Museu Casa de Portinari tem programação para o final de semana - Juliana Rangel

Museu Casa de Portinari tem programação para o final de semana

Compartilhe:

Durante o sábado, 26, e domingo, 27, a partir das 10h, o Museu Casa de Portinari, em Brodowski realiza, em parceria com o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), o simpósio “Popular, espiritual, moderno – Portinari e a renovação da decoração dos espaços religiosos no Estado de São Paulo”. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site. O evento também contará com transmissão, ao vivo, pelo canal do Youtube.

O simpósio terá como ministradores especialistas em história da arte, arquitetura, religião, entre outros relacionados ao tema. Serão apresentados estudos que contribuem para o conhecimento, valorização e preservação do patrimônio artístico moderno, de elevada relevância nacional e internacional, conservado no território de Brodowski e Batatais, sobretudo, no campo da decoração de espaços religiosos católicos. O simpósio contará, ainda, com a participação virtual de João Candido Portinari, filho único do artista, e diretor geral do Projeto Portinari.

Segundo Cristiane Patrici, gerente do Museu Casa de Portinari, “Além de contribuir diretamente para o cumprimento da nossa missão institucional, o simpósio também vai fortalecer nosso compromisso com a pesquisa e a interpretação de uma coleção ímpar e seus temas correlatos. Também é uma forma de valorizar e facilitar a difusão do legado de Candido Portinari em benefício das gerações atuais e futuras”.

Programação completa:

 Sábado (26)

10h – Abertura

10h30 – Saudação: Angelica Fabbri e Marina Massimi.

10h55 – João Candido Portinari: “A Compaixão na Arte de Portinari” (virtual).

11h35 – Percival Tirapeli: “Portinari e seus painéis na Fundação Hispânica, Biblioteca Nacional de Washington”. 

12h – Klency Kakazu de Brito Yang: “O modelo de Beuron e a renovação da arte religiosa católica no Brasil: O caso das pinturas murais do Mosteiro de São Paulo”.

12h20 – Andréa Franzoni Tostes: “Portinari e Cerezo: Dois momentos da decoração religiosa em Batatais”.

14h10 – Márcio Fernandes: “A imagem de Jesus de Nazaré nas propostas de Via Crucis de Portinari e Cerezo Barredo, nas igrejas de Batatais: Um estudo comparativo sobre o sentido teológico e religioso”.

14h30 – Christian Mascarenhas: “Antônio Paim, Cássio M’Boy e Samson Flexor. Três momentos da renovação da linguagem decorativa dos espaços católicos”.

14h50 – Hilda Souto: “O legado da obra do artista plástico Cláudio Pastro (1948-2016), em Batatais (SP) e no acervo em papel do Mosteiro Nossa Senhora da Paz (SP)”.

15h10 – Fernanda Costa: “O estilo pictórico de Ruberval Monteiro: o caso da capela do Seminário Claretiano de Batatais”. (Apresentação por vídeo)

15h30 – Debate

16h – Encerramento com Luciano Migliaccio.

Domingo (27)

10h – Visita ao Seminário Arquidiocesano e Giardino Portinari (Av. Papa João XXIII, 300, e Av. Dr. Rebouças), em Brodowski (SP).

13h30 – Visita à Igreja de Santa Rita de Cássia de Batatais – Obras de Cerezo Barredo na Praça Santa Rita (bairro Parque Simara), em Batatais (SP).

15h – Igreja Matriz de Batatais (Praça Conego Joaquim Alves), no Centro de Batatais (SP)

Visitação ao Museu Casa de Portinari

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.