ACIRP revela expectativa de venda para o Dia das Crianças - Juliana Rangel

ACIRP revela expectativa de venda para o Dia das Crianças

Compartilhe:

A expectativa do comércio para o Dia das Crianças em Ribeirão Preto é positiva, segundo a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP). Entre os associados participantes de pesquisa feita pela entidade sobre os preparativos para a data, 56,5% afirmaram estar “confiantes” ou “muito confiantes” com as vendas nos próximos meses e 47,8% com o próximo dia 12 de Outubro.  

Os produtos mais vendidos devem ser brinquedos, sapatos e vestuário e serviços de lazer em família, como restaurantes com cardápios para os pequenos, cinema e viagens. A amostra indica que 26,1% pensa que a movimentação deve ser igual a do ano passado e 17,4% ainda estava pessimistas com os resultados. A baixa nas vendas é a maior preocupação do setor, citada por 73,9% dos entrevistados e seguida por problemas logísticos (13%) e de estoque (13%). 

O levantamento foi feito via questionário on-line pelo Instituto de Economia Maurílio Biagi e com representantes das seis distritais da associação, sendo 78,3% de empresários do comércio de rua, 17,4% de shoppings centers e 4,3% de e-commerce. 

Carlos Ferreira, gestor de Marketing da ACIRP, destacou a confiança dos empresários como reflexo de uma melhora na circulação após as vacinas. “Desde a Black Friday e Natal de 2021 temos acompanhado uma estabilização e uma retomada da economia, com um  aumento médio de 8% a 12% no faturamento em datas comemorativas e essa deve ser a tendência também para o Dia das Crianças”, afirma o gestor.  

Sobre como as empresas estão se preparando para conquistar os clientes, 56,5% informaram que farão promoções e 26,1% devem liquidar estoques antigos na data. Os empresários ouvidos também indicaram aumento de estoque (13%), aumento de funcionários no período (8,7%) e ações conjuntas com outras lojas (17,4%). 

Marcelo Hiene, gestor do Sebrae Aqui – ACIRP Oeste, diz que o Dia das Crianças é uma ótima oportunidade para as empresas que desejam alavancar as vendas ou até mesmo conquistar novos clientes. A entidade promoveu no último dia 22 um evento on-line gratuito com o tema “Prepare-se para vender mais no Dia das Crianças”, que trouxe estratégias direcionadas aos varejistas.