Ribeirão tem recuperação de faturamento real e saldo positivo de empregos na indústria - Juliana Rangel

Ribeirão tem recuperação de faturamento real e saldo positivo de empregos na indústria

Compartilhe:

Houve recuperação de faturamento real, emprego e rendimento médio real na Indústria de Ribeirão Preto, de acordo com análise do Núcleo de Economia da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP). Em relação a 2021, a cidade teve um crescimento pequeno nos empregos no setor, mas ainda assim o saldo foi positivo. – de janeiro a junho o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) registrou 5.407 admissões e 4.562 desligamento no município, gerando um saldo positivo de 845 novos empregos 

Apenas na indústria de transformação, principal seguimento de Ribeirão com 95,5% das contratações, foram 5.165 admissões, 4.359 desligamentos e balanço positivo de 806 novos empregos no período. 

Segundo os dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados Estatísticos (SEADE), aproximadamente 11,7% (3,71 bilhões) do valor adicionado por setor na cidade pertence ao setor industrial – os dados mais recentes da plataforma são de 2019. 

A estimativa do Instituto de Economia Maurílio Biagi, da ACIRP, levando em consideração a série histórica do PIB municipal e do valor agregado da indústria de 2010 à 2019, é de que o valor adicionado da Indústria ao PIB em 2022 seja aproximadamente R$ 4,74 bilhões – um crescimento de 27,76%. 

Pela mesma expectativa, o valor do salário médio do setor industrial da cidade fica em torno de R$ 3.440,83 ou 2,83 salários mínimos. 

O levantamento mostra que o setor industrial, em geral, foi bastante impactado pelas consequências econômicas decorrentes das restrições impostas pela pandemia e pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, sobretudo pela alta dos custos de obtenção da matéria-prima. O setor, porém, tem superado as dificuldades de fabricação de produtos, aumentando as vendas e recuperando o acesso a fornecedores e insumos. 

Recuperação  
O Núcleo de Economia da ACIRP apontou que o aumento das taxas de juros tornou-se um entrave para a obtenção de crédito, o que dificulta a expansão do investimento.  

Contudo, no mês de junho, os indicadores industriais do país tiveram uma relativa melhora e Ribeirão Preto seguiu a tendência. O último relatório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com dados de maio a junho, mostrou crescimento.  

O faturamento real teve aumento percentual de 0,9%, enquanto o emprego e o rendimento médio real subiram 0,4% e 1,9%, respectivamente.  

Confiança 
O cenário traz otimismo para o setor industrial, que espera um ambiente econômico mais favorável para a indústria no segundo semestre do ano.  

O Indicador de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), que varia de 0 a 100 pontos, sendo 50 pontos a linha que separa a confiança e falta de confiança do empresariado, mostrou um avanço de dois pontos na passagem de julho para agosto de 2022, atingindo a marca de 59,8 pontos. Esse resultado é o maior desde agosto de 2021, quando atingiu 63,2 pontos.  

Emprego  
A ligeira recuperação do emprego na Indústria em Ribeirão Preto em relação ao ano passado representa um cenário favorável principalmente para a indústria de transformação (produção de alimentos e bebidas, têxtil, medicamentos, biocombustíveis, entre outros), responsável pelo saldo positivo apresentado pelo CAGED.  

Atualmente, os setores de atividade mais significativos na transformação industrial da cidade são: produtos alimentícios 58,8%, derivados do petróleo 17,5%, bebidas 4% e máquinas e equipamentos 3,8%.