This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Feira do Livro de Morro Agudo começa nesta quarta-feira
Compartilhe:Feira do Livro em Morro Agudo acontece de forma gratuita com início nesta quarta-feira, 19, até sábado, 22, no palco principal da Praça Matriz e no Auditório Euclides Borges da Silva, que fica na EMEF Professora Regina Célia Ferrari Guarnieri. A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade, realizam o evento literário que traz debates com autores consagrados, atrações da música e do circo, contações de histórias, entre outras atividades voltadas à toda comunidade.
Nesta 1ª edição, a autora homenageada da feira é Clarice Lispector. Descendente de judeus ,a escritora nasceu em 1920 na Ucrânia e, no Brasil, viveu nas cidades de Maceió, Recife e Rio de Janeiro, onde morreu em 1977, na véspera de seu aniversário de 57 anos. A autora local homenageada é Maria Aparecida de Souza Barbeti, conhecida como Cidinha Barbeti. Com obras publicadas e consagradas, é responsável pela letra do Hino de Morro Agudo (1981).
Escolhido como o professor homenageado da feira, Roberto Alves Teixeira tem seu nome ligado ao Magistério. Ele conta que trabalhou na lavoura desde a adolescência e como pintor, por 19 anos, para ajudar no orçamento familiar e a custear as faculdades de História, Geografia e Pedagogia. Trabalhou por mais de 34 anos como professor na rede estadual, municipal e particular de ensino em Morro Agudo. Aposentou-se em 2014, mas ainda acompanha de perto a Educação, participando de eventos e auxiliando nas solenidades municipais.
Para a presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves, realizar esse primeiro evento literário em Morro Agudo é uma forma de comprovar que o trabalho da entidade está atingindo o interior paulista de forma positiva. “Acreditamos que esta feira será a primeira de muitos eventos que realizaremos na cidade em parceria com a Prefeitura Municipal. Nossa proposta é, cada vez mais, expandir e proporcionar de forma democrática, o acesso aos livros, à cultura e à informação”.
Para Giovana Alves Jordão, secretária de Educação de Morro Agudo, a feira incentiva a leitura, a escrita e a formação de novos leitores e novas ideias, o que é fundamental para a construção da identidade de uma cidade. “Nossa expectativa é receber toda população e visitantes de cidades vizinhas, estimulando a paixão pela leitura, a educação e a cultura, com alegria e diversão”, acrescenta.
Programação:
Quarta-feira, 19
Solenidade de abertura oficial, às 19h30, no palco principal da Praça Matriz. Ao lado de Renato Teixeira, Diego Figueiredo fará um show em homenagem à música raiz.
Quinta-feira, 20
Às 8h e 15h:
Contação de História “Vida e Obra de Clarice”, com Evaristo Moura, no Palco Principal da Praça Matriz.
Evaristo Moura é ator, contador de histórias, cenotécnico e drag queen. Às 11h, o público pode participar do Sarau“Coisas que eu ouvi no Bar do Fim do Mundo”, com Marcello Gugu e DJ DZ. Marcello Gugu é MC, educador social e um dos grandes nomes do rap nacional.
Às 15h:
Palestra “Ler muda o mundo”, com Marcelino Freire, autor de “Angu de Sangue” e “Contos Negreiros” (Prêmio Jabuti), “Nossos Ossos” (Prêmio Machado de Assis). No Auditório Euclides Borges da Silva, da EMEF Professora Regina Célia Ferrari Guarnieri.
Às 19h:
Palestra “Literatura para todos”, com o escritor Ferréz. no Palco Principal (Praça Matriz).
Às 20h30:
Show dedicado à obra de Tim Maia e Jorge Ben, “Baile do Síndico”, com a Banda Balaco.
Sexta-feira, 21
Às 8h e às 15h:
Contação da História: “Clarice e os Bichos” com a atriz e contadora de histórias, Monalisa Machado.
Às 9h30:
Espetáculo teatral circense “De Lucca Circus Show”, ambos no palco principal.
Às 19h:
Palestra “Palavra sem medo” com a poeta, jornalista, escritora, cantora e atriz, Elisa Lucinda. Autores locais também conversam com o público, a partir das 19h30 no Auditório Euclides Borges da Silva. São eles: Maria Aparecida de Souza Barbeti, Mário Umberto Caputti e Miguel Esteves. Mediação de Giovana Alves Jordão.
Às 20h30:
Para fechar a noite no palco principal, acontece o show com André Frateschi e banda Nice Trip.
Sábado, 22
Às 9h e 15h:
Contação de histórias “O pescador e a mãe d´água”, com Renda de Lenda, na Praça Matriz.
Às 10h30:
O “Circo de Dois”, com a Cia Pé de Chinelo, entra em cena, com elementos do teatro e do circo.
Às 13h30:
Show da Associação Cultural e Artística de Morro Agudo. Fundada em 1998, é hoje um projeto permanente voltado a adultos e adolescentes, que promove o ensino de prática musical, apresentando repertório variado, composto por dobrados, marchas, sambas, valsas, música erudita, música popular brasileira, hinos e outros.
Às 14h:
Ballet com Bianca Moraes, do Centro de Dança Fernanda Tomael, no Palco Principal.
Às 16h:
Show da Banda Fanfarra Municipal Morro Agudo.
Às 19h:
Palestra “Vamos falar de poesia?”, com a autora Ryane Leão, que é poeta e professora, com dois livros publicados: “Tudo nela Brilha e Queima” e “Jamais peço desculpas por me derramar”.
O encerramento do evento será às 20h30, com show para toda a família da Banda Pardieiro, que irá resgatar os hits do rock nacional dos anos 80, 90 e 2000. O repertório traz vários sucessos que emplacaram as paradas das rádios e marcaram a época, como Vou Deixar (Skank), Te Levar (Charlie Brown Jr.) e Ana Júlia (Los Hermanos).
SERVIÇO
Feira do Livro de Morro Agudo
Quando: De 19 a 22 de outubro
Onde: Palco principal da Praça Matriz e no Auditório Euclides Borges da Silva, que fica na EMEF Professora Regina Célia Ferrari Guarnieri – Morro Agudo