Cachaça centenária de Brotas vira sucesso em feira de Madri  - Juliana Rangel

Cachaça centenária de Brotas vira sucesso em feira de Madri 

Compartilhe:

Entre as muitas atividades que preservam a característica da produção artesanal de alimentos e bebidas em Brotas-SP, a cachaça é um dos patrimônios incontestáveis deste setor que enriquece o cenário turístico local. E é justamente esta produção local, centenária, que tem atraído olhares do mercado externo como em Madri, na Espanha. A Cachaça Valente acabou como protagonista em uma feira voltada para produtores de frutas, onde seria apenas coadjuvante como ingrediente de coquetéis.

Da branquinha ideal para fazer as caipirinhas até as envelhecidas no velho alambique de 1888 da família Valente, que dá nome ao produto, as garrafas em amostras grátis chamaram a atenção e caíram no gosto dos visitantes. Tanto que fez frente à apresentação no palco principal.  

Todo este sucesso já trouxe ao empresário Carlos Eduardo Valenti resultados imediatos. A primeira remessa de garrafas já foi encomendada por uma empresa especializada em vendas de bebidas online que distribui para 100 lojas físicas na Europa.  

A rodada de negócios também foi articulada pelo embaixador do Brasil na Espanha, Horlando Leite Ribeiro. “Alavancamos negócios com empresas especializadas na importação de produtos brasileiros que têm anos de expertise no mercado europeu. Esta é a oportunidade que temos de levar para o exterior um produto de alta qualidade, produzido em Brotas e já apreciado pelos turistas da cidade”, afirma Valenti. 

Carro-chefe em bares e restaurantes da estância agora mira mercado externo (Foto: Divulgação)

Café 

Recentemente, empresários dos Emirados Árabes visitaram Brotas com o objetivo de tornar a cidade um satélite para as negociações de exportação do café na região. A proposta é utilizar fazendas históricas preservadas, que remontam o ciclo do café em São Paulo, para a recepção destes grupos.  

“Agora avançamos com mais um importante salto, que é o reconhecimento da cachaça que é um patrimônio desta terra. Esta projeção também reflete na demanda pelo mercado interno, que tende a ser aquecida por este sucesso obtido na Europa”, afirma Fabio Pontes, secretário de Turismo de Brotas.