Pele madura: Tratamentos ideais para repor o colágeno e a flacidez - Juliana Rangel

Pele madura: Tratamentos ideais para repor o colágeno e a flacidez

Compartilhe:

A partir dos 25 anos, inicia-se a deterioração do colágeno, onde é possível usar somente as reservas do nosso organismo. Com essa ausência, nota-se o derretimento da face, um olhar mais entristecido e sobras de pele como consequência. Esses fatores visíveis fazem com que a autoestima da mulher fique baixa, desencadeando até doenças de saúde mental através desses aspectos emocionais dos indivíduos.

A pele madura exige alguns cuidados específicos durante o dia a dia, como o uso de hidratantes antioxidantes e ácido hialurônico, por exemplo. Esses ativos atuam na melhora da textura e auxiliam na barreira de proteção da pele, assim como outros ativos que promovem a produção do colágeno.

Outra recomendação, de acordo com a médica especialista em Dermatologia, Flávia Villela, é o uso contínuo de dermocosméticos ricos em Vitamina A, específicos para a renovação celular. Já os princípios famosos como Retinol e Vitamina C, que suavizam os sinais da idade, também estão no topo dessa lista. ‘’Se você está vivendo a fase da pele madura, é interessante associar os dermocosméticos para prolongar o cuidado em casa, no seu momento skincare, aos tratamentos dermatológicos que potencializarão esses resultados estéticos na pele’’, explica.

Dicas de pele madura saudável

Inclusive, a pele do corpo e rosto sofre algumas alterações durante a menopausa, onde as mulheres buscam alternativas para reduzir os impactos desse período. A médica ainda explica como alcançar mais elasticidade, viço e luminosidade da pele ao longo dos anos. ‘’A pele sente as mudanças provocadas no organismo feminino, por isso, cuide dela com carinho. A perda gradual do colágeno é natural e você pode ‘dar manutenção’ aos cuidados rotineiros sempre focando na saúde da sua pele. Fique atenta aos sinais e busque renovar a sua autoestima e qualidade de vida. Vale lembrar que os tratamentos preventivos também são indispensáveis nas diferentes fases da vida da mulher’’, comenta.


Segundo a especialista, a mudança de hábitos, optando pelos saudáveis, podem ajudar a diminuir o impacto na pele, reduzindo os sinais acentuados. ‘’Comer bem, beber muita água e praticar exercícios físicos são excelentes atividades para o nosso corpo e mente, impactando diretamente na saúde, textura e qualidade da pele, além da saúde geral, é claro’’, finaliza ela.

Grau avançado de flacidez da pele em mulher madura (Foto: Divulgação)

Colágeno e tratamentos de consultório são aliados

Alguns tratamentos de consultório são ideais para introduzir novos níveis de colágeno, perdidos ao longo dos anos, e ainda trabalhar a flacidez e textura de pele. São eles: Sculptra e Ultrassom Micro e Macrofocado.

A primeira alternativa é um bioestimulador injetável que ajuda na flacidez e melhora no turgor da pele. Ele estimula a produção do colágeno para uma aparência jovem e natural. Já o segundo, também conhecido como Ultraformer, além de reduzir a gordura localizada e combater a flacidez, ainda melhora a textura e espessura da pele do corpo e do rosto, de forma não invasiva.

Flávia Villela ainda diz que outro campo de atuação do Us Microfocado é no combate à papada ou gordura submentoniana e flacidez da região. ‘’Esse acúmulo pode estar associado ao excesso de peso, envelhecimento ou ainda fatores genéticos. Nesses casos, a tecnologia ajuda a adquirir mais contorno de mandíbula, trabalhando o terço inferior, papada e outros aspectos, quando associados a demais técnicas’’, conta.

Os diferentes tipos de ponteiras variam da necessidade de cada paciente e podem trabalhar na eliminação da gordura localizada da papada, na produção de colágeno do terço médio e também da região da papada e pescoço; assim, estimulando o colágeno e garantindo mais definição para toda a face.