Semana Lixo Zero começa nesta sexta-feira em Ribeirão Preto - Juliana Rangel

Semana Lixo Zero começa nesta sexta-feira em Ribeirão Preto

Compartilhe:

A 4ª edição da Semana Lixo Zero acontece a partir desta sexta-feira, 21, até 29 de outubro em Ribeirão Preto. A iniciativa do Instituto Lixo Zero promovida em todo o Brasil e na América Latina, é um convite à sociedade para a reflexão sobre o consumo e a responsabilidade pelos resíduos gerados e uma importante ação para a difusão e aplicação do conceito na cidade.

Este ano, o lema da campanha será “Lixo Zero é coletivo e comunidade”, reforçando a importância do agir local e em conjunto, engajando e integrando toda a cidade na prática. Em Ribeirão Preto, serão 21 ações em 12 localidades diferentes, com eventos gratuitos, incluindo palestras, oficinas, reuniões, bate-papos, campanhas, fóruns, mutirões de limpeza e ativação de ecopontos de coleta, além de duas ativações virtuais.

Entre os temas abordados estão: consumo consciente, coleta seletiva em condomínios, impactos do lixo ao meio ambiente e à saúde humana, reciclagem, economia circular, marketing lixo zero, resíduos na legislação.

O conceito lixo zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração. Nas cidades lixo zero pelo menos 90% dos resíduos sólidos são reaproveitados, eliminando lixões e aterros, gerando emprego e renda.

A programação completa está disponível em: https://instagram.com/lixozerorp.

Com ações abertas e fechadas, a 4ª edição da Semana Lixo Zero acontece a partir desta sexta-feira, 21 (Foto: Divulgação)