This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
7 de janeiro – Leia para uma criança!
Compartilhe:No dia 07 de janeiro comemoramos o dia do leitor, em homenagem à fundação do jornal cearense “O povo”, pelo jornalista e poeta Demócrito Rocha, em 1928. Data que nos convida a uma reflexão sobre o papel da leitura no nosso desenvolvimento enquanto humanos. A leitura possibilita a compreensão do mundo, impacta no desempenho cognitivo, facilita a comunicação, tem impacto na formação profissional e pessoal, na construção de pensamento crítico e reflexivo, propiciando o desenvolvimento da cidadania e a inserção na sociedade. É ainda, um momento de lazer e prazer, um estímulo à imaginação. Ler é viajar sem sair do lugar. Possibilita conhecer mundos e histórias, e com isso, imaginar e sonhar novos mundos e novas possibilidades de solução de problemas.
É durante a infância que a criança tem os primeiros contatos com o mundo da leitura, através da família e, em seguida, através da escola. A forma como a leitura é introduzida nesses espaços vai interferir no desenvolvimento do prazer associado à leitura, sendo fundamental que seja inserida de forma positiva no dia a dia. Considerando que a criança aprende, primordialmente, através da observação, ao imitar os comportamentos dos adultos e das crianças ao seu redor, torna-se crucial que a criança veja seus cuidadores lendo. Famílias que têm o hábito de leitura, que lêem para si e que lêem para suas crianças têm maiores chances de que elas desenvolvam o hábito de leitura.
Nesse processo, o hábito da literatura desenvolvido na criança atua em seu desenvolvimento pessoal e cognitivo, além de ser uma via de humanização. A literatura atua, nesse sentido, como um “equipamento intelectual e afetivo”, nas palavras de Antonio Cândido, uma vez que nos humaniza, nos alimenta de imaginação e poesia, ao nos fazer vivenciar diferentes realidades e situações. Toda a sociedade se beneficia de leitores vorazes. Leia para uma criança!