vida e a garantia da permanência da humanidade no nosso planeta. Despertar o olhar para a magnitude da água e para a potência que ela representa para a humanidade é a certeza de que é possível sim reinventar o curso de uma história que caminha para a crise hídrica”, comenta Adriana Silva, também curadora da FIL. 

Outro título com lançamento na FIL é “Administração Pública: desafios e soluções”, de autoria do prefeito de Ribeirão Preto, Antônio Duarte Nogueira. O livro aborda os obstáculos superados por ele à frente do município durante a gestão 2017-2020. A atividade será no auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira, às 18h do sábado, com conversa e sessão de autógrafos. No domingo (17h, no Centro Cultural Palace), o jornalista Luiz Humberto França lança “A Caçada”, romance policial baseado em fatos reais.

O convite musical da FIL para o sábado tem como destaque o espetáculo “Um recital para Ariano”, às 20h, na sala principal do Theatro Pedro II, com Antônio Nóbrega. Ator, cantor e multi-instrumentista, o artista reúne trechos de poemas e romances do escritor Ariano Suassuna, de quem era amigo pessoal e, que nesta edição, é um dos autores homenageados pela feira. O roteiro do show promove uma viagem musical e literária pontuando a convivência entre Nóbrega e Suassuna.

No domingo, a manhã tem apresentação do Coral da Unaerp abrindo a mesa redonda sobre a compositora Chiquinha Gonzaga (9h30, no Auditório Pedro Paulo da Silva, Centro Cultural Palace); e o show “Língua Brasileira”, que dá nome ao novo álbum do cantor e compositor Tom Zé. Essa apresentação, realizada pelo SESC  Ribeirão Preto, será no Theatro Pedro II (Sala Principal), às 19h. Em seguida, o Maracatu Chapéu de Sol encerra a noite com muita percussão, canto e dança para apresentar ao público a tradição do Maracatu do baque virado, manifestação artística, religiosa e cultural afro-brasileira fortemente presente no Estado de Pernambuco. A atividade será às 20h30, no Ambient de Leitura, na Esplanada do Theatro Pedro II, em realização parceira com a Central Única das Favelas (CUFA-RP)

Mônica e outras mulheres

Outro destaque do sábado na Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto é o debate de abertura da sessão Mapa Literário, que terá três encontros sobre produção literária em diferentes regiões do Brasil. O primeiro deles, que acontece às 10h, no Theatro Pedro II (auditório Meira Júnior), é Vozes do Norte e Nordeste, com a antropóloga e escritora paraense Monique Malcher, pesquisadora de quadrinhos produzidos por mulheres; e com a cantora, compositora, poeta e atriz recifense, Karina Buhr, que acabou de lançar seu primeiro romance “Mainá”. A mediação é de Carla Costa Moraes.

Às 14h, o debate “A Obra de Maurício de Sousa”, reúne, de forma on-line, cinco especialistas e fãs do criador da Turma da Mônica para comentar a importância da obra do desenhista e escritor para a literatura brasileira. Amauri Sousa, sobrinho do escritor, é o convidado especial e o acesso será pelas plataformas da Fundação do Livro e Leitura (site e Youtube).

No domingo acontecem as outras duas sessões do Mapa Literário. A primeira, às 10h (Theatro Pedro II, auditório Meira Júnior), é Vozes do Sul, com a escritora e tradutora literária gaúcha Luisa Gleiser (que participa de forma on-line) e a jornalista, escritora e crítica de arte Veronica Stigger. À tarde (16h30), a escritora e assistente social Miriam Alves, a escritora Tatiana Salem (que também estará presente de forma on-line) e o escritor Gilberto Andrade de Abreu estarão na conversa Vozes do Sudeste, também no auditório Meira Júnior. Mediação de Érika Chiarello Andrade.

A produção literária feminina segue na agenda do domingo na FIL com a mesa de debate “Brasileiras que publicam no exterior”. Realizada somente on-line, às 14h, a conversa terá a participação de cinco escritoras, a partir da Alemanha, Suécia, Itália, Portugal e Estados Unidos. E o domingo ainda tem o Salão de Ideias “Para entender melhor o Brasil”, com o sociólogo boliviano Fernando Calderón (participação on-line), um dos mais importantes estudiosos sobre a América Latina, e a jornalista Helena Celestino, ex-diretora executiva do jornal O Globo. A atividade será no auditório Meira Júnior, às 14h30.

Crianças, sustentabilidade e inclusão

A programação voltada ao público infantil está recheada neste final de semana. Sessões de contação de histórias, mediações de leitura, oficinas e biblioteca volante estarão à disposição da criançada na Esplanada do Theatro Pedro II, Estande Diversidade, Estande da Prefeitura, biblioteca Sinhá Junqueira, tenda do Sesc na Feira e na unidade do Sesc (quintal, área de convivência e biblioteca).

A FIL  ampliou o espaço de atividades em torno do tema da sustentabilidade e oferece, neste sábado e domingo, quatro eventos: doação de mudas de árvores frutíferas e ornamentais, oficina de customização de roupas, ação de conscientização sobre a importância das abelhas na cadeia alimentar e oficina de compostagem.

E no estande Diversidade, que conta com parceria de diversas entidades assistenciais de Ribeirão Preto, a agenda do sábado tem sarau musical, às 11h; e a performance artística “Ninguém me Cala”, às 13h, ambos com o projeto FaDa (Família, Diversidade e Amigos de Ribeirão Preto). No domingo, tem aulão de esportes inclusivos, às 13h, também com o FaDa.  Espetáculo teatral, dança flamenca, saraus e conversas sobre os temas LGBTQIA+ (sábado) e Racismo (domingo), completam a maratona da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto nestes dias 20 e 21 de agosto.