Marcio Kabeça é bicampeão e leva o título brasileiro de Drift na etapa final em Ribeirão Preto - Juliana Rangel

Marcio Kabeça é bicampeão e leva o título brasileiro de Drift na etapa final em Ribeirão Preto

Compartilhe:

Marcio Kabeça foi o grande campeão da etapa final do Ultimate Drift, na categoria Principal, depois de uma disputa acirrada e cheia de emoção em vários momentos na noite do último sábado, 19, em Ribeirão Preto. O piloto, que agora acumula o bicampeonato, é de Santa Catarina, e obteve 534 pontos, que o levou ao título de campeão brasileiro dessa modalidade do esporte do automobilismo. Gustavo Cavalcanti, o Gustavinho Radical, foi o vencedor da categoria Light, e conquistou o acesso a Principal em 2023.

Marcio Kabeça comemorou o bicampeonato brasileiro de Drift na etapa final em Ribeirão Preto

O evento teve início às 8h, com portões abertos às 13h30, e contou com a participação de 40 pilotos na competição que é chancelada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), entre as duas categorias competidoras, Light e Principal.

“A palavra é gratidão! Emoção de todos os lados. Era um título que a gente esperava, porque o meu primeiro título de campeão foi em 2015, então eu retornando aqui em 2022 e tendo o presente do bicampeonato, para mim foi sensacional, ainda mais aqui nessa terra que a gente tanto ama, que é Ribeirão Preto”, comemorou Marcio Kabeça.

Com mais de oito milhões de seguidores em suas redes sociais, Renato Garcia foi um dos competidores mais aguardados pelo público, assim como João Barion (Sheriff Barion), que ficou em segundo lugar no campeonato.

“Achei a cidade muito bonita, bem parecida com Londrina, lá no Paraná. A galera é bem calorosa […] Eu vim pra dar show, vim pra ganhar não, só dar show”, comentou Renato Garcia, que homenageou seu melhor amigo que faleceu poucos dias antes da competição, com um adesivo de uma foto dele com família no capô e no vidro traseiro do carro.

CATEGORIA LIGHT

No total da temporada, 32 competidores participaram da categoria Light, e os cinco melhores da competição foram: Gustavo Cavalcanti, Gustavinho Radical (506 pontos), Carlos Eduardo Dornelles Niehues (475 pontos), Guilherme Di Mase (355 pontos), Lucas Medeiros Silva (328 pontos) e Giovanni Coronado (287 pontos).

Gustavinho Radical venceu a categoria Light e garantiu acesso a Principal em 2023

Mesmo com uma corrida a menos no currículo, “Gustavinho Radical”, competidor de 23 anos, levou o título para a casa e garantiu acesso a categoria Principal do Ultimate Drift 2023. “O sentimento nesse momento é de muita felicidade. Não caiu a ficha, pois fui campeão com menos uma etapa no currículo. Vim remando, remando, remando e conseguimos”, conta o piloto que levou o primeiro lugar da 6ª etapa e da temporada deste ano.

Agora o jovem se prepara para trilhar novos caminhos em 2023. “Vamos agora para a procura de patrocínios, né? Para fortalecer a gente, fortalecer as equipes, as empresas e se tudo der certo e correr como planejado, estaremos na temporada de 2023 na categoria Principal”, finaliza o piloto.

ÚLTIMA ETAPA E A GRANDE FINAL

A competição mais aguardada da noite deixou todo o público com a adrenalina nas alturas, quando João Barion (o Sheriff), que era o primeiro colocado da competição, saiu da briga pelo primeiro lugar e Frederico Barbosa foi consagrado vencedor da 6ª e última etapa do Ultimate Drift.

João Barion, o Sheriff, ficou em segundo lugar no Ultimate Drift e como organizador garantiu Ribeirão Preto na etapa em 2023

“Campeonato muito acirrado este ano, chegou na final com 10 pilotos disputando o título. Fiquei com o 2º lugar [na final]. A gente queria pegar o primeiro, acabamos dando uma encostadinha ali na penúltima batalha, mas faz parte! Ano que vem a gente está de volta, mais forte ainda”, comentou o piloto, que concluiu a 6ª etapa em 4º lugar. Sartor ficou em 5º lugar, Erick Medici em 3º, Marcio Kabeça em 2º e Fred Barbosa em 1º.

Teve chuva de espumante na final com a entrega dos troféus aos cinco colocados do Ultimate Drift

Classificada como uma disputa acirrada pelos competidores, quem se destacou na noite foi Marcio Kabeça, que apesar de não ganhar a 6ª etapa, se consagrou como bicampeão do Campeonato Brasileiro de Drift. Pela primeira vez, ele competiu com o seu próprio filho de 17 anos, o Juninho, que iniciou sua carreira no ano passado, quando venceu na categoria Light e se juntou aos competidores do Principal esse ano.

Mesmo com chuva em alguns momentos, o público acompanhou o campeonato de Drift até o final

“Foi emocionante, nas quartas de finais competi com o Juninho. Era uma batalha que nós já estávamos esperando o ano todo, então ali foi pura emoção, foi um presente. Ali eu poderia estar fora do campeonato que eu já estava feliz da vida”, contou Marcio Kabeça.

O piloto também comentou sobre o calor da população ribeirão-pretana. “A galera o tempo todo e até debaixo de chuva, gritando, agitando, então gratidão para todo o público que esteve presente, mesmo sabendo que não é fácil enfrentar todo um processo de fila, porque veio muita gente né… com certeza ano que vem o Ultimate Drift volta para Ribeirão Preto e a gente também vem preparado para carimbar mais um título, quem sabe, nessa terra abençoada”, finalizou o piloto bicampeão.

Ultimate Drift – etapa final em Ribeirão Preto pela primeira vez

Segundo o competidor e organizador do evento, João Barion, Ribeirão Preto se tornou a casa do drift. “O jeito que o pessoal acolheu a gente, o calor, a torcida, é algo bem diferente. Com certeza Ribeirão vai virar a casa do drift.”

Fotos: Gustavo H.