This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Museu Casa de Portinari tem programação para o final de semana
Compartilhe:Durante o sábado, 26, e domingo, 27, a partir das 10h, o Museu Casa de Portinari, em Brodowski realiza, em parceria com o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), o simpósio “Popular, espiritual, moderno – Portinari e a renovação da decoração dos espaços religiosos no Estado de São Paulo”. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site. O evento também contará com transmissão, ao vivo, pelo canal do Youtube.
O simpósio terá como ministradores especialistas em história da arte, arquitetura, religião, entre outros relacionados ao tema. Serão apresentados estudos que contribuem para o conhecimento, valorização e preservação do patrimônio artístico moderno, de elevada relevância nacional e internacional, conservado no território de Brodowski e Batatais, sobretudo, no campo da decoração de espaços religiosos católicos. O simpósio contará, ainda, com a participação virtual de João Candido Portinari, filho único do artista, e diretor geral do Projeto Portinari.
Segundo Cristiane Patrici, gerente do Museu Casa de Portinari, “Além de contribuir diretamente para o cumprimento da nossa missão institucional, o simpósio também vai fortalecer nosso compromisso com a pesquisa e a interpretação de uma coleção ímpar e seus temas correlatos. Também é uma forma de valorizar e facilitar a difusão do legado de Candido Portinari em benefício das gerações atuais e futuras”.
Programação completa:
Sábado (26)
10h – Abertura
10h30 – Saudação: Angelica Fabbri e Marina Massimi.
10h55 – João Candido Portinari: “A Compaixão na Arte de Portinari” (virtual).
11h35 – Percival Tirapeli: “Portinari e seus painéis na Fundação Hispânica, Biblioteca Nacional de Washington”.
12h – Klency Kakazu de Brito Yang: “O modelo de Beuron e a renovação da arte religiosa católica no Brasil: O caso das pinturas murais do Mosteiro de São Paulo”.
12h20 – Andréa Franzoni Tostes: “Portinari e Cerezo: Dois momentos da decoração religiosa em Batatais”.
14h10 – Márcio Fernandes: “A imagem de Jesus de Nazaré nas propostas de Via Crucis de Portinari e Cerezo Barredo, nas igrejas de Batatais: Um estudo comparativo sobre o sentido teológico e religioso”.
14h30 – Christian Mascarenhas: “Antônio Paim, Cássio M’Boy e Samson Flexor. Três momentos da renovação da linguagem decorativa dos espaços católicos”.
14h50 – Hilda Souto: “O legado da obra do artista plástico Cláudio Pastro (1948-2016), em Batatais (SP) e no acervo em papel do Mosteiro Nossa Senhora da Paz (SP)”.
15h10 – Fernanda Costa: “O estilo pictórico de Ruberval Monteiro: o caso da capela do Seminário Claretiano de Batatais”. (Apresentação por vídeo)
15h30 – Debate
16h – Encerramento com Luciano Migliaccio.
Domingo (27)
10h – Visita ao Seminário Arquidiocesano e Giardino Portinari (Av. Papa João XXIII, 300, e Av. Dr. Rebouças), em Brodowski (SP).
13h30 – Visita à Igreja de Santa Rita de Cássia de Batatais – Obras de Cerezo Barredo na Praça Santa Rita (bairro Parque Simara), em Batatais (SP).
15h – Igreja Matriz de Batatais (Praça Conego Joaquim Alves), no Centro de Batatais (SP)
Visitação ao Museu Casa de Portinari
O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.
Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.