MARP recebe mostra de Maurício Nogueira Lima a partir de sábado - Juliana Rangel

MARP recebe mostra de Maurício Nogueira Lima a partir de sábado

Compartilhe:

O Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP) Pedro Manuel-Gismondi recebe de sábado, 19, até 16 de dezembro a exposição “Maurício Nogueira Lima: Forma e Cor” com serigrafias produzidas pelo autor da mostra, entre as décadas de 1970 e 1990. A exposição está percorrendo o estado de São Paulo desde maio, com o apoio do PROAC Editais.

Durante a abertura o público poderá participar de uma conversa aberta com a curadora da mostra, Stela Politano, e o arquiteto e professor Yuri Quevedo sobre o tema da exposição. O Instituto Maurício Nogueira Lima está estabelecido em Campinas e abriga um rico acervo de documentos pessoais, catálogos, hemeroteca, croquis e materiais de aula, produzidos pelo artista e arquiteto, professor de diversas gerações de profissionais atuantes no campo das artes visuais e da arquitetura.

A missão do Instituto é catalogar, garantir autenticidade, preservar e tornar acessível para interessados e pesquisadores, por isso se mantém sempre aberto para consultas sobre a pesquisa da obra de Maurício Nogueira Lima e da arte brasileira.

MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto (Foto: Divulgação/site)

Quem foi Maurício Nogueira Lima

Maurício Nogueira de Lima foi o mais jovem integrante do Grupo Ruptura, que reuniu, em São Paulo, artistas abstratos geométricos no início da década de 1950. Arquiteto, pintor, desenhista, artista gráfico e professor universitário, a obra busca transitar pela pintura e comunicação visual, a fim de construir trabalhos a partir da abstração geométrica, da experimentação das cores e das imagens que percorrem os meios de comunicação de massa.

A partir dos anos 1960, Maurício Nogueira Lima passou a utilizar a serigrafia com o objetivo de atingir um público mais amplo com sua linguagem concreta. Ela funcionava como um exercício de reproduzir esse tipo de arte de uma maneira mais acessível (mais barata) a um público maior, incluindo setores de classe média, até então à margem desse mercado. As serigrafias abstratas que compõem a exposição são muito pouco conhecidas hoje, principalmente por terem sido realizadas sobre papel.

Para mais informações os interessados devem entrar em contato com o número (16) 3635-2421 ou através do e-mail marp@cultura.pmrp.com.br.

Serviço

Exposição “Maurício Nogueira Lima: Forma e Cor”

Data: de 19 de novembro até 16 de dezembro

Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Valor: Entrada gratuita

Local: MARP

Endereço: Rua Barão do Amazonas, nº 323 – Centro

Informações: (16) 3635-2421 ou pelo e-mail marp@cultura.pmrp.com.br