7 de janeiro – Leia para uma criança! - Juliana Rangel

7 de janeiro – Leia para uma criança!

Compartilhe:

No dia 07 de janeiro comemoramos o dia do leitor, em homenagem à fundação do jornal cearense “O povo”, pelo jornalista e poeta Demócrito Rocha, em 1928. Data que nos convida a uma reflexão sobre o papel da leitura no nosso desenvolvimento enquanto humanos. A leitura possibilita a compreensão do mundo, impacta no desempenho cognitivo, facilita a comunicação, tem impacto na formação profissional e pessoal, na construção de pensamento crítico e reflexivo, propiciando o desenvolvimento da cidadania e a inserção na sociedade.  É ainda, um momento de lazer e prazer, um estímulo à imaginação. Ler é viajar sem sair do lugar. Possibilita conhecer mundos e histórias, e com isso, imaginar e sonhar novos mundos e novas possibilidades de solução de problemas.  

É durante a infância que a criança tem os primeiros contatos com o mundo da leitura, através da família e, em seguida, através da escola. A forma como a leitura é introduzida nesses espaços vai interferir no desenvolvimento do prazer associado à leitura, sendo fundamental que seja inserida de forma positiva no dia a dia. Considerando que a criança aprende, primordialmente, através da observação, ao imitar os comportamentos dos adultos e das crianças ao seu redor, torna-se crucial que a criança veja seus cuidadores lendo. Famílias que têm o hábito de leitura, que lêem para si e que lêem para suas crianças têm maiores chances de que elas desenvolvam o hábito de leitura. 

Nesse processo, o hábito da literatura desenvolvido na criança atua em seu desenvolvimento pessoal e cognitivo, além de ser uma via de humanização.  A literatura atua, nesse sentido, como um “equipamento intelectual e afetivo”, nas palavras de Antonio Cândido, uma vez que nos humaniza, nos alimenta de imaginação e poesia, ao nos fazer vivenciar diferentes realidades e situações. Toda a sociedade se beneficia de leitores vorazes. Leia para uma criança

Beatriz Lobo, Professora de Psicologia