Vendas do comércio de Ribeirão Preto crescem 2,5% em julho - Juliana Rangel

Vendas do comércio de Ribeirão Preto crescem 2,5% em julho

Compartilhe:

As vendas no Comércio de Ribeirão Preto tiveram crescimento médio de 2,5% em julho de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado. É o que aponta levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista, e CDL Ribeirão – Câmara de Dirigentes Lojistas. Quando a comparação é feita somente com o mês anterior, ou seja, com junho de 2022, o desempenho das vendas de julho apresentou leve alta de 1,14%.

“Fica mantida a tendência de recuperação do Comércio Varejista depois dos piores momentos da pandemia. Outro aspecto importante é que, com o fim do primeiro semestre, grande parte da população termina de pagar uma série de impostos e parcelas de gastos efetuados no fim do ano passado e início de 2022, entre outros compromissos. Sendo assim, a probabilidade é de que o segundo semestre tenha vendas mais aquecidas”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.

Ainda segundo o pesquisador, as próximas datas sazonais do calendário varejista (Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal) também ajudarão a impulsionar as vendas. “Lembrando que ainda teremos a Copa do Mundo que sempre acaba movimentando o Varejo”, diz.

Emprego

Em julho, a média de variação entre vagas abertas e fechadas, no Varejo de Ribeirão Preto, foi positiva em 1,25%, confirmando indicadores positivos divulgados recentemente pelo Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do governo federal.

A pesquisa ainda apurou que a previsão para agosto é de empregabilidade ainda em alta levando em conta a proximidade com o início das contratações de temporários para os últimos meses do ano. A projeção é de que o indicador feche o segundo semestre com alta média perto de 10%.

Índice de Confiança

Sobre a expectativa dos negócios para os próximos três meses de 2022 (no curto prazo), considerando uma escala que vai de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança do Varejo SINCOVARP/CDL ficou em 3,62 pontos, em julho (ante 3,5 pontos em junho), classificado como positivo.

Considerando a mesma escala, o Índice de Confiança do Varejo SINCOVARP/CDL para os próximos 12 meses (de longo prazo) ficou em 4,25 pontos, em julho (ante 3,67 pontos no levantamento de junho), também positivo. 

“Os lojistas estão otimistas quando olham para aspectos positivos do cenário futuro, incluindo a tendência de diminuição da pressão inflacionária gerada pelas recentes reduções dos preços dos combustíveis, e ainda o início do pagamento do Auxílio-Brasil que teve reajuste e deve movimentar ainda mais a economia. Por outro lado, ainda há uma certa preocupação com a ‘turbulência’ provocada pelas eleições, e também com o prolongamento da guerra na Ucrânia e o aumento de tensão militar nas relações entre Estados Unidos e China”, finaliza.