Começa nesta quinta-feira exposição gratuita no Parque Raya em Ribeirão Preto - Juliana Rangel

Começa nesta quinta-feira exposição gratuita no Parque Raya em Ribeirão Preto

Compartilhe:

Quem visitar o Parque Raya entre os dias 13 e 17 de outubro, terá uma surpresa. Instalada a céu aberto, gratuita e totalmente imersiva, a exposição “Door Parade Sensia” possui espalhadas pelo parque, portas pintadas por cinco artistas de Ribeirão Preto e região representam a diversidade da cena cultural.

A intenção dos artistas Lelin Alves, Lola Chauchick, PINK, Planeta Biu e Deivão é convidar o público para descobrir um novo olhar do grafite, essa arte cheia de personalidade e que carrega a essência e o traço marcante de cada artista. Eles criaram obras de arte em portas em tamanho real, feitas em MDF, que contam com um olho mágico cada uma, por onde é possível interagir olhando através dele e se surpreendendo.

O Door Parade Sensia, depois da mostra no Parque Raya, ficará em exposição na loja de Sensia, localizada na Av. João Fiusa, 2624. Vale destacar que essa ação, que é realizada pela primeira vez em Ribeirão Preto, já passou por Manaus (AM), Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG), valorizando o trabalho dos artistas de cada cidade.

O que dizem os artistas

Lola destaca a importância da representatividade da iniciativa, que reúne diferentes artistas de Ribeirão Preto e dá ainda mais visibilidade para o grafite. “Já pintei porta dentro de casas, nunca numa experiência que vai ser exposta ao público. Sou uma artista autodidata que carrega muito a influência de amigos que já pintavam e me deram muitos toques. Nessa criação, que será uma peça única, busquei chamar atenção para as cores e representar os animais e a natureza, que são coisas que mais gosto de expor no meu trabalho. Essa é a minha essência que trago para a Door Parede”, diz ela.

Planeta Biu reforça que a exposição tem total conexão com a missão do grafite. “Pintar em minha cidade natal, ainda mais sendo gratuito e aberto ao público, isso tem uma grande importância pra mim, porque essa ação cumpre o papel do grafite em seu propósito primário de ser algo que alcance todos. Já pintei várias portas, mas não em exposição coletiva. O que pintei agora é o que atualmente pinto na rua”, fala Biu.

Pink avalia que é muito importante participar dessa iniciativa, que reúne artistas que vivem experiências, ao mesmo tempo, parecidas e diferentes em suas trajetórias. “Pintar uma superfície assim é legal porque é pouco comum receber esse tipo de encomenda. Pude elaborar mais nesse trabalho, que tem um caráter mais decorativo também, do que geralmente faço na rua, quando um lugar chama minha atenção e me aproprio daquele espaço. Assim busquei expressar o melhor de mim nessa peça, com meus personagens e a natureza, que são a essência do meu trabalho e o que mais gosto de fazer”, conta ele.

Para Deivão, essa ação é de grande importância para os artistas, público e para a marca que promove a exposição. “O grafite é uma arte democrática e de liberdade, que busca causar ao próximo reflexões. Ao apoiar nossa arte, a Sensia consegue passar para seu cliente toda a liberdade que ele terá na realização de seu sonho. E a ideia de pintar a porta é incrível, que deixa de ser um objeto e se transforma num portal de infinitas possibilidades. Para iniciar minha arte, imaginei que a porta à sua frente é o futuro e você é a chave”, explica Deivão.

Lelin ressalta que é uma honra participar de uma exposição que dá total liberdade para a criação e com artistas que inspiraram sua trajetória. “Com um mesmo suporte, cada um pode trazer sua essência e poética, mostrando sua arte. Pensei na porta como um portal entre a casa e a rua. Utilizei cores quentes de um lado e mais frias do outro, simbolizando essa transição que é ir de um lugar par ao outro. E desenvolvi o trabalho a partir de um personagem que criei, o Caçador de Flores, que busca na cidade os detalhes como uma flor que brota no concreto, essa necessidade do equilíbrio entre o urbano e a natureza”, conclui.