This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
ONG TETO tem projeto de moradia emergencial na CASACOR Ribeirão Preto
Compartilhe:Trazendo uma reflexão sobre moradia digna, a CASACOR Ribeirão Preto abriu espaço para a ONG TETO, entidade chilena que atua também em 7 estados brasileiros e desde 2019 em Ribeirão Preto, para apresentar projeto desenvolvido por sua equipe de voluntários com o objetivo de superar a situação de pobreza encontrada nas favelas brasileiras: uma moradia emergencial de 18 m², sustentável e de baixo custo.
O Gestor de Sede da TETO, Lucas Lima Borges, conta que “este ano temos a honra de estarmos na mostra como ‘expositores’, justamente para contrapor, trazer uma outra perspectiva de moradia e ajudar na sensibilização e conscientização sobre a realidade em que milhões de pessoas estão submetidas diariamente”.
Seguindo o tema central da CASACOR Ribeirão Preto de explorar novas formas de morar, socializar e trabalhar aliando soluções práticas, a organização traz um olhar diferente da arquitetura, o das pessoas que vivem em precariedade habitacional sem a oportunidade de ter uma moradia com conforto e segurança. A moradia emergencial foi “construída” na mostra em dois dias. Em seguida, entre os dias 5 e 6 de novembro, será remontada em uma comunidade de Ribeirão Preto e se tornará a casa de uma família.
Com o espaço na mostra, a ONG espera encontrar novos aliados em Ribeirão para somar esforços e potencializar os resultados na cidade. “Na CASACOR Ribeirão Preto, a intenção da ação não é trazer desconforto ou encontrar culpados para essa questão, mas trazer uma reflexão de que todos somos responsáveis por essa mudança e agentes de transformação”, explica Lucas Lima.
As moradias emergenciais da TETO são construídas pensando plenamente na sustentabilidade ambiental. As madeiras usadas na construção são produtos de reflorestamento certificado e as telhas são de material reciclado (caixas de suco, leite e etc). Já o módulo sanitário é integrado a um sistema alternativo de saneamento básico com biodigestores).
Segundo Maurício Siqueira, CEO da CASACOR Ribeirão Preto, tanto a mostra quanto e as empresas parceiras irão doar os materiais que não forem reutilizados. “No final da mostra vamos reunir tudo que não será reutilizado e destinar para a ONG. O nosso objetivo é seguir contribuindo com este trabalho e o com o projeto da TETO”, concluiu.
SERVIÇO
Data: CASACOR acontece até 30 de outubro
Horários: Terça a quinta -feira das 15h às 21h/ Sexta-feira e sábado das 15h às 22h e Domingos das 15h às 20h
Ingresso: Link