Sesc Jazz chega à sua 4ª edição em Ribeirão Preto - Juliana Rangel

Sesc Jazz chega à sua 4ª edição em Ribeirão Preto

Compartilhe:

De 20 a 23 de outubro, o evento Sesc Jazz chega ao Theatro Pedro ll, em Ribeirão Preto, com sua 4ª edição. Cerca de 20 atrações nacionais e internacionais compõem as atividades formativas e programação on-line, explorando a diversidade musical da cena contemporânea ligada à memória afrodiaspórica, tradição, vanguarda e ao território.

Referências mundiais como a flautista norte-americana Nicole Mitchell, o pianista congolês Ray Lema, o trompetista Rob Mazurek com sua Exploding Star Orchestra (EUA), Estados Unidos, estão na grade de atrações ao lado de artistas jovens como o festejado coletivo londrino Kokoroko, liderado pela trompetista Sheila Maurice-Grey, o pianista sul-africano Nduduzo Makhathini e a cantora, percussionista e multiartista Dobet Gnahoré (Costa do Marfim).

Percussionista e multiartista Dobet Gnahoré (Foto: Divulgação)

A presença feminina se apresenta de forma bastante contundente nesta edição, que recebe vozes expressivas como a da cantora peruana Susana Baca, ex ministra da cultura do Peru. As pianistas Macha Gharibian, armênia radicada na França, e Kathrine Windfeld, da Dinamarca, são parte do grande time.

“Por meio de uma programação dedicada ao cenário contemporâneo do estilo musical, compreendido num sentido expandido, o Sesc Jazz 2022 destaca artistas provenientes, em sua maioria, do sul global. Ao realizar essa ação cultural, o Sesc procura difundir e valorizar a música por meio de uma programação abrangente, visando ampliar repertórios ao compartilhar sonoridades que definem os timbres dos tempos em que vivemos, incluídas aí as reverberações que remontam mais de um século de permanente — e vigorosa — transformação”, explica Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

Além dos espetáculos musicais, a programação do Sesc Jazz promove ações formativas presenciais e online gratuitas, que ampliarão referências, conhecimentos e pensamentos sobre a diversidade do jazz contemporâneo.

Kokoroko (Foto: Divulgação)

Como nas edições anteriores, o Sesc Jazz conta com ilustrações exclusivas e neste ano o convidado é o artista Chico Shiko. Francisco José Souto Leite, mais conhecido como Shiko, é ilustrador, grafiteiro, roteirista, diretor de curta-metragem e autor de quadrinhos. Nascido e criado em Patos, sertão paraibano, mudou-se para João Pessoa aos 18 anos, quando começou a trabalhar com publicidade e a criar quadrinhos independentes, especialmente pela revista indie Marginal Zine. @chicoshiko

A programação completa está no site do Sesc SESCP.ORG.BR/SESCJAZZ e nas redes sociais do @sescsp ou das unidades participantes.

SERVIÇO

SESC JAZZ

Quando: De 5 a 23 de outubro

Onde: Theatro Pedro ll