Vendas do comércio de Ribeirão Preto cresceram em outubro - Juliana Rangel

Vendas do comércio de Ribeirão Preto cresceram em outubro

Compartilhe:

As vendas do Comércio de Ribeirão Preto tiveram crescimento médio de 5,13% em outubro de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado. É o que aponta levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista, e CDL Ribeirão – Câmara de Dirigentes Lojistas. Quando a comparação é feita somente com o mês anterior, ou seja, com setembro de 2022, o desempenho das vendas registrou alta de 3,75%.

“Esse resultado consolida, ainda mais, o processo de recuperação do Varejo local/regional após a fase mais restritiva da pandemia de Covid-19”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.

Empregos

No último mês outubro, a média de variação entre vagas de emprego abertas e fechadas, no Comércio da cidade, registrou alta de 2,5%, na comparação com setembro quando o crescimento foi de 3,6%. Para novembro e dezembro, até perto do Natal, a projeção é de alta na ordem de 5%, muito por causa dos temporários contratados para as vendas de fim de ano.

Índice de Confiança

Sobre a expectativa dos negócios para os próximos três meses de 2022 (de curto prazo), considerando uma escala que vai de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança do Varejo SINCOVARP/CDL ficou em 3,3 pontos, em outubro, ante 3,6 pontos registrados em setembro. Mesmo com a leve queda é classificado como positivo.

Considerando a mesma escala, o Índice de Confiança do Varejo SINCOVARP/CDL para os próximos 12 meses (de longo prazo) ficou em 3,4 pontos, em outubro, ante 4,1 pontos apurados no levantamento de setembro. Caiu 0,7 ponto, mas ainda se manteve positivo.

“Entendemos que os lojistas estão otimistas com as vendas de Black Friday e Natal, mas já sabem que nos primeiros meses do próximo ano as vendas cairão. Na visão de longo prazo o maior temor é a incerteza quanto aos rumos do próximo governo, especialmente na economia, o que gera falta de previsibilidade e insegurança. É provável que muitos lojistas segurem novos investimentos, por alguns meses, até que tenham mais clareza do que vem pela frente”, completa o pesquisador.

Fim de ano

Para novembro, com a Black Friday, o Comércio Varejista de Ribeirão Preto espera um aumento de +5% a +7% no volume médio de vendas. E para dezembro, que será impulsionado pelo Natal e pela Copa do Mundo, a expectativa é de que as vendas cresçam de 13% a 16%.